clube   |   doar   |   idiomas
Curso
O dinheiro, mas afinal de contas o que é isso?
com Erick Skrabe

Início: 05/09/2013
Fim: 05/09/2013
Horário: 20:00
Duração: 1:30 + 30 minutos para perguntas

R$0,00


O dinheiro, mas afinal de contas o que é isso ?

Da Ilha do Dinheiro de Pedra ao BitCoin, Deep Web e Impressão 3D: de onde o dinheiro vem e para onde ele vai


Duração: 1 aula com duração de 1:30h,  + perguntas.

Data: 5 de setembro, quinta-feira

Horário: 20:00


Descrição da aula

A Ilha do Dinheiro de Pedra

A Ilha do dinheiro de pedra é o nome de um interessante livro de William Henry Furness III, de 1910, sobre uma ilha onde as pessoas pagavam suas contas com pedras. Sim, pedras.

Alguns economistas interessaram-se muito pelo assunto. Milton Friedman, da Escola de Chicago, tem um estudo de mesmo nome, o qual foi baseado neste livro.

Este é um caso interessantíssimo que nos ajuda a entender o que é uma moeda. Para ser uma moeda, um determinado objeto tem de apresentar algumas características:

·         Precisa ser desejado pelas pessoas -- caso contrário, ninguém vai querer trocar a mercadoria que possui pelo seu objeto.

·         Precisa ser algo "inútil" -- soa um pouco forte e por isso está entre aspas: se você usa carne como moeda, você vai comer a carne e não vai ter mais dinheiro. Se você usa petróleo, alguém pode encher o tanque do carro e literalmente queimar dinheiro.

Mas se é algo "inútil", por que as pessoas iriam querer? Este é justamente o ponto e vamos entendê-lo com a aula.

Mas existem outras características:

·         Precisa ser algo escasso -- se for algo amplamente disponível, as pessoas vão preferir ir à pedreira e pegar pedras "de graça" a trocar suas mercadorias pelas suas pedras.

·         Precisa ser algo mensurável – precisamos saber quanto vale aquela moeda. No caso da nossa pedra, como vamos saber se uma pedra vale mais do que a outra ?

Seria correto dizer que uma moeda precisa ser portável também, que literalmente caiba no nosso bolso? Não! Uma das famílias negociava uma pedra que estava no fundo do mar!  Isso mesmo. Ela pagava algumas contas com pedaços de uma pedra que ninguém estava vendo, mas que todo mundo sabia onde estava. Será que esta prática de séculos atrás não é algo parecido com o que acontece hoje com os BitCoins?

O Ouro

            Praticamente todas as civilizações humanas acreditaram ser mais interessante transacionar com ouro do que com pedras, incluindo pedras no fundo do mar. Por que será que o ouro foi escolhido? Será que existem semelhanças entre a escolha dele e as pedras da Ilha de Pedras?

            Indo um pouco além, tentarei explicar por que muitos economistas da Escola Austríaca defendem uma moeda lastreada em ouro. Seria o ouro uma relíquia bárbara ou realmente existe uma lógica por trás desta preferência?

O futuro: BitCoin, Deep Web e Impressão 3D

            Neste tópico, analisarei 3 tecnologias que, ao meu ver, serão extremamente disruptivas, no sentido de que o mundo mudará depois delas.

            Será que as moedas eletrônicas -- incluindo a mais famosa delas, o BitCoin -- poderão substituir o dinheiro que usamos hoje, criado pelo governo? Ou, talvez ainda mais importante: será que agora as coisas serão diferentes ou será apenas mais outra forma de se fazer a mesma coisa?

            A Deep Web ainda é pouco comentada e, quando isso ocorre, ressalta-se apenas o seu lado negro. Assassinos profissionais, traficantes de drogas e até fabricantes de bonecos humanos que mutilam as pessoas e depois as vendem. Será que é só isso mesmo ou há algo de mais nessa tecnologia? E como isso influirá nas transações com o dinheiro?

            Por fim, falarei sobre a impressão 3D. Uma tecnologia que promete mudar radicalmente a manufatura, e como as coisas são fabricadas e distribuídas. Mais ainda: promete também mudar a maneira como as coisas serão inventadas e até mesmo como serão recicladas.  E, obviamente, como tudo isso influirá com o poder do governo sobre o dinheiro e a sociedade.

Leitura recomendada:

The Island of Stone Money, de Willian Henry Furness III, disponível em http://ia600304.us.archive.org/11/items/islandstonemone00furngoog/islandstonemone00furngoog.pdf

O que o governo fez com o nosso dinheiro?, De Murray N. Rothbard
Capítulo IV. O Colapso Monetário do Ocidente. Disponível em http://www.mises.org.br/EbookChapter.aspx?id=678

 

autor

Erick Skrabe

é empresário do ramo de automação industrial tendo atuado no Brasil, Chile e Estados Unidos. Formou-se com nota máxima em seu MBA, após avaliação por 2 ex-ministros da educação, na Universidad Adolfo Ibañez (Chile) com passagem pela INSEAD (França) e Bocconi (Itália). Também atuou como professor universitário de Consultoria e ajudou a fundar o Mises Chile e a Ass. Cul. Ludwig von Mises Italia.