Controlar, no sentido de câmbio fixo, não. No entanto, é sim possível o BC vender dólares para apreciar o real sem que isso tire a SELIC do lugar.
1) Ao vender dólares, o BC retira reais do interbancário, o que pressiona a SELIC para cima.
2) No entanto, se ele utilizar esses reais para comprar títulos em posse dos bancos, os reais voltam para o interbancário, de modo que a SELIC não sai do lugar
Ou seja, é sim possível vender dólares para fortalecer o real sem tirar a SELIC do lugar. Mas não, não é possível fixar o câmbio. Para fazer isso, ele teria de abrir mão da SELIC.
Quem controla câmbio e deixa juros livres é a Autoridade Monetária de Cingapura. Ela não estipula juros e nem faz metas para evolução da base monetária e dos agregados monetários (como faz o BC brasileiro).
A Autoridade Monetária de Cingapura tem uma única missão: manter uma taxa de câmbio estável. Exatamente como deve ser.
Na prática, a Autoridade Monetária tem como única função controlar o valor do dólar de Cingapura em relação a uma cesta de moedas das principais economias do mundo. A autoridade monetária de Cingapura não controla juros; ela atua para garantir que o dólar de Cingapura mantenha um valor relativamente estável perante as principais moedas do mundo. Ela faz isso aumentando e reduzindo a base monetária por meio da compra e venda de ativos, respectivamente.
No site da autoridade monetária tem muita coisa interessante, inclusive a descrição do próprio mecanismo de funcionamento.
www.mas.gov.sg/monetary-policy
Veja lá, em destaque:
"Monetary policy in Singapore is centred on managing the trade-weighted exchange rate with the objective to ensure price stability over the medium term as a basis for sustainable economic growth."
Ou seja: em vez de controlar juros, a autoridade monetária atua diretamente para garantir a estabilidade do poder de compra da moeda. Os juros, que são o preço do crédito,
flutuam livremente. Exatamente como deve ser.
Há vários links interessantes lá. Clique, navegue, leia, divirta-se.