clube   |   doar   |   idiomas
segunda-feira, 29 20aio 2017
Podcast 269 – O intervencionismo no mercado de saúde (Luan Sperandio)
oficial.jpg


Aluno do MBA em Liderança e Desenvolvimento Humano na Fucape Business School (Vitória-ES) e vice-presidente da Federação Capixaba de Jovens Empreendedores, Luan Sperandio foi o vencedor do concurso de artigos na área de Direito realizado pelo Instituto Mises Brasil na 5ª Conferência de Escola Austríaca realizada recentemente em São Paulo.

 

Seu artigo vencedor expõe e analisa os perversos reflexos econômicos e sociais criados pela aumento do intervencionismo no mercado privado de saúde no Brasil a partir dos anos 1990 e ainda aborda o grave problema da judicialização.

 

Nesta entrevista ao Podcast do IMB, Luan, que é estudante de Direito, editor do Instituto Mercado Popular e colaborador do Ideias Radicais, explicou como ocorreu o crescimento dessa intervenção, por qual razão esse segmento econômico passou a sofrer intervenção a partir daquela década e quais foram as consequências econômicas e sociais das medidas intervencionistas.

 

***

 

A música da vinheta de abertura é a “Abertura Solene 1812”, do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky, executada pelo guitarrista Eric Calderone.

 

***

 

Todos os Podcasts podem ser baixados e ouvidos pelo site, pela iTunes Store e pelo YouTube.

 

E se você gostou deste e/ou dos podcasts anteriores, visite o nosso espaço na  iTunes Store, faça a avaliação e deixe um comentário.





  • Lucas  31/05/2017 18:10
    Onde se encontra o artigo ?? Não está disponível ao público ??
  • Marcos  07/06/2017 13:12
  • Herculano Simões Jr  06/01/2021 22:39
    A intervenção estatal em profissão no Brasil começou com a Cf 1934 Art 113 paragrafo 13): É livre o exercício de qualquer profissão, observadas as condições de capacidade técnica e outras que a lei estabelecer, ditadas pelo interesse público. E a lei fez o contrario do interesse inicial. E em 1945 criou-se a corporação CFM parte da regulamentação. E ele faz o q toda corporação faz : limita a oferta intervindo mercado.O resto e consequencia. Vale a pena ver como evoluiu.
    CF 1824 Art 179 p XXIV. Nenhum genero de trabalho, de cultura, industria, ou commercio póde ser prohibido, uma vez que não se opponha aos costumes publicos, á segurança, e saude dos Cidadãos. XXV. Ficam abolidas as Corporações de Officios, seus Juizes, Escrivães, e Mestres.
    CF 1891 art 72 § 24. É garantido o livre exercicio de qualquer profissão moral, intellectual e industrial


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.