Esse site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você concorda com suas condições.

< Artigos

Economia

Dia da liberdade de impostos

23/05/2010

Dia da liberdade de impostos

Evento  - que será realizado em quatro capitais - tem como objetivo conscientizar a população sobre a alta carga tributária

 

O Brasil é um dos países em que mais se cobram impostos no mundo.  Neste ano, os brasileiros terão de trabalhar 149 dias (de 1º de janeiro até 29 de maio) apenas para pagar os tributos cobrados pelo governo.  Para lembrar a data e chamar a atenção da opinião pública para a questão, será realizado pela segunda vez em São Paulo, o Dia da Liberdade de Impostos, em que a população poderá adquirir gasolina sem o preço dos tributos. Além de São Paulo, o evento também será realizado em Porto Alegre, Belo Horizonte e Vitória (o evento já ocorreu no Rio sábado passado).

O objetivo é conscientizar a população da abusiva carga tributária no país. Muitos consumidores nem mesmo sabem, mas pagam cerca de 40% de imposto em cada produto comprado. Trabalhamos praticamente cinco meses do ano apenas para bancar o governo. Somos súditos, não cidadãos!

Em nome da "justiça social", Brasília e as demais esferas de governo arrecadam quase metade do que é produzido de riqueza no país. Em troca, produzem muitas leis estúpidas e um mar de corrupção. A renda per capita da capital é a maior do país, de longe. Como agravante, somos chamados pelo eufemismo "contribuinte", como se fosse o dia mais feliz de nossas vidas "contribuir" para a farra dos parasitas consumidores dos nossos impostos. Nada mais falso! O ato imoral de nos tirar quase a metade do que ganhamos sob a mira de uma arma precisa ficar mais transparente.

Os péssimos serviços prestados tornam a situação ainda mais calamitosa. Mas é importante destacar que esse não é o cerne da questão, ao contrário do que muitos pensam. Mesmo se o senhor oferecer alguns confortos razoáveis para seus escravos, isto não altera a natureza imoral da escravidão.  E quando somos forçados a transferir a metade do que ganhamos para governantes, isso não pode ter outro nome além de escravidão, ainda que velada. Infelizmente, muitos não se dão conta disso, e nem sequer sabem o quanto entregam para o governo. Eis porque a iniciativa do "dia da liberdade de impostos" merece todo apoio possível. Chega de tanto imposto!

Nesta data simbólica, a venda de gasolina será subsidiada no Centro Automotivo Portal das Perdizes (bandeira Ipiranga), que fica na Avenida Sumaré, esquina com a rua Dr. Franco da Rocha.  Em lugar dos R$ 2,4999 por litro normalmente cobrado, os consumidores pagarão o valor de R$ 1,18 por litro, que é quanto a gasolina custaria se não incidissem tributos como a CIDE, PIS, Cofins e ICMS.

Em São Paulo, o Dia da Liberdade de Impostos está sendo organizado pelo Instituto Mises Brasil e pelo Movimento Endireita Brasil.  Para Ricardo Salles, um dos organizadores do evento, o objetivo principal é "permitir que a população perceba o quanto os gastos governamentais pesam no bolso.  A sobrecarga tributária impede o crescimento econômico e quem sofre mais são as pessoas com menor renda".

As vendas serão limitadas a 30 litros de gasolina por veículo.  As senhas para abastecer com desconto serão distribuídas a partir das 9h e a venda se inicia às 10h.  Somente os consumidores que tiverem a senha poderão abastecer com desconto e, após encerrada a cota de 6.000 litros, a ação terminará.  Será aceito somente pagamento em dinheiro. A diferença no preço do combustível será paga pelas entidades organizadoras do protesto.

O Dia da Liberdade de Impostos foi realizado pela primeira vez em 2003, em Porto Alegre.  Desde então, diversas cidades no Rio Grande do Sul aderiram ao movimento. Em 2009, pela primeira vez o evento foi realizado simultaneamente em quatro capitais. Diversos outros países também realizam o evento, que é chamado de "Free Tax Day".

______________________________________________________ 

Posto Ipiranga, Centro Automotivo Central da Perdizes - 25/05/2010 09:00

 

Objetivo: venda de 6 mil litros de gasolina sem o valor dos tributos (impostos + contribuições), os quais serão pagos pelas entidades organizadoras. 

Data do Lançamento: 25 de maio de 2010 (terça-feira). 

Local: Posto Ipiranga, Centro Automotivo Central da Perdizes.

Endereço: Avenida Sumaré, travessa da Rua Dr Franco Rocha, 664, Sumaré.

Horário: Abastecimento a partir das 9hs, por ordem de chegada. 

Pagamento: Apenas dinheiro.  

Observação: Para dar oportunidade para mais pessoas, cada veículo poderá colocar no máximo 30 litros. 

Realização: Instituto Mises Brasil e Movimento Endireita Brasil.

Sobre o autor

Equipe IMB

Comentários (20)

Deixe seu comentário

Há campos obrigatórios a serem preenchidos!