clube   |   doar   |   idiomas
Primeiro curso de Escola Austríaca do Brasil





Curso de iniciação à Escola Austríaca de Economia


             Uma das missões do Instituto Mises Brasil (IMB) é divulgar o pensamento dos grandes economistas que seguiram a tradição iniciada por Carl Menger (1840-1921) — uma plêiade de grandes autores, entre os quais Eugen von Böhm-Bawerk (1851-1914), Friedrich von Wieser (1851-1926), Ludwig von Mises (1881-1973), Frederich August von Hayek (1899-1992), Murray Rothbard (1926-1995), Israel Kirzner, Roger Garrison e Hans-Hermann Hoppe. Com este objetivo em mente e sabendo que a formação de economistas em nossas universidades apresenta forte viés intervencionista e, ainda, que tal deturpação ultrapassa o âmbito acadêmico para influenciar negativamente nossa economia e sociedade, o IMB entende ser muito importante disseminar os ensinamentos dos austríacos de maneira sistematizada.

            Por outro lado, mesmo nas poucas universidades brasileiras em que não há um viés intervencionista forte, os estudantes são treinados dentro da "mainstream economics", que trata a economia como se fosse uma ciência exata e dá muito pouca ênfase à formação humanista, e acaba por prevalecer nesses centros de ensino o puro tecnicismo.

            O Curso de Iniciação à Escola Austríaca de Economia é uma tentativa de suprir as deficiências do ensino de Economia em nosso país, possibilitando às mais novas gerações de estudantes conhecimentos importantes, nos aspectos teóricos, epistemológicos, metodológicos, filosóficos, humanistas, de aplicações ao mundo real e de interdisciplinaridade e, portanto, contribuindo para aprimorar a formação integral como seres humanos.


Objetivo

Introduzir de forma sistemática os participantes no estudo da Escola Austríaca de Economia.

 

Público

Estudantes e professores universitários; economistas, advogados e profissionais da área humana e social; empresários e administradores de empresas; magistrados, políticos e formadores de políticas públicas; jornalistas, gestores de ONGs e formadores de opinião em geral; demais pessoas interessadas em ampliar conhecimentos.

 

Duração

60 horas, divididas em quatro módulos: I. Conceitos básicos (10 horas); II. Epistemologia das Ciências Sociais (10 horas); Filosofia Política (10 horas) e IV. Economia (Teoria e Aplicações) (30 horas), divididos em 24 aulas, cada uma com duas horas e meia de duração.

 

Local

O primeiro curso presencial será realizado na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no segundo semestre de 2011.

Rua São Francisco Xavier, 524 - Maracanã. Rio de Janeiro - RJ

Bloco F

8º andar

Sala - RAV 84

 

Avaliação

Trabalho escrito a ser entregue no final do curso.

 

Frequência exigida

75% do total de 60 horas, sendo admitida apenas uma falta por módulo.

 

Diplomação

Os certificados de conclusão do primeiro curso serão emitidos pela Sub-Reitoria de Extensão (SR-3) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e assinados pelo Sub-Reitor e pelo Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas.

 

 

 

Programa

 

Módulo I - Conceitos básicos da Escola Austríaca (10 horas)

 

Aula 1 - O lugar da Escola Austríaca na história do pensamento econômico

·         A natureza do problema econômico

·         As reflexões econômicas de Santo Tomás de Aquino e dos escolásticos

·         A resposta de Adam Smith e dos economistas clássicos

·         A proposta de Karl Marx e o pensamento socialista

·         A teoria de John Maynard Keynes e os keynesianos

·         Os monetaristas e os novos clássicos

·         A novidade do pensamento econômico da Escola Austríaca

 

Aula 2 - A tríade básica ou núcleo fundamental da Escola Austríaca

·         Ação humana

·         A concepção dinâmica do tempo

·         A questão do conhecimento

 

Aula 3 - Os elementos de propagação da Escola Austríaca

·         Valor e utilidade marginal

·         Subjetivismo e incerteza genuína

·         Ordens espontâneas versus ordens dirigidas

 

Aula 4 - O âmbito da "Praxeologia"

·         Relações da Economia com outros ramos do conhecimento

·         A sociedade humana

·         O papel do indivíduo na sociedade

 

 

Módulo II - Epistemologia das Ciências Sociais (10 horas)

 

