clube   |   doar   |   idiomas
sexta-feira, 2 nov 2012
44º Podcast Mises Brasil - Flavio Morgenstern

logo_baixa.jpgPODCAST 44 - FLAVIO MORGENSTERN

Redator, tradutor e colunista dos sites Implicante e Ordem Livre, Flavio Morgenstern tem se destacado na internet pela forma como defende as ideias da liberdade. Confessadamente influenciado pelo jornalista, escritor, crítico e filólogo H. L. Mencken, Flavio mistura uma perspectiva cáustica com um humor ácido para tratar de assuntos diversos com uma visão liberal.

Também estudante de Letras-Alemão na Universidade de São Paulo (USP), Flavio tem defendido em alguns textos justamente a difusão e defesa das ideias da liberdade no plano cultural. "Os poucos liberais que existem no Brasil tendem a tratar de economia, e eu acho isso péssimo, um tiro no pé, quase um suicídio. Não há vantagem em tentar explicar algo que pode parecer complicado para quem não conhece (e não é complicado) e falar só em economês puro, em reservas fracionárias, em Banco Central, de coisas que geralmente nem quem estuda economia entende direito. Acho que devemos, sim, explicar a questão econômica, mas o cerne da questão para mim agora é a forma como vamos explicar isso. Podemos falar de economia em economês puro, e isso para mim está demonstrado que não funciona, ou podemos falar de uma maneira que seja cativante. Tem que se mostrar as vantagens dessas ideias não só na economia, mas em tudo".

Nesta entrevista ao Podcast do Instituto Mises Brasil, Flavio explica qual é, na sua avaliação, a forma mais eficiente de difundir as ideias liberais e o poder do humor para cativar e convencer as pessoas. Ele também expõe sua posição sobre a validade ou não de continuar a defender termos como capitalismo, que ostenta publicamente uma conotação negativa, analisa por que as ideias coletivistas e intervencionistas ganharam tamanha projeção e importância, apesar de suas falhas estruturais e seus erros na política-econômica, e diz por qual razão considera Escola Austríacauma "poderosa ferramenta para compreensão da própria ação humana, e não só de fatos econômicos recortados da realidade, como comumente são as teorias econômicas".




  • Cristiano  13/11/2012 11:35
    Num futuro próximo esses nomes que aqui aparecem serão vistos como pioneiros, mal sabem eles que estão criando algo grandioso, deixando as bases para algo maior, algo novo, algo bom.
    Veremos nomes como Helio, Fernando Chiocca, Leandro Roque, Flávio Morgenstern, Celeti, Juliano Torres entre outros nomes que fazem parte dessa verdadeira elite intelectual serem lembrados como aqueles que fincaram a pedra angular.
  • Camarada Friedman  17/05/2013 06:31
    Pow... Tem cada pérola na nos Podcasts, não sabia que o Flávio tinha falado por aqui.
    Vcs tem que achar um jeito de dar destaque aos podcasts como fizeram com o Lobão, muitos passam batidos...
  • Anonimo  12/07/2013 22:23
    melhor do que falar de despolitização seria desburocratização
  • Diogo  15/08/2013 14:04
    Flavio Morgenstern é um monstro! Estou ouvindo pela terceira vez esse podcast!


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.