ENTREVISTA 38 - LUCAS GRASSI FREIRE
Atualmente concluindo o doutorado em Relações Internacionais na Universidade de Exeter, na Inglaterra, Lucas Grassi Freire desenvolve um instigante trabalho de investigação de metateoria nessa área utilizando ensinamentos da Escola Austríaca, fruto de seus estudos anteriores sobre a metodologia econômica e a filosofia da ciência na obra de Ludwig von Mises para a monografia de graduação em economia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Nesta
entrevista ao Podcast do Instituto Mises Brasil, Lucas explica como os
conhecimentos prévios da Escola Austríaca o têm ajudado nos estudos
acadêmicos do doutorado em Relações Internacionais:
"Uma
das conclusões que emergiu desse trabalho era que a metodologia
Austríaca estava imune a algumas críticas que a filosofia da ciência
poderia levantar. Outra conclusão é que isso abre um espaço para
introduzir a Escola Austríaca por uma outra via, que é a via da
metolodogia para uma audiência que talvez não conheça, ou para
conquistar um espaço na disciplina. E isso me chamou a atenção para o
fato de que, em geral, disciplinas acadêmicas têm uma camada de pesquisa
e debates que não é, no caso da economia por exemplo, sobre estrutura
de mercado, ou sobre competição ou política econômica, mas sobre as
bases do conhecimento acadêmico e científico de uma determinada
disciplina. A percepção de que existe uma camada intermediária de
discurso me levou a analisar como, nas Relações Internacionais, podemos
identificar a camada de discurso e qual seria o papel dela, que eu tenho
chamado de metateoria, ou seja, teoria sobre teoria.
Um
outro sentido em que essa pesquisa inicial sobre a Escola Austríaca me
ajudou foi dar um certo impulso para procurar uma clareza de raciocínio,
porque é importante esclarecer qual o problema e qual a abordagem que
precisa ser introduzida em resposta a esse problema, e como ela lida com
aquele problema de uma maneira melhor do que as abordagens rivais.
Outro ponto é que isso também me alertou para o fato de que algumas
diferenças entre várias abordagens em uma disciplina acadêmica, seja ela
uma ciência natural ou social, tem a ver não com os fatos ou com a
teoria em si, mas com os pressupostos filosóficos por trás da teoria,
sejam eles de natureza ontológica, epistemológica ou mesmo de valores".
Lucas,
também graduado em Relações Internacionais pela PUC de Minas Gerais e
com mestrado em RI na mesma Universidade de Exeter onde é assistente de
ensino, também explicou porque a sociedade internacional, sob a
perspectiva da Escola Inglesa de RI, funciona de forma anárquica, e
sobre a posição pacifista do professor inglês e teórico da área Martin
Wight, e de que forma sua teoria complementa ou avança teoricamente, no
plano internacional, a concepção libertária da não-iniciação da
agressão.
Editor do blog Política Reformada e coautor do blog I Think Therefore IR,
Lucas falou sobre como a concepção de praxeologia pode ajudar a
entender a política, comparou, com base na sua experiência em ambos os
países, o grau de esquerdismo na academia brasileira e inglesa e contou
como conheceu as ideias libertárias e a Escola Austríaca.