clube   |   doar   |   idiomas
sexta-feira, 23 mar 2012
12º Podcast Mises Brasil - Fábio Barbieri - PARTE 1

logo_baixa.jpg12 - Entrevista com Fábio Barbieri

O professor Fábio Barbieri é um caso raro na academia brasileira. Fez mestrado e doutorado na Universidade de São Paulo (USP) utilizando os instrumentos téoricos da Escola Austríaca na dissertação de mestrado (O processo de mercado na escola austríaca moderna) e depois na tese de doutorado (História do debate do cálculo econômico socialista), e em seguida tornou-se professor da mesma universidade, cujo departamento de Economia não é exatamente um ambiente amigável para um economista Austríaco. "Como o Austríaco não é um sujeito que tem um espaço garantido na academia, ele precisa ser 10 vezes melhor do que o outro. Tem que ler e saber as teorias de todos os autores contrários porque na academia você será pressionado como um sujeito de segunda categoria, como se você não tivesse QI o bastante para fazer testes econométricos".

Docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP de Ribeirão Preto, Barbieri explicou nesta entrevista para o Podcast do Mises Brasil a teoria Austríaca do intervencionismo, tema de sua palestra na III Conferência de Escola Austríaca (http://www.mises.org.br/EAMain.aspx) que será realizada em São Paulo nos dias 12 e 13 de maio. Barbieri também explicou por que o falibilismo deve ser um dos elementos estruturais do pensamento liberal, falou sobre sua história acadêmica e a respeito dos seus estudos sobre a complexidade em economia e teoria do processo de mercado. 




  • Erick Skrabe  23/03/2012 11:57
    Outro incrível podcast.

    Fabio Barbieri mandou bem: "como um austríaco não tem lugar garantido na academia ele precisa ser 10 vezes melhor do que os outros", fico feliz de saber que temos alguns como Barbieri e Iorio que conseguem difundir a Escola Austríaca em um ambiente completamente avesso.
  • Eliane Uhlmann  30/03/2017 00:56
    Chego à conclusão que minha faculdade de economia deveria fechar. 3/4 da grade foram sociologia. Lavagem cerebral. Perda de tempo.


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.