N.
do T.: Um dos principais defeitos do sistema de saúde americano está no conluio
que houve entre os seguros-saúde e o estado.
Funciona assim:
O
patrão é obrigado a pagar parte do seguro-saúde de seu empregado; o empregado
tem de pagar a outra parte. Há pouca (ou
nenhuma) liberdade de escolha em relação à seguradora a ser escolhida. Uma seguradora de um estado não pode fornecer
seus serviços em outros estados. Logo, a
concorrência interestadual é proibida.
Tudo isso em um ambiente em que o setor médico é fortemente cartelizado
pelas entidades de classe.
Ou
seja, há um mercado de seguros-saúde extremamente regulado, uma oferta limitada
de serviços de saúde e uma demanda crescente por esses serviços. O que isso acarretou? Discrepâncias inimagináveis. Para um simples exame de sangue, por exemplo,
chegava-se a cobrar 600 dólares! Como
eram as seguradoras que pagavam, os usuários não estavam nem aí. Da mesma forma, era comum as pessoas
utilizarem seu seguro-saúde para pagar coisas triviais, como engessamento de
braço e até mesmo injeções contra a gripe (que podiam ser vendidas no Wal-Mart
por meros 20 dólares). Coisas que podiam
perfeitamente ser bancadas à parte, passaram a ser pagas pelas seguradoras.
Não
havia mais a disciplina imposta pelo mercado.
Ninguém se preocupava com preços, afinal as seguradoras estavam pagando
tudo. A consequência inevitável dessa
esbórnia foi o aumento explosivo dos custos dos planos de saúde, exatamente a maior queixa
dos americanos.
(Se
a seguradora do seu carro passasse a pagar sua gasolina e todas as suas
manutenções de rotina, o que você acha que iria acontecer com preço do seu
seguro?)
Portanto,
o butim ficou dividido da seguinte maneira:
1)
As seguradoras auferiram lucros exorbitantes.
Afinal, a concorrência era proibida e as regulamentações estatais
dificultavam o surgimento de seguradoras de pequeno porte. As grandes dominaram e tiveram a liberdade de
jogar seus preços na estratosfera.
2)
Como podiam cobrar os preços que bem entendiam - afinal, as seguradoras pagavam
tudo -, os médicos e as associações de profissionais da saúde também
faturaram. Como não havia livre
concorrência e não havia qualquer disciplina sobre os preços (este vídeo de seis minutos
mostra que era impossível um americano pagar à parte por qualquer tipo de
consulta), esse cartel medicinal enriqueceu facilmente.
3)
Se as seguradoras e os médicos ganharam em um mercado regulado, então é óbvio
que o consumidor médio foi quem saiu perdendo, pois tinha de arcar com preços
cada vez maiores por seus seguros.
O
artigo a seguir é o relato de um americano que está morando em El Salvador
desde 2005. Pouca gente sabe, mas o
sistema de saúde daquele país é, para qualquer padrão de comparação, bastante
livre. Como ainda não houve uma
cartelização dos serviços - isto é, as associações médicas, as seguradoras e o
estado ainda não entraram em conluio -, há ampla liberdade de negociação entre
médicos e pacientes, e uma variada oferta de serviços. Não se utiliza planos de saúde para consultas
de rotina, tão baixos são os preços. Aliás,
talvez seja justamente pela ausência das seguradoras nesse quesito - o que
torna o mercado mais concorrencial -, que os preços sejam baixos e os planos de
saúde, acessíveis.
Em
El Salvador, você pode ir a uma farmácia e comprar a maioria dos remédios sem
receita médica (aqui no
Brasil, você não pode mais nem comprar aspirina sem ser molestado pela burocracai estatal). Como você não precisa da permissão de um
médico para comprar remédio (ele pode, no máximo, apenar dar conselhos), ele
perde seu poder monopolista. Uma ida ao consultório
acaba sendo muito mais barata. E como os
preços são determinados pelo mercado, e não pelo governo, e há uma vigorosa concorrência
entre laboratórios e farmácias, os remédios são sempre acessíveis.
Apenas
mais um exemplo prático de que, sempre que você quiser serviços de alta
qualidade a preços baixos, em qualquer setor, é fundamental haver um livre
mercado. Principalmente na essencial área
da saúde.
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Nos
Estados Unidos, o atual debate sobre a reforma do sistema de saúde é uma enorme
empulhação. Não há debate algum. Ambos os lados da discussão aceitam o
princípio fundamental da intervenção governamental. Hoje, poucos se lembram da época em que a
saúde não era um direito. E poucos
percebem que, se você assume que saúde "gratuita" é um direito, você está
endossando a noção de que alguns indivíduos têm poder sobre a vida e sobre a
propriedade de terceiros, algo que contradiz totalmente os princípios da
liberdade.