Aula 5 - O conhecimento nas Ciências Sociais

·         Tipos de Conhecimento

·         Especificidade do Conhecimento Científico

·         As Ciências Sociais face às Ciências Naturais

·         Características das Ciências Sociais

·         Crítica ao Cientificismo na Teoria Social

 

Aula 6 - Individualismo Metodológico

·         Fundamentos Ontológicos e Epistemológicos do Individualismo Metodológico

·         O Método 'Compósito' das Ciências Sociais

·         Crítica às teorias Coletivistas

·         Crítica às teorias Historicistas

·         Individualismo: verdadeiro e falso

 

Aula 7 - Epistemolologia e Falibilismo

·         Limites do Conhecimento Científico

·         Modelos e Fatos nas Ciências Sociais

·         Usos do Conhecimento na Sociedade

·         Crítica ao Positivismo em Economia

 

Aula 8 - A construção de uma Ciência da Ação Humana

·         Praxiologia e História

·         O Apriorismo e o estatuto do Axioma Praxiológico

·         Fatos e Valores

·         Limites da Praxiologia

 

 

Módulo III - Filosofia Política (10 horas)

 

Aula 9 - Problemas centrais da Política e a resposta Liberal

·         Natureza comunitária do indivíduo e vantagens da vida em sociedade

·         Divisão social do trabalho e cooperação humana

·         Os problemas de ação coletiva e as origens do Estado

·         Coerção e poder político

·         O conflito entre Segurança e Liberdade

·         A tensão entre Progresso e Tradição

·         A dicotomia entre Público e Privado

·         A dinâmica das mudanças políticas e as formas de Governo

 

Aula 10 - O lugar da Escola Austríaca na Tradição Liberal

·         Características gerais do Pensamento Liberal

·         A Escolástica Tardia e os antecedentes do Liberalismo

·         O Jusnaturalismo Moderno, o Iluminismo Escocês e o nascimento do Liberalismo

·         As revoluções do século XVIII e a evolução do Liberalismo

·         Apogeu e crise do Liberalismo no século XIX

·         O século XX e o renascimento das Escolas Liberais

 

Aula 11 - Liberdade, Justiça, Estado de Direito e Democracia

·         Cataláxia e Ordem Liberal

·         O conceito de Liberdade

·         A idéia de Justiça e seus limites

·         O conceito de Lei e as características do Estado de Direito

·         A Democracia Representativa e o Liberalismo

 

Aula 12 - A crítica ao Socialismo e as propostas para uma Sociedade Livre

·         Características do Socialismo, erros teóricos e impossibilidade de aplicação

·         Os sistemas mistos e "o caminho para a servidão"

·         Falhas de governo e a necessidade de limitação do poder político

·         A crítica ao monopólio político estatal

·         Alternativas aos modelos políticos vigentes

·         A relação entre Política e Ética na Escola Austríaca

 

 

Módulo IV - Economia (30 horas)

 

Aula 13 - Ação humana e economia de mercado

·         O conceito de Ação

·         Fins, valores, meios e utilidade

·         Escassez, plano de ação e ação voluntária

·         A concepção subjetiva do tempo: passado, presente e futuro

·         Criatividade, surpresa e incerteza

·         O caráter subjetivo dos custos

·         O lucro empresarial

·         Utilidade marginal e preferência intertemporal

 

Aula 14 - O mercado como um processo

·         Os elementos da teoria: ação, tempo dinâmico, incerteza genuína, aprendizado

·         Os procedimentos de descobertas

·         O mercado como um processo

·         Equilíbrio de mercado vs. processo de mercado

·         Mercado, preços de mercado e processo de mercado

·         Uma ilustração do processo de mercado: os "cones austríacos"

 

Aula 15 - A função empresarial e o empreendedorismo

·         A função empresarial

·         O valor do empreendedorismo

·          Empreendedorismo e confiança

·          A imitação e a inovação como aprendizado

 

Aula 16 - O debate sobre o cálculo econômico

·         Mises e o início do debate sobre o socialismo

·         Os argumentos de similitude formal e a "solução matemática"

·         Oskar Lange a "solução competitiva"

·         A crítica austríaca ao modelo de Lange

 

Aula 17 - Teoria monetária

·         O problema da circularidade ou círculo austríaco

·         O Teorema da Regressão de Mises

·         A teoria monetária austríaca

·         Inflação, Recessão, Estagflação e Ciclos Econômicos

 

