Embora o marxismo original tenha, ao redor do mundo,
praticamente
desaparecido dos movimentos trabalhistas, a teoria marxista segue
prosperando nas instituições culturais, no mundo acadêmico e na mídia
convencional.
Mas não se trata da teoria marxista econômica
convencional. Trata-se de um novo marxismo, adulterado e sob uma nova roupagem.
Os socialistas de hoje praticamente abandonaram a
velha retórica da "luta de classes", a qual envolvia uma batalha
entre as classes capitalistas e proletárias. Há agora uma nova batalha, a qual opõe
"opressores" a "oprimidos". As classes oprimidas incluem os grupos LGBT, os
negros, as feministas, os imigrantes, os "não-assimilados culturalmente" e várias
outras categorias consideradas mascotes. Já a classe opressora é formada
majoritariamente por homens e mulheres cristãos, brancos e heterossexuais, de
qualquer profissão (empregado ou empregador), que não sejam ideologicamente simpáticos
ao socialismo.
A criação desta nova luta de classes é o cerne do
"marxismo cultural". O marxismo cultural nada tem a ver com a liberdade, com o
progresso social ou com um suposto esclarecimento cultural. Ao contrário,
tem a ver com a criminalização de idéias: qualquer pensamento tido como
"ofensivo" ou "excludente" — ou seja, qualquer pensamento que não preste
reverência aos "grupos oprimidos" — deve ser criminalizado.
Para os adeptos deste evangelho, a força-motriz que
irá impulsionar a revolução socialista não mais é o proletariado, mas sim os
intelectuais — exatamente por isso o marxismo cultural prospera basicamente na
academia, na mídia e na cultura.
A
raiz
A raiz deste movimento está nos escritos de Antônio Gramsci
(1891-1937) e da Escola
de Frankfurt.
Já à época, esses teóricos do marxismo haviam
reconhecido que o proletariado não exerceria o papel — que sempre lhe foi
imaginado — de ser o "agente da revolução". Por conseguinte, para que a
revolução acontecesse, o movimento passou a depender de líderes culturais, os
quais estariam incumbidos de destruir a cultura e a moralidade dominantes —
majoritariamente cristãs — para então empurrar as massas desorientadas para o socialismo,
que passaria a ser a nova crença dominante.
Para Gramsci, a "hegemonia cultural" não apenas é o
grande objetivo da batalha, como também é o seu principal instrumento. Os
escritos de Gramsci contemplam um totalitarismo que elimina a própria
possibilidade de uma resistência cultural às idéias progressistas.
O objetivo supremo (e autodeclarado) deste movimento
é estabelecer um governo mundial no qual os intelectuais marxistas teriam a
palavra final. Neste sentido, os marxistas culturais são a continuação daquilo
que começou com a Revolução Russa.
Lênin e os soviéticos
Liderados por Lênin,
os criminosos da revolução
consideraram sua vitória na Rússia como sendo apenas o primeiro passo rumo à
revolução mundial. A Revolução
Russa não era nem russa e nem proletária. Em 1917, os trabalhadores
industriais da Rússia representavam apenas uma pequena fatia da força de
trabalho, a qual era majoritariamente formada por camponeses. A Revolução Russa
não foi o resultado de um movimento trabalhista, mas sim de um grupo de
revolucionários profissionais.
Uma análise mais minuciosa da composição do partido
bolchevista e dos primeiros governos soviéticos e seu aparato repressivo revela
a verdadeira característica da revolução soviética: um projeto que não visava a
libertar o povo russo do jugo czarista, mas sim servir como plataforma para a
revolução mundial.
A experiência da Primeira Guerra Mundial e suas
consequências mostrou que o conceito marxista do "proletariado" como uma força
revolucionária era uma
ilusão. Igualmente, o exemplo da União Soviética demonstrou que é impossível haver socialismo
sem uma ditadura.
Essas considerações levaram os principais
intelectuais marxistas à conclusão de que uma estratégia diferente seria
necessária para implantar o socialismo. Autores comunistas difundiram a ideia
de que a ditadura socialista deve ocorrer disfarçadamente. Para que o
socialismo tenha êxito, a cultura dominante deve mudar. O controle da cultura
deve preceder o controle político.
A
corrupção moral
O caminho para o poder preconizado pelos marxistas
culturais é por meio da corrupção moral das pessoas. Segundo Gramsci, para
alcançar isso, a grande mídia convencional, o sistema educacional e as
instituições culturais devem ser infiltrados por agentes ideológicos e
continuamente transformados e moldados de acordo com essa ideologia. A função
destas três instituições não é esclarecer e iluminar, mas sim confundir e
enganar.
A mídia, o sistema educacional e todo o aparato
cultural devem ser utilizados para jogar uma parte da sociedade contra a outra.
Enquanto as identidades de cada grupo (opressor e oprimido) vão se tornando
mais específicas, a variedade dos grupos vitimológicos, bem como todo o
histórico de "opressão" sobre estes grupos, vai se tornando mais detalhada.
A demanda por "justiça social", por
sua vez, cria uma infindável corrente de gastos
públicos tidos como essenciais — para saúde, educação e aposentadoria, e
também para todos aqueles que "estão necessitados", ou que "são perseguidos",
ou que "são oprimidos", sejam eles reais ou imaginários. O fluxo interminável
de gastos nestas áreas corrompe
as finanças do governo e produz crises fiscais. Isso ajuda os neo-marxistas
a acusarem o "capitalismo" de todos os males, sendo que, na realidade, é
exatamente o estado inchado e regulatório quem provoca os colapsos
econômicos e é o excesso
de endividamento público quem causa as fragilidades financeiras.
