clube   |   doar   |   idiomas

É revelador desse momento de transição por que passa o Brasil que um professor universitário e advogado tenha elaborado uma perspectiva incomum e adequada no âmbito do direito trabalhista, área tão dominada pelo pensamento contrário à economia de mercado, à iniciativa privada e ao empresário. E que esse mesmo trabalho acadêmico esteja fundamentado na teoria da Escola Austríaca de Economia é algo extraordinariamente novo e bem-vindo.

Com este livro A Desconsideração da Personalidade Jurídica na Justiça do Trabalho – uma nova abordagem, produto de sua dissertação de mestrado em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Rodrigo Saraiva Marinho amplia o debate especializado com vigor e frescor intelectual.

Sua análise crítica e propositiva tem a marca distintiva de oferecer parâmetros teóricos apropriados que poderão ser úteis para todos aqueles que enfrentam as questões levantadas nesta obra e que estão hoje imersos em um, ou à mercê de um, direito do trabalho ideologicamente enviesado.

Ao situar o debate sobre a personalidade jurídica na justiça do trabalho, apresenta ferramentas teóricas alienígenas às atuais discussões nesse ramo do Direito. E ao explicar o que é, e qual é, a função do empreendedor com base nas obras de autores seminais como Carl Menger, Ludwig von Mises, F. A. Hayek e Israel Kirzner, permite que estudantes e operadores do Direito conheçam e avaliem o problema sob uma perspectiva diferente da hoje dominante.

Sendo hoje um dos principais e mais atuantes defensores das ideias da liberdade no Brasil, presidindo o Instituto Liberal do Nordeste (ILIN), Rodrigo Saraiva Marinho associa neste livro a sua atividade profissional e acadêmica na área jurídica com seu interesse intelectual pela Escola Austríaca. E o resultado pode ser lido e examinado neste livro, que é fruto da feliz parceria entre a Resistência Cultural e o Instituto Mises Brasil. Que esta obra conquiste o seu merecido espaço no debate público e acadêmico. (Bruno Garschagen)



ISBN: 9788566418064
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Ano: 2015
Edição: 1ª
Autor: Rodrigo Saraiva Marinho
Capa, projeto gráfico e diagramação: Caroline Rêgo
Nº de páginas: 154


Sobre o autor

Rodrigo Saraiva Marinho é advogado, professor de direito, mestre em direito constitucional pela UNIFOR, membro do Conselho Editorial da Revista Mises, presidente do Instituto Liberal do Nordeste, membro do Conselho de Administração do Instituto Mises Brasil e Diretor de Operações da Rede Liberdade.


ADICIONAR À MINHA BIBLIOTECA