43º Podcast Mises Brasil - Pedro Sette-Câmara




logo_baixa.jpgPODCAST 43 - PEDRO SETTE-CÂMARA

Muitos liberais e libertários brasileiros tiveram o primeiro contato com as ideias da liberdade e autores até então desconhecidos por aqui, incluindo os site do Mises Institute e do Lew Rockwell, pelo hoje infelizmente extinto site O Indivíduo, criado em 1997. Da ideia inicial de fazer um jornal estudantil, que acabou por colocar seus autores, então estudantes da PUC-Rio, no centro de uma acusação gravíssima de racismo porque publicaram um texto crítico sobre a semana da consciência negra, o site O Indivíduo se transformou num valioso instrumento de divulgação do pensamento liberal e libertário e de análise de assuntos nacionais sob essa perspectiva.

Neste Podcast do Instituto Mises Brasil, que também é um registro de parte da história recente do libertarianismo brasileiro, um dos fundadores doO Indivíduo, Pedro Sette Câmara, conta a razão pela qual eles e seus colegas Alvaro Velloso, Sergio de Biase e José Roberto de Barros sofreram uma tentativa de linchamento dentro do campus da PUC-Rio logo após a distribuição do jornal impresso, que logo depois seria transformado em site (já nos anos de 2000, o site passou por um hiato sem atualização até ser convertido em blog que foi mantido ativo pelo Sergio até a sua morte). Para o podcast, Pedro conta pela primeira vez qual foi o verdadeiro motivo para a reação violenta dos estudantes da PUC.

Oito dias depois da confusão na universidade, segundo Pedro, o Sergio de Biase apareceu com o site pronto. "Depois daquilo tudo queríamos que o jornal simplesmente continuasse como uma maneira de dizer que não havíamos ficado intimidados. E aí a gente começou a alimentar o site por duas razões: em primeiro lugar porque o jornal saiu no fim do ano e a PUC entrou em férias, e não dava para distribuir um jornal nesse período. Em segundo lugar, imprimir custa muito dinheiro. Decidimos ficar com o site porque era muito mais fácil, só isso".

Analisando retrospectivamente, Pedro, que é formado em Letras-Grego pela UFRJ, além de ser tradutor e dramaturgo, aponta as virtudes do site e o seu papel na difusão das ideias da liberdade, e também faz algumas observações comparativas sobre o desenvolvimento, divulgação e a projeção das ideias da liberdade hoje comparado ao trabalho realizado naquela época. "O site O Indivíduo teve a virtude divulgar na internet brasileira muitos temas e autores que na época eram impensáveis no Brasil".

Além de ter sido um dos criadores d?O Indivíduo, Pedro continuou atuando na defesa e promoção das ideias da liberdade tendo sido um dos fundadores do Instituto Millenium, onde também trabalhou, e atuou como gerente do OrdemLivre.org. Tradutor com trabalhos realizado para editoras como É Realizações, que publicou O Fim do FED, de Ron Paul, e Companhia das Letras, Pedro está atualmente traduzindo para o IMB o livro America's Great Depression, de Murray N. Rothbard.







Nenhum comentário / Seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário / Seja o primeiro a comentar!

Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
  Nome
  Email   (também utilizado para o Avatar, crie o seu em www.gravatar.com)
  Website
Digite o código:

Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.







Multimídia   
  Podcast Mises Brasil
        por Bruno Garschagen - 06/01/2019
  Conferência de Escola Austríaca 2014
        por Diversos - 23/10/2014
  Fraude - Explicando a grande recessão
        por Equipe IMB - 31/10/2012
veja mais...



Instituto Ludwig von Mises Brasil



contato@mises.org.br      formulário de contato           Google+
Desenvolvido por Ativata Software