clube   |   doar   |   idiomas
sexta-feira, 12 out 2012
41º Podcast Mises Brasil - Ricardo Gomes

logo_baixa.jpgENTREVISTA 41 - RICARDO GOMES

Em 2011, como vice-presidente do Instituto de Estudos Empresariais (IEE de Porto Alegre-RS), o advogado Ricardo Santos Gomes, esteve em Cuba para entregar o Prêmio Liberdade de Imprensa para a blogueira Yoani Sanchez, que na semana passada foi presa e libertada 30 horas depois por tentar fazer a cobertura jornalística para o jornal espanhol El País do julgamento do espanhol Ángel Carromero, acusado de matar o ativista Oswaldo Payá num acidente de carro (http://oglobo.globo.com/mundo/yoani-sanchez-libertada-apos-30-horas-de-prisao-em-cuba-6295231). Viajar até a ilha subjugada pela ditadura socialista dos irmãos Castro era a única forma de homenageá-la, pois, em oito ocasiões anteriores, fora proibida pelo governo cubano de sair do país. De Cuba, só sai quem o governo deixa.

Nesta entrevista ao Podcast do Instituto Mises Brasil, Ricardo, além de conversar com a ativista mais famosa contra a ditadura cubana, pode ver in loco como é a vida dos cubanos e os resultados da maravilhosa revolução socialista. "Visitamos a Havana real, a Havana dos cubanos. Depois de ter visto como são os mercados desabastecidos que atendem os cubanos, como são as farmácias sem remédios, em que falta desde paracetamol para dor de cabeça até absorvente íntimo, com cartazes na parede dizendo que absorventes só chegariam depois de um mês, depois de ver essa degradação a que o povo cubano está submetido, conversar com a Yoani foi uma luz, uma esperança de um futuro melhor para Cuba. A ilha é, sim, um resquício soviético em que não há liberdade de ir e vir, nem dentro nem para fora do país." Nesta entrevista, ele também opinou sobre os eventuais resultados positivos com o fim do embargo Americano contra Cuba. "O embargo hoje não faz o menor sentido".

Advogado especialista em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho, Ricardo, além de também ter sido presidente do IEE (gestão 2011-2012), participou de vários eventos liberais na América Latina, nos Estados Unidos e na Europa, e foi palestrante do Liberty Forum, da Atlas Foundation, realizado em Nova Iorque em 2011. Com base na sua experiência no IEE, ele explicou como funciona o extraordinário trabalho de formação dos associados, citou os livros de autores liberais utilizados e opinou sobre a influência do instituto no debate público em Porto Alegre, cidade que tem uma forte base eleitoral do PT e que sediou durante anos o Fórum Social Mundial.






Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.