Aula 18 - Moeda, capital e tempo

·         O universo da teoria macroeconômica: moeda, capital e tempo

·         A moeda como uma junta apertada (monetarismo)

·         A moeda como uma junta quebrada (keynesianismo)

·         A concepção austríaca da moeda como uma junta frouxa

·         A macroeconomia da mainstream

·         A teoria "macroeconômica" austríaca

·         Alguns avanços na mainstream economics

 

Aula 19 - Teoria do capital

·         Teoria do capital

·         A teoria do capital de Böhm-Bawerk

·         Ação humana, tempo e incerteza

·         O capital e os bens de capital

·         A mosca de alvo bawerkiana e os triângulos hayekianos

·         O Fator Tempo e as Taxas de Juros

·         Poupança e Investimento

·         O conceito de capital

·         As dimensões do capital

·         A intensidade do capital

·         Efeitos de variações na taxa de juros

·         Teoria do capital e macroeconomia

 

Aula 20 - Teoria dos ciclos econômicos

·         Os elementos da teoria

·         Os triângulos de Hayek e os vetores de oferta e demanda "agregadas"

·         As cinco "fases" dos ciclos econômicos

·         A não-neutralidade da moeda

·         Os triângulos de Hayek e a curva de Phillips

·         O efeito Ricardoe o efeito concertina

·         Efeito taxa de juros

·         Efeito preços relativos

 

Aula 21 - A "macroeconomia" baseada na estrutura de capital

·         O irrealismo dos modelos macroeconômicos da mainstream

·         A "macroeconomia" da estrutura de capital

·         Os três elementos da Macroeconomia da Estrutura de Capital

·         A macroeconomia dos booms e busts (Austrian Business Cycles Theory - ABCT)

·         Generalização da teoria

 

Aula 22 - As grandes crises econômicas

·         As crises de 1920-1921, 1929 e de 2008

·         Os diagnósticos da mainstream e o diagnóstico austríaco

·         Antecedentes da crise de 1929

·         Antecedentes da crise de 2008

·         Os "remédios" keynesianos adotados em 1929 e em 2008

·         O sucesso do remédio austríaco para a crise de 1920-1921

 

Aula 23 - A discussão sobre a necessidade ou não da existência de bancos centrais

·         Bancos centrais e sua história de fracassos

·         Padrão ouro e consequências do seu abandono

·         A instabilidade do sistema de reservas fracionárias

·         O free banking

·         Os efeitos perversos das políticas anticíclicas

·         A Escola Austríaca e os modernos instrumentos financeiros

·         A Escola Austríaca e a economia globalizada

 

Aula 24 - Uma agenda austríaca para o desenvolvimento

·         As vantagens de uma sociedade de pessoas livres

·         Gastos públicos e endividamento público

·         Moeda, juros, câmbio e preços

·         Coerção e tributação

·         Federalismo e subsidiariedade

·         As reformas necessárias para potencializar a ação humana



CALENDÁRIO DO CURSO INICIAÇÃO À EAE

 

Aula inaugural - Helio Beltrão - dia 18 de outubro

Módulo I - 10 horas (4 aulas) -  (Helio Beltrão) 19 de outubro, (Prof. Alex Catharino ):  Datas:  25, 26 e 27 de outubro.

Módulo II - 10 horas (4 aulas) -  (Prof. André de Azevedo Alves) - Datas: 31 de outubro, 1, 3, e 4 de novembro.

Módulo III - 10 horas (4 aulas) - (Prof. André):-  Datas: 7, 8, 9 e 10 de novembro

Módulo IV - 30 horas (12 aulas) - (Prof. Ubiratan) - Datas: 16, 17, 21, 22, 23, 24 e 28 de novembro e 1, 5, 6, 7 e 8 de dezembro


Indicações Bibliográficas

 

Livro Básico:

 

IORIO, Ubiratan Jorge. Ação, Tempo e Conhecimento: A Escola Austríaca de Economia. São Paulo: Instituto Mises Brasil, 2011.

 

 

Leituras Complementares:

 

ALVES, André Azevedo. Ordem, Liberdade e Estado: Uma reflexão crítica sobre a filosofia política em Hayek e Buchanan, Porto: Praedicare, 2006.

