clube   |   doar   |   idiomas
Um debate memorável: Molyneux vs Badnarik
O debate ocorreu na Drexel University, na Philadelphia em 5 de julho de 2009 entre o candidato à presidente dos EUA(2004) pelo Libertarian Party Michael Badnarik e o brilhante Stefan Molyneux do Freedomain Radio.

Um debate de altíssimo nível: de um lado, Badnarik tentando de alguma maneira defender a existência de um Estado, e do outro, Molyneux demonstrando de maneira clara e derrubando todos os argumentos de Badnarik.

Um dos argumentos que Badnarik usou para tentar defender a continuação da iniciação de agressão foi o de que as pessoas não estão dispostas a se defender sozinhas (ou seja, pegar uma arma e fazer a ronda em suas casas, ficar de vigília, perseguir agressores, etc). 

A princípio quem ouvir este argumento pode até concordar com ele.  Eu não imagino minha avó com uma pistola na bolsa, ou mesmo meus vizinhos correndo atrás de um bandido.  Mas o argumento é nonsense porque igualmente eu também não imagino minha avó fabricando o próprio carro ou tratando sozinha da sua saúde, se auto-examinando, meus vizinhos fazendo faxina ou cuidando do jardim do prédio eles mesmos.

Isso é normal, pois vivemos numa sociedade onde a divisão do trabalho emergiu naturalmente.  Não temos que fazer tudo sozinhos - podemos trocar, fazer aquilo que fazemos de melhor e nos concentrarmos naquilo, e trocar o fruto do nosso trabalho (dinheiro) pelo trabalho de outros.

Ou seja, realmente não estamos todos dispostos a praticar a defesa com nossas próprias mãos, assim como também o executivo não está disposto a varrer seu escritório.  Podemos contratar empresas especializadas em defesa para proteger nossas propriedades, mas não temos que ser obrigados a fazê-lo. Esta obrigação seria uma agressão - e aí todo o propósito de defesa da nossa liberdade estaria perdido.

O debate durou 4 horas e foi agora disponibilizado em vídeo no youtube. Uma verdadeira aula que pode representar um "turning point" para aqueles que, como o professor Badnarik, ainda insistem em defender de alguma maneira a iniciação de agressão.

Link para o debate em vídeo:
https://www.youtube.com/view_play_list?p=6E26254DBE03EA59




autor

Roberto Fiori Chiocca
foi diretor do Instituto Mises Brasil.

CATEGORIA
  
POST POR DATA
comentários (6)

  • Roberto Chiocca  06/11/2009 17:58
    Para aqueles que preferem apenas o arquivo do audio tem também disponivel em http://fdrurl.com/phillydebate . \n
  •   06/11/2009 18:43
    Eu agradeceria a alma que colocar uma legendinha xD
  • Roberto Chiocca  06/11/2009 23:47
    Zé, acho bem dificl que alguém faça a bondade de fazer este trabalho, afinal são 4 horas de debate, infelizmente por agora fica restrito apenas aos que sabem inglês.
  • Felipe  09/11/2009 11:59
    Obrigado pelos links, vou conferir assim que possível mesmo não sendo anarco-capitalista.

    Como Objetivista me identifico mais com a visão de Ayn Rand, de um Estado sustentado por taxas voluntárias, o que elimina a iniciação de agressão.
  • Guilherme Inojosa  09/11/2009 13:01
    Felipe, e a agressão dele impedir qualquer outra pessoa de prestar os serviços de jurisdição, julgando que só ele é sábio o suficiente para fazer isso?
  • saoPaulo  24/12/2014 21:10
    Merda, sou anarco-capitalista... Acabei de "sair do armário".


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.

Nota Oficial

Por Equipe IMB - 03/04/2020

/ palavra do presidente

Dicas de conteúdo do IMB para este período

Por Equipe IMB - 20/03/2020

IMB contrata assistente operacional

Por Equipe IMB - 16/01/2020