Os
americanos que querem se livrar dessa extorsão fariam bem se dessem uma olhada
mais ao sul, mais especificamente em El Salvador. Faz mais de meio século que o sistema de
saúde nos EUA deixou de ser tratado como aquilo que deveria ser: um
empreendimento como qualquer outro.
Porém, em El Salvador é exatamente assim que o sistema ainda é tratado:
um empreendimento. Lá, o consumidor (o
paciente) encontra uma ampla gama de fornecedores para aqueles serviços que
procura (médicos, laboratórios, hospitais, farmácias). Quem coordena tudo isso? Aquele sistema voluntário e mutuamente benéfico
conhecido como sistema de preços de mercado.[1]
Os
consultórios médicos típicos por que passei são conjuntos de dois aposentos em
prédios que estão fisicamente conectados a pequenos hospitais privados. Eis o arranjo espacial que encontro no
recinto do meu pediatra, do meu endocrinologista e do otorrinolaringologista:
uma área de recepção/espera e outra área que serve como consultório e como sala
de exames. Trata-se de um arranjo em que
os custos indiretos são mantidos em níveis mínimos. Apenas duas pessoas estão envolvidas no seu
atendimento: o médico e sua recepcionista.
Nada de enfermeiras, nada de equipes numerosas, nada de atendimentos
grupais, e nada de consultórios abarrotados de secretárias e burocratas
preocupados com o preenchimento de formulários de planos de saúde. Há somente a recepcionista, que fica fora do
consultório e está lá para agendar suas visitas, receber seu pagamento e lhe
passar o recibo.
Uma
visita de rotina custa por volta de US$ 35 [a economia de El Salvador é dolarizada], em dinheiro ou cheque. Não
há qualquer menção a planos de saúde nesses serviços rotineiros. Qualquer negociação em relação a esse assunto
fica estritamente entre você e seu plano de saúde. A função do médico é fornecer o serviço,
receber seu pagamento e lhe dar os recibos adequados. Mais ainda: todos os médicos com quem tive de
lidar em San Salvador têm seus números de celular e telefone fixo (de casa e do
consultório) impressos em seus cartões pessoais.
Recentemente
levei meu filho para um tratamento médico de rotina, algo que fazemos a cada
três ou quatro meses. A visita ao
pediatra funciona mais ou menos assim: eu ligo para o consultório e a
recepcionista, que conhece a minha voz, agenda a consulta para as 6:00 PM do
dia seguinte. Meu filho e eu chegamos e,
por causa da hora, normalmente há apenas uma pequena espera. A recepcionista nos cumprimenta pelo nome e
nos leva até o médico, que fala inglês fluente.
Como em nossa última visita ele havia pedido um exame de sangue, ele
passa então a analisar e comentar os resultados em grandes detalhes, gastando sem
pressa todo o tempo para falar sobre como está sendo o progresso e o
crescimento do meu filho.
Em
seguida, ele faz um check-up completo em meu filho e anota todas as
observações. Em uma visita qualquer, é
comum ele ter de atender seus telefones - fixo e celular - umas três ou quatro
vezes para receber atualizações sobre alguns pacientes ou para discutir vários
tratamentos que ele está supervisionando.
Essas chamadas raramente duram mais de um minuto ou dois. Por algum motivo, isso nunca me pareceu
perturbatório. Aliás, fico impressionado
com a maneira eficiente como o médico utiliza seu tempo. Quando terminada a consulta, ele escreve a
receita e se despede de nós com um firme aperto de mão. De volta à recepção, pago em dinheiro, US$
33,00, a recepcionista me entrega o recibo e vou embora.
Na
farmácia ao lado - que opera em ambiente fortemente concorrencial, como falarei
mais abaixo -, sou recebido com entusiasmo sincero. O farmacêutico também me cumprimenta com um
aperto de mão. Todas as pessoas da
farmácia estão lá para servir você, e fazem questão de deixar isso bem
claro. O remédio me é entregue sem
qualquer delonga e volto pra minha casa.
O
mesmo pediatra que atende meu filho se transforma em médico da família,
atendendo minha esposa e a mim em consultas de rotina. Em uma dessas consultas, minha esposa, que ainda
estava sofrendo de uma sinusite prolongada, foi conosco. Após a consulta de meu filho, nós três fomos
convidados à sala de exames. Além de meu
filho, o médico também examinou minha esposa.
No final, ele não cobrou pela consulta de minha esposa, e ainda lhe deu
amostras-grátis suficientes para as primeiras 24 horas de uma rodada adicional
de tratamento que ela estava começando.