ALVES, André Azevedo. "A Análise Dinâmica dos Processos de Mercado: a Escola Austríaca face ao Paradigma Neoclássico." In: Revista Portuguesa de Filosofia, Número 65, 2009: 303-319.

ANTISERI, Dario. Liberi perché fallibili. Soveria Mannelli: Rubbettino Editore, 1995.

__________ . Princìpi liberali. Soveria Mannelli: Rubbettino Editore, 2003.

BÖHM-BAWERK, Eugen von. Capital and Interest: A Critical History of Economical Theory. (Translated by William A. Smart). London: Macmillan, 1890.

__________ . The Positive Theory of Capital. (Translated by William A. Smart). London: Macmillan, 1891.

CATHARINO, Alex. "Liberalismo". In: BARRETO, Vicente (Org.). Dicionário de Filosofia Política. São Leopoldo: UNISINOS, 2010. pp. 307-311.

__________ . "Origens e Desenvolvimento do Liberalismo Clássico". In: GARCIA, Aloísio Teixeira (Org.). Ensaios sobre Liberdade e Prosperidade. Belo Horizonte: UNA Editoria, 2001. pp. 57-81.

__________ . "Origens e Evolução da ciência da Riqueza e da Pobreza: Uma análise histórica da filosofia social dos economistas clássicos". In: Revista Metanóia, Número 6 (2004): 31-58.

CONSTANTINO, Rodrigo. Economia do Indivíduo: O Legado da Escola Austríaca. São Paulo: Instituto Mises Brasil, 2009.

FEIJÓ, Ricardo. Economia e Filosofia na Escola Austríaca: Menger, Mises e Hayek. São Paulo: Nobel, 2000.

GARRISON, Roger W. Time and Money: the Macroeconomics of Capital Structure. London / New York: Routledge, 2001.

GUERREIRO, Mário A. L. Ética Mínima para Homens Práticos. (Apresentação de Alberto Oliva). Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1995.

__________ . Igualdade ou Liberdade? Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.

HAYEK, Friedrich August von. Direito, Legislação e Liberdade: Uma nova formulação dos princípios liberais de Justiça e Economia Política. (Apresentação e supervisão da tradução de Henry Maksoud; tradução de Anna Maria Capovilla, José Ítalo Stelle, Manoel Paulo Ferreira e Maria Luiza X. de A. Borges). São Paulo: Editora Visão, 1985. 3v.

__________ . Individualism and Economic Order. Chicago: The University of Chicago Press, 1984.

__________ . O caminho da servidão. (Tradução e revisão de Anna Maria Capovilla, José Ítalo Stelle e Liane de Morais Ribeiro). Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 5ª edição, 1990.

__________ . Os Fundamentos da Liberdade. (Tradução de Anna Maria Copovilla & José Ítalo Stelle). São Paulo / Brasília: Editora Visão / Editora Universidade de Brasília, 1983.

__________ . The Counter Revolution of Science: Studies on the Abuse of Reason. Indianapolis: Liberty Press, 1979.

HUERTA DE SOTO, Jesus. Socialismo, Cálculo Econômico y Función Empresarial. Madrid: Unión Editorial, 1992.

IORIO, Ubiratan J. Economia e Liberdade: A Escola Austríaca e a Economia Brasileira. (Prefácio de Roberto Campos). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2ª edição revista e ampliada, 1997.

KIRZNER, Israel M. The Meaning of Market Process: Essays in the development of modern Austrian economics. London / New York: Routledge, 1992.

LEME, Og Francisco. Entre os cupins e os homens. Rio de Janeiro: Instituto Liberal / José Olympio Editora, 1988.

MENGER, Carl. Principles of Economics. (Foreword by Peter G. Klein; Introduction by F. A. Hayek; Translated by James Dingwall and Bert F. Hoselitz). Auburn: Ludwig von Mises Institute, 2007.

MISES, Ludwig von. Ação humana: Um tratado de Economia. (Tradução de Donald Stewart Jr.). Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1990.

__________ . Epistemological Ploblems of Economics. (Translated by George Reisman; Introduction to the Third Edition by Jörg Guido Hülsmann). Auburn: Ludwig von Mises Institute, 3rd Edition, 2003.

__________ . Liberalismo: Segundo a tradição clássica. (Tradução de Haydn Coutinho Pimenta). Rio de Janeiro: José Olympio / Instituto Liberal, 1987.