A política, a mídia, as instituições educacionais e
culturais, e mesmo o judiciário não param de criar novas guerras: indo desde a
guerra contra o colesterol e a pressão alta até campanhas contra gordura
saturada e obesidade. A lista de "inimigos declarados" cresce diariamente, e
todos aqueles que não se curvam são prontamente rotulados de "fascistas", "racistas",
"machistas", "homofóbicos", "xenófobos", "islamófobos", "transófobos" etc.
O ápice deste movimento é a imposição do
"politicamente correto": a guerra contra as opiniões individuais. Ao passo que
a população deve tolerar repugnantes
demonstrações comportamentais — devidamente rotuladas de "arte" —, a
lista de palavras e opiniões proibidas só faz crescer. Tudo aquilo que pode ser
subjetivamente interpretado como 'excludente' ou 'ofensivo' tem de ser
proibido. Ao defender a censura de idéias e comportamentos
considerados "ofensivos", o politicamente correto nada mais é do que
uma ferramenta criada para intimidar e restringir a liberdade de expressão. A
opinião pública jamais deve ir além do espectro de posições aceitáveis.
Porém, enquanto o debate público empobrece, a
diversidade de opiniões radicais prospera às ocultas.
Os marxistas culturais, desta maneira, empurram a
sociedade moralmente para uma crise de identidade por meio dos falsos padrões
criados por uma ética hipócrita. O objetivo não mais é a "ditadura do
proletariado" — pois este projeto fracassou —, mas sim a "ditadura do
politicamente correto", cuja autoridade suprema está nas mãos dos marxistas
culturais.
Como uma nova classe de sacerdotes, os guardiões
desta nova ortodoxia comandam as instituições cujos poderes eles querem
estender sobre toda a sociedade. A destruição moral do indivíduo é um passo
necessário para alcançar a vitória final.
O ópio dos intelectuais
Os crentes deste
neo-marxismo são majoritariamente intelectuais. Os
trabalhadores, afinal, fazem parte da realidade econômica dos processos de
produção e sabem que as promessas socialistas são completamente insanas e
insensatas. Em nenhum lugar do mundo o socialismo foi implantado em decorrência
de algum movimento trabalhista. Os trabalhadores nunca foram a vanguarda do socialismo, mas sim suas principais vítimas.
Os líderes das revoluções sempre foram
intelectuais, membros da classe política, e militares. Cabia aos artistas e
escritores ocultarem a brutalidade dos regimes socialistas por meio de artigos,
livros, filmes e pinturas, e dar ao socialismo uma aparência estética moral,
científica e intelectual. Na propaganda socialista, o novo sistema sempre
parece ser justo e produtivo.
Os marxistas culturais acreditam que, futuramente,
eles serão os únicos detentores do poder, capazes de ditar às massas como
viver, como pensar, como se comportar e até o que comer. No entanto, uma grande
surpresa os espera: se o socialismo de fato vier, a "ditadura dos intelectuais"
será tudo, menos benigna — e nada muito diferente do que ocorreu após os
soviéticos tomarem o poder. Os intelectuais estarão entre as primeiras vítimas.
Foi isso, afinal, o que ocorreu na Revolução
Francesa, a qual foi a primeira tentativa de revolução pelos intelectuais. Várias
das vítimas da guilhotina eram proeminentes intelectuais que haviam
inicialmente apoiado a revolução — Robespierre entre eles. As revoluções sempre matam seus idealizadores.
Em sua peça "A
Morte de Danton", o dramaturgo Georg Büchner famosamente colocou uma
personagem para dizer: "Como Saturno, a revolução devora seus filhos". No
entanto, seria mais apropriado dizer que a revolução devora seus pais
espirituais. Os intelectuais que hoje promovem o marxismo cultural serão os
primeiros da fila do cadafalso caso seu projeto de poder tenha êxito.
Conclusão
Contrariamente ao que Marx acreditava, a história não
está pré-determinada. A longa marcha gramsciana da conquista das instituições
culturais e sociais ocorreu, mas ainda não se consumou por completo. Ainda há tempo de oferecer resistência. E ela já está
ocorrendo.
Para contra-atacar, é necessário apontar a inerente
fraqueza do marxismo cultural. Na medida em que os neo-marxistas alteraram o
marxismo clássico e eliminaram seus pilares básicos (o aprofundamento da
proletarianização, o determinismo histórico, e o colapso total do capitalismo),
o movimento se tornou ainda mais utópico do que o próprio socialismo original.
Como sucessores da Nova Esquerda, os "socialistas
democráticos" atuais propagam uma miscelânea de posições contraditórias. Dado que
o caráter deste movimento é o de promover conflitos de grupos, o neo-marxismo é
ineficaz para servir como instrumento de obtenção de um poder político coerente
necessário para uma ditadura.
No entanto, isso não significa que o movimento
neo-marxista não terá impactos. Ao contrário: por causa de suas inerentes contradições,
a ideologia do marxismo cultural é a principal fonte de confusão que atingiu
praticamente todos os segmentos das atuais sociedades ocidentais, e a qual
ainda pode crescer e atingir proporções perigosas.
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