clube   |   doar   |   idiomas
sexta-feira, 29 nov 2013
100º Podcast Mises Brasil - Bruno Garschagen

logo_baixa.jpgPODCAST 100 – BRUNO GARSCHAGEN

 

No dia 5 janeiro de 2012, quando o primeiro Podcast do Instituto Mises Brasil foi publicado, era difícil ter certeza quanto à longevidade deste trabalho. Ainda se tinha a impressão de que os brasileiros interessados pela Escola Austríaca, liberalismo e libertarianismo caberiam todos numa Kombi. Mas à medida que os podcasts eram publicados, mais nomes eram acrescentados à lista inicial e mais pessoas em vários cantos do país desenvolviam trabalhos acadêmicos, crivam grupos de estudos e promoviam eventos para divulgar e defender as ideias da liberdade. O tempo passava, a lista aumentava e o Podcast avançava mostrando aos liberais, libertários e austríacos do país quem eram os liberais, libertários e austríacos que realizavam algo relevante. E eis que chegamos ao centésimo Podcast.

 

Para celebrar o Podcast de nº 100, o entrevistado é o criador do programa, o empreendedor intelectual Bruno Garschagen, numa conversa comandada por Cristiano Chiocca, economista, empresário e vice-presidente do Instituto Mises Brasil. Nesta entrevista, Garschagen fala sobre o objetivo e o desenvolvimento do programa nesses quase dois anos de publicação semanal ininterrupta. E também conta quais foram as entrevistas mais polêmicas e os fatos mais marcantes (como a ponte cultural com Portugal e com a Galícia) neste que já se tornou um dos podcasts mais importantes no cenário Austríaco e liberal de língua portuguesa.

 

Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa e Universidade de Oxford (visiting student), comentarista político, tradutor (O Fim do Fed - Por que Acabar com o Banco Central, de Ron Paul, e Uma Teoria do Socialismo e do Capitalismo, de Hans-Hermann Hoppe) e membro do conselho editorial da MISES: Revista Interdisciplinar de Filosofia, Direito e Economia, Garschagen observa que de 2009 até agora, o crescimento do interesse e da participação direta de pessoas na divulgação das ideias da liberdade foi extraordinário, e isso ajudou diretamente o Podcast. “Muitas pessoas fizeram a diferença ao abandonar o discurso pessimista e adotar um plano de ação com objetivos definidos e cujos resultados estão sendo colhifos em 2013. Isso mostra que apesar das dificuldades e certa dominação ideológica nos departamentos universitários, há caminhos para se abrir espaços. Basta trabalhar de forma criativa e inteligente e não se deixar abater com os percalços”.

 

Neste podcast, Garschagen também fala sobre se há ou não uma natureza utópica na defesa de uma sociedade de leis privadas e do estado mínimo. Utopia política é o tema, inclusive, da sua tese de mestrado que será publicada em livro no primeiro semestre de 2014. “E também assinei contrato recentemente com a Editora Record, a convite do editor Carlos Andreazza, para escrever um livro. Mas, por enquanto, não posso revelar o tema nem o título. O que posso dizer é que já iniciei as pesquisas e começo a escrevê-lo em dezembro. E acredito que pelo assunto e a abordagem que escolhi, o livro interessará aos defensores e amigos das ideias da liberdade, incluindo aí, claro, os leitores do IMB e os ouvintes deste Podcast”.   




  • Adonias  29/11/2013 17:57
    Parabéns Bruno e equipe IMB. E muito obrigado!
  • Pedro Ivo  30/11/2013 11:05
    Minhas sinceras e afetuosas saudações pelos 100 primeiros. Que venham os próximos 100.
  • Bruno Garschagen  02/12/2013 13:18
    Muito obrigado, Adonias, Pedro Ivo e Bruno D.
  • joao  07/12/2013 18:45
    Parabéns pelos podcasts! Estamos aguardando as entrevistas com "os vivos" que vc citou no final da entrevista :)

    Interessante seus pensamentos sobre o anarcocapitalismo, valem um artigo por aqui não? Hahaha!

    Boa sorte.
  • Bruno D  01/12/2013 17:29
    Show de bola!

    Abçs!

    Bruno D.

    RJ
  • Joao Paulo  26/12/2014 00:46
    Parabéns pelo podcast, estou aprendendo muito com dicas de livros, conhecendo autores e seguindo os entrevistados pelas redes sociais. Muito obrigado.


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.