__________ . Socialism: An Economic and Sociological Analysis. (Translated by J. Kahane; Foreword by F. A. Hayek). Indianapolis: Liberty Fund, 2008.

__________ . The Theory of Money and Credit. (Translated by H. E. Batson). Irvington-on-Hudson: Foundation for Economic Education, 1971.

__________ . The Ultimate Foundation of Economic Science: An Essay on Method. (Foreword by Israel M. Kirzner). Irvington-on-Hudson: Foundation for Economic Education, 2002.

MOREIRA, José Manuel. Filosofia e metodologia da economia em F. A. Hayek ou a redescoberta de um caminho "terceiro" para a compreensão e melhoria da ordem alargada da interação humana. Porto: Publicações da Universidade do Porto, 1994.

MOREIRA, José Manuel e ALVES, André Azevedo. "Crise económica e financeira ou cultural e institucional. Análise à luz do debate entre Hayek e Keynes" In: Revista de Economia & Relações Internacionais, Fundação Armando Alvares Penteado Número 9 (17), 2010: 108-125.

O'DRISCOLL JR., Gerald P. & RIZZO, Mario J. The Economics of Time and Ignorance. London / New York: Routledge, 1996.

OLIVA, Alberto. Conhecimento e Liberdade: Individualismo X Coletivismo. (Prefácio de Roque Spencer Maciel de Barros). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2ª Edição revista e ampliada, 1999.

__________ . Entre o Dogmatismo Arrogante e o Desespero Cético: A Negatividade como Fundamento da Visão de Mundo Liberal. (Apresentação de Og Francisco Leme). Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1993.

ROTHBARD, Murray N. America's Great Depression. Kansas City: Sheed & Ward, 1972.

__________ . An Austrian Perspective on the History of Economic Thought - Volume I: Economic Though Before Adam Smith. Hants: Edward Helgar Publishing, 1995.

__________ . An Austrian Perspective on the History of Economic Thought - Volume II: Classical Economics. Hants: EdALVES, André Azevedo. ward Helgar Publishing, 1995.

__________ . Man, Economy and State: A Treatise on Economic Principles. Auburn: Ludwig von Mises Institute, 2001.

__________ . The Ethics of Liberty. New York: New York University Press, 1998.

SKOUSEN, Mark. The Making of Modern Economics: The Lives and Ideas of the Great Thinkers. Armonk: M. E. Sharpe, 2002.

__________ . Vienna & Chigago, Friends or Foes? - A Tale of Two Schools of Free-Market Economics. Washington DC: Regnery Publishing, 2005.

__________ . The Structure of Production. New York: New York University Press, 1990.

WIESER, Friedrich von. Natural Value. (Edited with a Preface and Analysis by William Smart; Translated by Christian A. Malloch). London: Macmillan, 1893.

__________ . Social Economics. (Foreword by Wesley C. Mitchell; Translated by A. F. Hinrichs). London: Routledge, 2003.

ZANOTTI, Gabriel. Epistemologia da Economia. (Tradução de Júlio Cezar R. Pereira). Porto Alegre: EDIPUCRS, 1997.

 

 

1 voto

autor

Equipe IMB

  • Ze  05/10/2011 11:26
    Sem palavras!
  • anônimo  05/10/2011 11:27
    pena que é no Rio de Janeiro, fica a dica para gravarem as aulas e venderem o curso em DVD.
  • Mateus  05/10/2011 11:49
    Exatamente! Pra mim também não dá pra ir ao RJ nessas datas. Seria ótimo podermos contar com o DVD.
  • Diego  05/10/2011 15:54
    Ótima idéia. Se sair o DVD eu compro. Ou se o curso chegar aqui no Rio Grande do Sul heheh
  • Alexnaldo Silva  05/10/2011 11:36
    Esse curso realmente merece toda a pompa e circunstância. Um curso que, certamente, fará a diferença entre a economia enlatada da universidade e a verdadeira economia que leva em conta, o ser humano. Mesmo reconhecendo que este curso está vindo em boa hora, a sua divulgação foi muito tardia. Um curso de muito interesse como esse não pode ser divulgado com apenas 2 (duas) semanas. Acho que está muito "encima da hora". Acho que a divulgação desse curso deveria ter sido feita com bastante antecedência. Pelo menos uns 6 (seis) meses.
    Aproveito o ensejo para propor que esse curso tb tenha ou uma versão on-line ou gravada, e que possa ser comercializada para o bom proveito de assim como eu, amigos e comparsas da "causa liberal", para não perdermos essa oportunidade.

