clube   |   doar   |   idiomas
segunda-feira, 23 abr 2018
Podcast 313 - Democracia: o Deus que falhou? (Martim Vasques da Cunha)
logo_itunes_podcast.png

A democracia é o Deus que falhou? Quais são os problemas desse instrumento político? 

A partir de uma análise comparada entre proposições teóricas de cientistas políticos, filósofos políticos e economistas de dentro e de fora da Escola Austríaca, continuamos o diálogo sobre o assunto iniciado na semana passada com a entrevista com o professor Antony Mueller

Dessa vez, o entrevistado é o doutor em Filosofia Política pela USP e escritor, Martim Vasques da Cunha, que leciona na Pós-Graduação em Escola Austríaca do Instituto Mises Brasil e UniÍtalo a disciplina “A Democracia segundo a EA”.

Nesta conversa, Martim analisou e comparou as diferentes visões sobre o assunto a partir das ideias de Ludwig von Mises, Murray Rothbard, Hans-Hermann Hoppe, John Rawls, Robert Nozick, Michael Polaniy, e mostrou os pontos de convergência e divergência entre eles. Podcast imperdível.

***

A música da vinheta de abertura é “Gotham” executada pelo guitarrista Eric Calderone.

***

Todos os Podcasts podem ser baixados e ouvidos pelo site, pela iTunes Store e pelo YouTube.

E se você gostou deste e/ou dos podcasts anteriores, visite o nosso espaço na  iTunes Store, faça a avaliação e deixe um comentário.




  • Cesar Scur (Sokath)  25/04/2018 13:28
    Me impressiona esse Martim em todo seu discurso belo e cheio de termos rebuscados atacar a RETORICA do Hoppe e deixar de lado a violação de propriedade privada.
    Pros desavisado, chamo atenção que além de deixar esse "pequeno" detalhe de fora ainda cita Feyerabend, um anarco comunista que usa de dialética para relativizar a verdade.
    Esse pseudo intelectual tem que ser fisicamente removido. Ele é justamente aquilo que o Hoppe cita, e não o espantalho que ele ataca, que defende a violação de propriedade relativiszando-a.
  • FELIPE CAVALHERO OJEDA  03/05/2018 17:15
    Lamentável, um professor de Escola Austríaca defender a democracia e atacar Hoppe!
  • PESCADOR  10/05/2018 16:23
    Entrevistado ruim. Não parece conhecer o trabalho de Hans Hermann Hoppe.
    Esse Martin Vasques é uma fraude intelectual ambulante.
  • Marcos Junior  13/12/2020 13:25
    Essa Martin faz Exatamente o que o Hoppe deixa relatado no prefácio de o "ética da liberdade" do Rothbard. É o exemplo dos intelectuais que chamam a filosofia libertária do Rothbard de "filosofia coercitiva" ou "libertarianismo extremista". Isso é resultado dá má aceitação no meio acadêmico das obras de Hoppe e rothbard. vez ou outra aparece um neoliberal democrata pra atacar a obra deles e ignorar que nozick dps admite que o próprio livro dele "anarquia, estado e utopia", não deveria ser levado à sério pra um estudo mais aprofundado. Sem contar que mais tarde o mesmo nozick se auto denimina um social democrata dps de alcançar status de aceitação no meio acadêmico. Enfim, esse Marin é uma vergonha.
  • anônimo  14/12/2020 03:00
    Esse cara não era o editor do antigo site "O indivíduo"? Era um site muito bom. Se nao me falha a memória, tinha até um artigo intitulado "My Hope is on Hoppe". Ele deve ter mudado de opinião, assim como o Klauber Pires, que deixou de ser anarco-capitalista.
  • anônimo  15/12/2020 00:27
    Falei bobagem. O site ainda existe em forma de blog. E um tal Martin da Cunha era colaborador
    E o artigo sobre Hoppe que citei era apenas o título de um comentário num outro site.


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.