Ludwig von Mises — o grande economista do século XX — proferiu seis palestras em Buenos Aires na Argentina em 1959, reproduzidas
neste livro.
Alguns meses antes, Perón havia sido forçado a deixar o país
após uma desastrosa presidência que comprometeu a base econômica argentina, e
cujos efeitos perduram até hoje.
Mises usou uma linguagem coloquial apropriada para a plateia
de empresários, professores, e estudantes. Ele dissecou as falhas do socialismo
e das políticas assistencialistas, e ilustrou os benefícios que consumidores e
trabalhadores obtêm quando são livres para empreender, para traçar seus destinos
e para realizar seus desejos. Mises mostrou que as liberdades individuais
(privacidade, as liberdades de expressão, de associação, de ir e vir, entre
outras) são indissociáveis da liberdade econômica (liberdade de empreender e de
comercializar, sem interferência governamental), e que são meramente ilusórias
sem esta.
106 páginas
Autor: Ludwig von Mises


Ludwig von Mises foi um economista de primeira grandeza, muito ativo na primeira metade do século XX e, seguramente, um dos que mais defendeu o indivíduo na história da humanidade. Pouco conhecido no Brasil, ele acreditava que só a liberdade econômica proporcionaria desenvolvimento sustentável e melhoras efetivas na qualidade de vida das pessoas. O pensamento liberal, que teve forte desenvolvimento no século XVII por meio das publicações sobre política do filósofo inglês John Locke, ganhou força e bases bem fundamentadas com as teses de von Mises.
No presente livro, editado pelo Instituto Ludwig von Mises Brasil, em parceria com o Instituto Liberal (IL), von Mises explica os principais aspectos da economia de modo claro e consistente, proporcionando uma leitura de fácil compreensão e alta relevância. Em linha com seus princípios, os editores trazem mais esta importante contribuição para a disseminação do liberalismo econômico e para um melhor entendimento sobre a relevância da iniciativa privada para desenvolvimento do nosso país.
No mundo globalizado em que vivemos, princípios como a livre circulação de capitais internacionais, a simplificação de leis e regras econômicas e a redução de fazem a diferença. E este livro demonstra porque essas ações são lógicas e promovem a prosperidade.