    No mais, parabenizo o Instituto Mises pela a iniciativa.

    Alexnaldo Silva

  • Siegberto Schenk  05/10/2011 20:55
    Que ótima notícia! Parabéns pela iniciativa, acho que será um marco para a disseminação das idéias austro-libertárias no nosso país. EAinRio vai ficar para a história... Eu vou!

    Entretanto, concordo com o Alexnaldo, acho que a divulgação foi muito em cima e não tenho condições de alterar minha agenda de viagens e compromissos em tão curto espaço de tempo. Portanto, devo perder várias aulas que poderiam ser facilmente acompanhadas a posteriori via web, se forem disponibilizadas.

    Ficam aí as sugestões que de forma alguma desmerecem o valor da iniciativa! Sucesso a todos nós!
  • Vítor Höher Nunes  05/10/2011 11:46
    Genial!!! Se eu não morasse no RS, minha presença seria certa...
  • Daniel Marchi  05/10/2011 12:04
    A gravação em DVD seria excelente. Espetacular mesmo seria a transmissão das aulas pela WEB, para alunos ouvintes. Considerem essa possibilidade, inclusive com o acesso às aulas ao vivo mediante pagamento de taxa. Tenham certeza que a quantidade de pessoas interessadas, Brasil afora, será enorme.

    Parabéns a todos que conseguiram viabilizar esse projeto.

    Abç

    Daniel Marchi
  • Pedro  05/10/2011 12:05
    Pena que seja tão longe.... se fosse aqui em São Paulo capital certamente eu iria.

    Vai ser lançado em DVD?
  • Carlos  05/10/2011 12:13
    Ótima idéia o DVD!\r
    \r
    Também não consigo presenciar no Rio!
  • Vicente Junior  05/10/2011 17:40
    Este curso tem o propósito de ser anual?
  • Fernando Chiocca  05/10/2011 18:46
    Ainda não sabemos.
    Vamos analisar os resultados para saber quais serão os próximos passos.

    abs
  • Gustavo Nogy  05/10/2011 12:13
    Parabéns pela iniciativa. Duas sugestões: uma outra edição na capital paulistana. E, assim como Daniel sugeriu, se possível, que esta edição carioca seja transmitida online. Ou, ao menos, gravada em dvd´s e vendida depois.

  • Marco  05/10/2011 12:13
    Ótima iniciativa! Como moro no interiorrrr paulista perderei a oportunidade. Seguindo o coro dos amigos acima, gravem as aulas em DVD ou façam um curso online pra nós podermos disfrutar também!
  • Marcelo Cerri  05/10/2011 12:13
    Aumentando o coro: por favor, transmitam via web ou façam DVD!!!
  • Pedro  05/10/2011 12:30
    Legal seria se tivesse streaming ou que disponibilizassem as aulas para download, ao invés de para compra.
  • José Ricardo das C. Monteiro  05/10/2011 12:39
    Saudações, realmente, vocês precisam pensar no curso em São Paulo, estou com inveja daqueles que poderão fazê-lo no Rio.
    Favor estudar a viabilidade do curso ser realizado em São Paulo.
    Não penso que no cartaz "à 15/12" esteja certo, vamos consultar?
    Aguardarei o curso em São Paulo.
  • Alan Denadary  05/10/2011 12:40
    Escola Austríaca! Eu vou (melhor que o Rock In Rio)
  • Brunno  05/10/2011 12:41
    Sensacional! Pena que moro em Curitiba e não poderei ir... A idéia do curso on-line é boa, quem sabe o pessoal não se anima e prepara um?
  • Fabio Sandi  13/10/2012 06:38
    Tambem sou de Curitiba, com certeza seria fantástico ter este curso aqui tambem!!
  • Caio  05/10/2011 12:47
    Digo o mesmo, pena que é no Rio e nessas datas, poderia haver um "intensivo" durante as férias.
  • Sergio Marcelo  05/10/2011 15:23
    concordo, o periodo é mto longo pra ficar no rio direto =(
  • Sérgio Marcelo  05/10/2011 12:58
    +DVD!! por favor, gravem o DVD sim! Vai ser muito importante!! Espero estar lá. Mas o DVD seria mto foda =)
  • Arion  05/10/2011 13:01
    Quase pedi férias para fazer o curso. Seu eu não estivesse de mudança para outra cidade...\r
    \r
  • André Ramos  05/10/2011 13:03
    Já estou me organizando para tirar férias e conseguir ter pelo menos a frequência mínima exigida.\r
    Mas se o curso for via web será bem melhor mesmo!\r
    Vamos esperar alguém do IMB se pronunciar.
  • Fernando Chiocca  05/10/2011 13:17
    Oi André

