clube   |   doar   |   idiomas
segunda-feira, 28 16aio 2018
Podcast 318 - Contra a idolatria do estado (Yago Martins)
logo_itunes_podcast.png

“Contra a idolatria do Estado” é o tema do 4º Fórum Nordestino de Cosmovisão Cristã, que será realizado entre quarta-feira e sábado em Fortaleza. A inscrição pode ser feita aqui.

A conversão do Estado em ídolo também é o tema do Podcast do Instituto Mises Brasil desta semana que entrevista um dos organizadores do evento, Yago Martins. Pós-graduado em Escola Austríaca e especialista do Instituto Mises Brasil, Yago explica nesta conversa o que é essa idolatria, como ela se expressa e quais são as suas implicações para a sociedade e para os agentes estatais.

***

A música da vinheta de abertura é “Gotham” executada pelo guitarrista Eric Calderone.

***

Todos os Podcasts podem ser baixados e ouvidos pelo site, pela iTunes Store e pelo YouTube.

E se você gostou deste e/ou dos podcasts anteriores, visite o nosso espaço na  iTunes Store, faça a avaliação e deixe um comentário.




  • jorge Barth  29/05/2018 02:54
    Pior podcast que eu ouvi ate hoje !!!!!! Sou fã do teu trabalho !!!! Acompanho e quase sempre concordo com as tuas posições !!!! Mas, misturar religião!!!! Não !!!!!!!!
    Socorrro !!!!!
    Queremos discussões acerca do liberalismo!! Religião NÃO !!!








  • Mauro Tavares Nunes  05/06/2018 12:03
    Me desculpe, Jorge, mas o professor Yago não deu qualquer opinião baseada em sua religião ou seus princípios morais. Limitou-se a expressar comentários relacionados aos princípios de liberdade individual sem interferência do estado. Demonstrou ser contra a idolatria ao estado e que no evento do qual participará será explorado esse tema dentro dessa linha.
  • Mauro Tavares Nunes  06/06/2018 12:27
    Sugiro a alteração do título deste Podcast para "Contra a Idolatria ao Estado", em vez de "Contra a Idolatria do Estado". Acredito que faz mais sentido, considerando o tema desenvolvido.
  • Mauro Tavares Nunes  04/06/2018 20:57
    Excelente entrevista com o professor Yago Martins. Estamos vivendo no Brasil momentos importantes no caminho da desmistificação e da reconstrução do papel do estado e da função do governo. Estamos há anos idolatrando o Estado, cobrando dos governos benesses e facilidades de interesses particulares, mas que são pagos impositivamente pela população em geral. Tentando assumir esse papel de provedor, os governantes esquecem-se de que não lhes cabe fazer caridade com o dinheiro dos outros. Ajudas e favorecimentos devem ser feitos, quando considerados viáveis, pela própria sociedade organizada. Seja por meio de associações, ONGs, igrejas e quaisquer outras sociedades beneficentes. No resto, o próprio mercado, economicamente livre, dará conta de alguma forma de atender às necessidades dos reclamantes por meio do empreendedorismo. Parece que o homem sempre busca, insconscientemente, algo ou alguém para idolatrar objetivando um conforto material maior para si, algo ou alguém para dar conta de seus desejos particulares que possam aplacar o seu desespero e suas desesperanças, assim como que numa religião se idolatra o sobrenatural na busca da paz de espírito. Cabe a nós, enquanto cidadãos e responsáveis pelas nossas próprias vidas, buscarmos a satisfação de nossas necessidades e anseios por nossos próprios meios, cobrando do estado apenas pelo o que a sociedade está pagando, ou seja, para a administração dos nossos parcos recursos que lhes são entregues e que deveriam se limitar a investimentos na preservação da paz e no estabelecimento de condições básicas de vida, resolvendo conflitos que interfiram na nossa liberdade e na nossa propriedade privada.
  • Ramon  05/06/2018 12:17
    Excelente Podcast!!! A essas pessoas reclamando que ele fala de religião, é melhor vc ir estudar um pouco sobre o desenvolvimento do próprio conceito de economia, de Estado e sociedade, pois todos tem sua raiz religiosa. Os economistas austríacos em diversas ocasiões fazem referência aos escolásticos católicos por sua imensa contribuição no campos econômico, e quem já leu algo sobre, sabe que é impossível separar eles de seu pensamento religioso. Na verdade é impossível separa o homem de suas convicções mais fundamentais, seja religiosa ou secular.
    A economia sem a moralidade vira algo predatório, seja no individualismo ou no coletivismo.
    Parabéns ao IMB por mais esse maravilhoso podcast, continuem assim!!!!
    Abs!
  • Marcos Vinicius   05/06/2018 12:25
    Excelente podcast, bem explicativo, lógico e conciso, obrigado por dividir este conhecimento conosco.
  • Leandro Álisson de Araújo  05/06/2018 19:25
    Excelente entrevista!
  • Phelipe Cruz de Carvalho  05/06/2018 23:56
    Ótimo podcast! Parabéns!
  • Sally Poubel  06/06/2018 16:55
    Parabéns pelo podcast! Excelentes contribuições do Yago.
  • Jefferson Alves Fontes  07/06/2018 19:31
    Muito bom podcast!


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.