clube   |   doar   |   idiomas
sexta-feira, 19 out 2012
42º Podcast Mises Brasil - José Manuel Moreira

logo_baixa.jpgDoutor em Economia e Filosofia, Moreira é professor catedrático de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Aveiro, em Portugal, além de atuar como diretor dos Mestrados de Administração e Gestão Pública, e de Governação, Competitividade e Políticas Públicas e, na Universidade Católica Portuguesa, no Porto, do Master in Public Administration. É também autor de três livros altamente recomendáveis para todos os interessados no pensamento Austríaco e nas ideias da liberdade: Hayek e a História da Escola Austríaca de Economia, The Salamanca School, escrito em parceria com o professor André Azevedo Alves, já entrevistado neste podcast e Liberalismos: entre o Conservadorismo e o Socialismo.

Nesta entrevista ao Podcast do Mises Brasil, Moreira dissertou sobre a história da Escola de Salamanca e a sua raiz escolástica, e destacou os principais fundamentos filosóficos e políticos desta escola que contribuíram para a formação do pensamento liberal e, particularmente, para a criação da Escola Austríaca. Além disso, também explicou um aspecto extremamente interessante da teoria do liberalismo que é o contraste entre as tradições liberais britânica e francesa, que, ao contrário daquela, expressava uma forte atitude anticlerical, antirreligiosa e geralmente antitradicionalista.

Moreira também explicou e fez a crítica do conceito de estado neutral, que, aplicado à política pública, vem provocando um enorme impacto nas sociedades inglesa e americana. ?Uma coisa é a neutralidade das próprias regras, como no caso dos sinais de trânsito, e outra é o estado passar a esvaziar a substância do próprio relacionamento entre as pessoas, proibindo, num caso extremo, por exemplo, todas as pessoas de se tornarem judias. Os países anglo-saxônicos, por mais estranho que possa parecer, com o excessivo peso que deram à neutralidade, podem no futuro descaracterizar àquilo que é a característica da cultura do próprio povo?


  • Bernardo Fachini  10/12/2012 06:57
    Pessoal, quando eu clico no link para fazer download, o meu google chrome abre o arquivo em vez de baixá-lo. Sabem como se corrige isso?
  • TL  10/12/2012 08:00
    Prezado Bernardo Fachini.

    O meu google chrome apresenta comportamento idêntico.

    Solução: clique no link com o botão direito do mouse e selecione a opção "Save link as..." (acredito que em português está escrito: "Salvar link como...").
  • Bernardo Fachini  10/12/2012 19:56
    Valeu, TL! Resolveste meu problema. Abraço


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.