clube   |   doar   |   idiomas
segunda-feira, 16 set 2019
Podcast 376 – A Justiça do Trabalho (Gabriela Bratz Lamb)
logo_itunes_podcast.png

Como é a justiça trabalhista no Brasil? Como podemos resolver conflitos dessa área na esfera privada? Como desvencilhar nosso sistema jurídico da polêmica CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas?

No podcast de hoje, Gabriela Bratz Lamb nos traz uma visão liberal do dispositivo legal mais populista da história do nosso país e suas consequências.

Gabriela é gaúcha, pós-graduada em direito empresarial pela FGV/SP e pós-graduanda em direito do trabalho pela UFRGS. É sócia do escritório CSCB Advogados, associada ao Instituto de Estudos Empresariais e Diretora de Relações Institucionais do Instituto Liberdade/RS. É autora de diversos artigos na área de análise econômica do direito.




  • Armando Haeffner Marinho Neto  17/09/2019 13:02
    Olá Yago Martins, parabéns pela entrevista e pelas perguntas provocadoras!

    Gabriela Bratz Lamb, obrigado pelos esclarecimentos.
  • Estado o Defensor do Povo  27/09/2019 14:52
    Revogar a CLT ia dar uma bela duma enxugada nessa Justiça do Trabalho, e ia deixar os contratos de trabalho muito mais livres.
  • Ruy Jardim Neiva  02/12/2019 10:49
    Não são verdadeiras as assertivas de que a justiça do trabalho no resto do mundo são de inspiração "civilista". Recentemente, um tribunal da Califórnia declarou a existência de vínculo empregatício entre
    A Uber e um motorista. Na Inglaterra existe justiça do trabalho nos moldes da brasileira. Na França a mesma coisa. Noutro ponto, o problema do Brasil, ao contrário do que afirma a minha colega, é que 70% das ações trabalhistas versam sobre verbas rescisórias do contrato de trabalho.
  • Goiano  02/12/2019 16:58
    Tá sertinho, filho. Um caso decidido por uma juíza no estado americano mais estatista de todos é a prova de que a justiça de trabalho americana, inspirada diretamente na Carta Magna, é parecida com a justiça de trabalho brasileira. Jenial.

    Abaixo o ranking do Banco Mundial de quais países são mais fáceis realizar negócios, já levando em conta quais países as leis trabalhistas são mais flexivas. Perceba que os EUA é o primeiro do ranking no quesito leis trabalhistas mais livres:
    www.doingbusiness.org/content/dam/doingBusiness/media/Annual-Reports/English/DB2019-report_web-version.pdf

    Artigo sobre o assunto: www.mises.org.br/article/2078/por-que-trabalhadores-fogem-das-melhores-leis-trabalhistas


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.