Nesse
dia, o médico, tendo lido atualizações recentes sobre a medicação de meu filho,
sugeriu um eletrocardiograma e protocolou o pedido. Ato contínuo, ele fez uma ligação e disse que
o cardiologista estaria pronto para nos receber em 15 minutos. Eu, obviamente, entrei naquele modo de
condicionamento clássico de Pavlov: fiquei em pânico pensando em todas as
complicações, burocracia, tempo e custos que esse eletrocardiograma certamente
iria gerar. Porém, para minha surpresa,
o consultório do cardiologista era logo no andar de cima. Minha esposa e filho foram na frente, e eu
fui acertar a conta com a recepcionista do pediatra. Quando cheguei ao consultório do
cardiologista dez minutos depois, eles já tinham feito tudo! Mais dez minutos e eu já tinha em minhas mãos
duas cópias do eletrocardiograma. Paguei
US$ 25,00 em dinheiro e fomos pra casa, não tendo gastado ao todo nem uma hora depois
do horário marcado com o pediatra.
Esse
mesmo padrão de eficiência, custos indiretos mínimos e relações diretas e
voluntárias é seguido pelos especialistas que utilizam alta tecnologia. A sinusite de minha mulher revelou-se um
problema mais sério do que o esperado, necessitando de uma cirurgia. Um otorrinolaringologista muito bem
recomendado nos foi indicado, e agendamos uma consulta para já no final da
semana, sem qualquer problema, sem qualquer burocracia. Chegamos a um outro hospital privado e
descobrimos uma bela e muito bem equipada sala de espera, com uma única
recepcionista. O consultório do médico
era equipado com a última palavra em tecnologia endoscópica e de vídeo.
Após
um exame completo, ele pediu uma tomografia computadorizada. Como já eram mais de 6:30 PM, ele ligou para
o radiologista e pediu que o mesmo ficasse até mais tarde para terminar o
procedimento. Dirigimos uma curta
distância e chegamos a outra instalação incrível: uma recepcionista, um técnico
em tomografia computadorizada e uma radiologista. O consultório dela tinha apenas uma máquina
de tomografia, obviamente com tecnologia de ponta - e tudo isso em uma loja
térrea, com vitrine, dentro de um Shopping Center a duas quadras do
hospital. O processo todo custou US$
265,00 e durou menos de uma hora.
Voltamos pra casa com o diagnóstico e os filmes da tomografia em
mãos. Conveniência e eficiência difíceis
de imaginar na saúde americana.
Os
laboratórios e as farmácias também demonstram uma diligente atenção ao serviço
de atendimento ao cliente. O laboratório
do qual somos clientes não está em um complexo médico, mas em um pequeno prédio
comercial. Fica aberto aos sábados, algo
muito prestimoso quando meu filho tem de fazer algum exame após um longo
período de jejum. A recepcionista no
guichê lê as prescrições fornecidas pelo médico do laboratório, olha os preços,
registra o total e apresenta a conta.
Nesse local, eu pago com meu cartão de débito. Na sala ao lado, um técnico coleta sangue com
uma animação e jovialidade totalmente ausentes no cenário médico americano. Em uma dessas visitas, quem coletou o sangue
de meu filho foi o próprio dono do laboratório, um proeminente e bem respeitado
patologista de San Salvador.
Em
El Salvador há inúmeras farmácias - tanto redes nacionais quanto lojas
independentes - que concorrem entre si num mercado vigoroso. Por causa disso, elas têm de fornecer um
atendimento de alta qualidade aos seus clientes. As farmácias rotineiramente dão destaque para
os preços de seus remédios populares, sendo que a maioria deles pode ser adquirida
sem receitas médicas. É normal ver duas
ou três farmácias de redes concorrentes no mesmo quarteirão, algumas vezes até
no mesmo prédio. Se uma delas não tiver
em seus estoques o remédio que estou procurando, o atendente irá telefonar para
a rede distribuidora mais próxima, o motoboy da farmácia irá até lá com minha
receita, pegar meu remédio e entregá-lo na porta da minha casa. Como sempre, no mercado, a qualidade do
atendimento ao cliente vem em primeiro lugar.
Excelência
nos serviços, minimização dos custos indiretos, garantia de qualidade e
pagamento assim que os serviços são efetuados - essas são as características
distintas de um sistema de mercado. Se
ao menos os pretensos aspirantes a reformistas nos EUA utilizassem a medicina
de mercado de El Salvador como exemplo...
Mais sobre o assunto: Quatro medidas
para melhorar o sistema de saúde
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Nota
[1] El Salvador
também possui um sistema de saúde estatal.
Mas como não tive nenhum contato pessoal com esse lado da medicina
salvadorenha, não posso oferecer nenhuma informação sobre essa área.