    O curso será presencial mesmo, na UERJ.

    Não sei ainda se poderemos filmar as aulas.

    Abs
  • LIVIO LUIZ SOARES DE OLIVEIRA  05/10/2011 13:50
    Seria um desperdício não filmar e disponibilizar as aulas em dvd, Fernando. Um evento dessa magnitude merece algo assim. Ficaria para a posteridade. Ou haveria alguma restrição da UERJ nesse sentido?
  • Alex  05/10/2011 16:05
    Alex Curtiu isso!
  • PESCADOR  05/10/2011 13:23
    Sensacional a idéia desse curso! Eu moro em São Paulo e se tivesse um curso desse aqui, minha inscrição seria feita na certa. Não perderia, jamais! Acredito que a idéia do DVD é muito boa. Fica a dica para o Hélio e equipe do IMB. Desconheço os custos de gravação de DVDs, mas acho que teria um grande público no Brasil. Um público de nicho, bem específico, mas fiel à causa da liberdade. Eu compraria, com toda certeza!
  • LIVIO LUIZ SOARES DE OLIVEIRA  05/10/2011 13:44
    Congratulações pela iniciativa! Se esse curso fosse disponibilizado on-line, eu pagaria a taxa. Peço à equipe do IMB que considere essa possibilidade.
  • Sergio Ritter  05/10/2011 13:46
    Sensacional este curso.

    Quando forem realizar em São Paulo, com certeza participarei.
  • Matheus Moraes  05/10/2011 14:09
    Não poderei comparecer... Mas gostaria muito se pudesse comprar uma gravação do curso. Será realmente incrível!
  • Alexandre M. R. Filho  05/10/2011 14:24
    Cara, parabéns! Agora a coisa vai.\r
    \r
    Um apena eu morar tão longe...
  • João Vicente de A. da Costa  05/10/2011 15:24
    Faço coro aos demais colegas, para pedir que seja avaliada a possibilidade de transmissão do curso via web. De toda sorte, desejo ao evento todo sucesso.

    Abraços a todos.
  • Alex  05/10/2011 16:00
    A galera da WEB não pode ficar de fora dessa.. Transmissão pra WEB ou vendas de DVDs. Ao saber de nossa necessidade sei que eles tomarão uma providência, mas todos os interessados terão que se manifestar. Para eles terem uma noção do quanto precisamos de um curso de EAE
  • Gui  05/10/2011 16:05
    Que orgulho! Que satisfação! Que inveja dos cariocas! Rsrsrs! \r
    \r
    Tenho certeza que o curso será um estrondoso sucesso, pois percebo cada vez mais que o movimento pela liberdade virou uma bola de neve; a sociedade já sente a opressão, e já se mobiliza contra ela: "Não há nada mais poderoso do que a força de uma ideia cujo tempo chegou" (Victor Hugo).
  • Fernando Z  05/10/2011 16:18
    A idéia do DVD foi muito boa.
  • Arnaldo  05/10/2011 16:23
    Sucesso!
  • Bernardo Santoro  05/10/2011 16:26
    O LIBER/RJ vai em peso.
  • Rodrigo  05/10/2011 16:26
    Pessoal do IMB, vcs não irão fazer tamanha desfeita com seus leitores em não gravar ou transmitir via web este curso, certo? Não irão, né? Heim, heim?

