clube   |   doar   |   idiomas

19/10/2017 00:00  por  Leandro Narloch \  economia

Em 2015, dezoito peruanos fugiram de uma oficina de costura na zona leste de São Paulo e correram para uma delegacia. Contaram trabalhar 17 horas por dia e que um vigia os proibia de sair da oficina.

Um ano antes, motoristas da mineradora Milplan, de Minas Gerais, foram flagrados trabalhando com carteira assinada, férias, recesso remunerado no fim de ano e 13º salário. Como ganhavam adicional de horas extras, alguns trabalhavam mais que doze horas por dia.

O leitor há de concordar que as duas situações são bem diferentes. Para os fiscais do Ministério do Trabalho, no entanto, eram idênticas.


19/09/2017 00:00  por  Fernando Ulrich \  economia

O Banco Central do Brasil iniciou uma campanha para encorajar as pessoas a circularem as moedas metálicas, as quais estão "sumidas" do mercado. Em seu Twitter, a instituição está recorrendo à hashtag #MoedaTemQueCircular.

Isso mostra o quanto ele desconhece sobre algo que supostamente deveria dominar.

05/09/2017 00:00  por  [sem autor definido] \  economia

Como cada tipo de governo funciona? Não é necessário mais do que duas vacas para explicar.

Um pouco de humor para descontrair. 


28/08/2017 00:00  por  Equipe IMB \  economia

Nestes livros, conheceremos o Mises prático, que discutia e orientava políticas públicas durante sua carreira de chefe da Câmera de Comércio, um órgão não-governamental com altíssima influência nas políticas públicas da Áustria. Foi ali, por exemplo, que Mises conseguiu, apenas com suas palavras, impedir que o socialismo fosse instalado na Áustria.



19/07/2017 00:00  por  Luiz Philippe Orleans e Bragança \  economia

O Brasil livre, de jura e de fato, nasceu junto com a independência do país. Nossa primeira constituição foi escrita em 1824, inspirada na Constituição dos Estados Unidos, criada 35 anos antes. Ela impunha limites ao estado, e não ao cidadão empreendedor. Além de segurar o apetite do estado em tornar-se cada vez maior, essa constituição garantia que as pessoas nunca teriam sua livre iniciativa censurada pelo poder público.

Porém, após a constituição de 1824 (clique para ler na integra), nossos políticos conscientemente foram transformando o Brasil em um estado tirânico que age à revelia do indivíduo. Com efeito, houve uma verdadeira involução jurídica desde então nesse aspecto.


07/07/2017 00:00  por  Geanluca Lorenzon \  economia

Prepare-se para mais uma elevação nas mensalidades do seu plano de saúde. E agradeça ao sacrossanto Ministério Público.


04/04/2017 00:00  por  Equipe IMB \  economia

A esquerda sempre deu de barato que os pobres — assim como os negros e os gays — eram seus "aliados naturais". Por isso, ela sempre os tratou como uma massa amorfa, como um coletivo formado por indivíduos homogêneos destituídos de raciocínio crítico e de vontade própria. 

Para a esquerda, os pobres não passam de uma massa acrítica, que reagiria bovinamente a frases de efeito e que imediatamente se identificaria com todas as afetações de vitimismo e efusões de coitadismo repetidos em profusão por militantes.

Porém, o que a pesquisa descobriu sobre como realmente pensam os pobres praticamente deixou a esquerda sem chão.


24/03/2017 00:00  por  Geanluca Lorenzon \  economia

O Instituto Mises Brasil está lançando um concurso de artigos em comemoração aos seus 10 (dez) anos!



CATEGORIA
  
POST POR DATA