clube   |   doar   |   idiomas
sexta-feira, 26 jul 2013
82º Podcast Mises Brasil - Rodrigo Gurgel

logo_baixa.jpgENTREVISTA 82 – RODRIGO GURGEL

O sucesso da entrevista com o cantor e compositor Lobão neste Podcast do IMB mostrou de maneira inegável o poder de um representante da cultura popular na defesa das ideias e na crítica à dominação ideológica, que encontra nos diversos meios artísticos um ambiente favorável ao pensamento de esquerda. Para continuar investigando o tema a fim de ter uma noção da dimensão desse aparelhamento na cultura nacional, o Podcast entrevistou o crítico literário Rodrigo Gurgel, que ficou conhecido nacionalmente no fim do ano passado pela atuação como jurado do prêmio literário Jabuti. Mas mais importante do que isso é o fato dele ser um defensor das liberdades e da propriedade privada num meio contaminado por defensores do intervencionismo.

Em entrevistas sobre a polêmica acerca de seu critério de julgamento expresso nas notas que deu aos livros, Rodrigo tocou num ponto fundamental, mas que não foi muito explorado, que é uma mentalidade consolidada no universo cultural brasileiro que vê o estado como garantidor e financiador da cultura nacional. Neste Podcast, o crítico literário analisa a consequência dessa cosmovisão no plano cultural brasileiro e o tamanho da influência de nomes representativos da literatura, música, pintura, cinema etc. vinculados à esquerda, e de que forma esse ambiente afeta os produtos culturais.

Ex-militante do PT no interior de São Paulo, Rodrigo explica, de acordo com a sua experiência dentro do partido que está no poder desde 2002, de que forma um certo rebaixamento da cultura à ideologia e ao estado pode orientar a dimensão política e econômica do país.





  • Alba Valeria  26/07/2013 23:46
    Graças a Deus que existem pessoas como você Rodrigo Gurgel, parabéns pela sua franqueza e amizade.

    Grande abraço,

    Alba
  • Alexandre Costa  27/07/2013 02:01
    Quero parabenizar a todos pelo excelente programa. Tenho acompanhado e venho agora agradecer pelas escolhas dos convidados, pelos temas abordados e pela condução do Bruno Garschagen.
    Vida longa ao Podcast Mises Brasil!
    Abraços,
    Ale Costa
  • Alfred Smith-Palliser  27/07/2013 22:37
    O Prof.Gurgel sintetizou muito bem o que todos nós pensamos.São lacras endêmicas.A lei é um mito.A baixaria,a corrupção na cara dura corre solta.Brasileiro não gosta das coisas certas.Vai levando a vida na praia,nas orgias,enchendo a pança e tudo bem.È muita ignorância produto de cérebros fracos.È duro viver neste pais.è só murro em ponta de faca.Esse povo ai,quanto pior melhor.A única coisa que apavora essa máfia é uma auditoria,que nem crianças quando chega o papai.Só que não tem o papai.Os milicos são honestos mas obtusos.Os juizes tímidos ou corruptos.Se bobear este pais se esfarela em quatro fácil.
  • Roberto Pinto  29/07/2013 15:00
    Aproveitando a citação à Nelson Rodrigues considero que ele diria que estes escritores/intelectuais "chapa branca" seriam exemplos do "cretino fundamental".
    Nossos intelectuais em geral estão agarrados às tetas do governo, com financiamentos de ministério da cultura etc, alguns deles receberam até bolsa ditadura,morando em coberturas em Ipanema. Poucos conhecem mais esta jabuticaba, cultura financiada pelo estado. A Globo possui um exército destes parasitas.


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.