    No mais, parabéns à todos.
  • mcmoraes  05/10/2011 16:32
    Que orgulho! Que satisfação! Que inveja dos cariocas! Rsrsrs! [2]

    ps: bela frase do Vitor Hugo, Gui.
  • Getulio Malveira  05/10/2011 17:23
    Pena que moro tão longe e não tenho disponibilidade para viajar. A idéia de gravar em DVD é muito boa, mas entendo que devem haver problemas quanto a isso... mas tenho certeza que o curso vai ser um grande sucesso e, assim sendo, vai poder se repetir em outros lugares - principalmente em outras universidades: é hora da EA tomar seu lugar de direito na academia!
  • Bernardo Santoro  05/10/2011 18:08
    Não pude deixar de ver um problema nas datas.

    A última aula do módulo II será mesmo num sábado (05/11)?

    As datas de 08 e 10/11 são colidentes para os módulos III e IV. Vamos ter que optar por uma delas? Elas serão em horários diferentes?

    Abraços para todos!
  • Absolut  05/10/2011 19:28
    Calma, galera. É a primeira vez que isso ocorre aqui no Brasil, logo certamente haverá muitas falhas (naturalíssimas, completamente aceitáveis em seu decorrer).
  • Rafael Hotz  05/10/2011 20:17
    Parabéns ao Mises Brasil.

    Gostaria de adicionar que diversos livros que constam na bibliografia do curso podem ser baixados de graça no meu site. Qualquer link quebrado, me avisem, por favor.
  • Filosofo  05/10/2011 23:42
    POR FAVOR FILMEM AS AULAS, EU IMPLORO.
  • Fred  05/10/2011 23:44
    Melhor seria um curso anual, em tempos de férias, assim pessoas de Outros estado poderiam participar.
  • Andre Poffo  06/10/2011 00:08
    Poxa, parabéns!
    Isso parece inacreditável.

    Gostaria de participar, mas não por agora. :/
  • Bruno  06/10/2011 09:37
    vocês tem que anunciar esses cursos com no mínimo 2 meses de antecedência, assim como os fóruns e convenções. só assim pessoas de outras cidade poderão se programar pra ir marcar presença.
  • Erik Frederico Alves Cenaqui  06/10/2011 13:46
    Prezada equipe IMB\r
    \r
    Meus parabéns por mais esta iniciativa.\r
    \r
    Eu já achava muito interessante a realização dos seminários pelo Instituto.\r
    \r
    Agora vocês lançam um curso de iniciação na Escola Austríaca.\r
    \r
    Apesar da extrema força do estatismo no Brasil o IMB continua avançando.\r
    \r
    Muito bom mesmo.\r
    \r
    Abraços
  • luis fernando  06/10/2011 14:00
    Boas tardes,\r
    E em Sampa quando será?\r
    \r
    Abração,\r
    luis fernando
  • douglas correia  07/10/2011 02:56
    pessoal do blog, por favor, nos esclareçam o mais rápido possível: esse curso será ministrado também em são paulo????
  • Fernando Chiocca  07/10/2011 03:08
    Nada previsto ainda para São Paulo douglas. Por enquanto só no Rio mesmo.
  • Carlos  07/10/2011 21:26
    Minas aguarda vocês!

    Libertas quae sera tamen!
  • Fabioduarte  09/10/2011 08:31
    Queremos em São Paulo....e num dia da semana e horário fora do horário comercial..rs
  • Andre Poffo  09/10/2011 12:30
    Eu tenho o direito de ter um curso desses aqui em SC.
    :P
  • luis fernando  09/10/2011 22:43
    Uma idéia seria tabular o que será apresentado no Rio e disponibiliza-lo via net. Que tal a idéia?
  • PM  17/10/2011 23:34
    Por favor, n~ao deixem de oferecer este curso em São Paulo também!
  • Sergio Marcelo  19/10/2011 01:21
    Fui hj no primeiro dia do curso. Mto bom mesmo. Esta de parabens. Quem nao for esta perdendo uma grande oportunidade. Ainda da tempo!
  • guiomar  12/11/2011 02:53
    Boa Noite,\r
    \r
    Eu gostaria de saber se e possivel tomar esse curso online. Moro fora do Brasil, e fazer o curso online seria minha unica opcao no momento. OBrigada.
  • Guilherme  27/11/2011 18:39
    Se o curso fosse no Paraná, certeza que estaria fazendo.

    Moro em Curitiba, viajar para o Rio, no momento, não vai dar.
  • Diego  12/02/2012 18:24
    Alguma previsão de postagem do Módulo de Economia no canal do youtube?


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.