"Países que mais tem liberdade economica no mundo, panama, geórgia, estônia"
Não sei de onde você tirou que esses países são os que tem mais liberdade econômica no mundo, mas pelo bem do debate, fingirei que são.
"preferem ir para eua, frança, alemanha, reino unido, australia, que sao paises que senta o pau na cobrança de impostos. "
Os países que você citou anteriormente são pequenos, e logo, possuem menos espaço e os terrenos valem mais. É claro que ninguém irá ir morar neles a não ser que seja por trabalho, oportunidade, negócios ou simplesmente por possuir bastante dinheiro.
Já esses países que você citou são grandes e abrangem diversos povos e culturas, logo, são mais inclusivas e atraem mais turistas e imigrantes. É apenas questão de lógica. Você iria para os Estados Unidos ou para a Suíça? Você provavelmente diria Estados Unidos, mas se fosse capaz de facilmente aprender às linguas de lá, arranjar emprego e lugar para morar, provavelmente ficaria lá e não sairia mais, a não ser para turismo.
É pura questão de lógica.
"tambem nao acredito que deixar a iniciativa privada sem regulação e controle va melhorar a situacao do país, basta ver que bancos e empresas de telefonia fazem "associações" e criam todas normas para terem mais lucro em cima da populacao."
Normas? Especifique quais normas? Banqueiros e empresas de telefonia no Brasil, até onde eu saiba, possuem oligopólio garantido pelo estado. Taís associações ficam fáceis de fazer quando não há disponibilidade de novas startups para satisfazer consumidores insatisfeitos.
"Por outro lado, tirar a liberdade economica sera uma burrice sem fim, o estado tem de cuidar da educação, saude, seguranca publica e só, o resto, tudo da iniciativa privada, porém tem de ter regulação,"
Porquê o governo tem de cuidar dessas áreas? Por que acabar por aí? O governo deveria cuidar do alimento também, não? Da hidratação e água, se bem que já fazem em diversos Estados Brasileiros, que não possuem nem saneamento básico...
"basta ver as falcatruas que foi feito com o dinheiro dos trabalhadores do chile, empresas arrecadaram dinheiro a vida toda, no fim das contas as subsidiarias dessas empresas tiveram lucros absurdos e ao mesmo tempo falaram para os trabalhadores que o dinheiro deles foram mal aplicados e eles nao teriam direito a quase nada."
Não sei do que se refere, mas se está falando sobre às empresas de aposentadorias, é bom saber que todo esse sistema é de curso forçado, e os indivíduos são forçados a investirem sua grana nessas empresas. Se você quer regulação, já têm...