O caso de um herói

Cleber Nunes leciona seus filhos Davi e Jonatas
Neste fim de semana, no I Seminário de Escola Austríaca no Brasil, ocorrido em Porto Alegre, tivemos o imenso privilégio de assistir à palestra de Cleber Nunes, pequeno empreendedor mineiro, agora residindo numa cidadezinha interiorana, que retirou seus filhos da escola para aplicar o método de homeschooling, ou ensino domiciliar.  O ensino domiciliar é um tradicional e incomparável método nos EUA, porém considerado crime por esta terra avessa à liberdade e tão necessitada da tutela oficial do estado em praticamente todas as esferas da vida.  A tragédia da educação no Brasil praticamente não altera nossa concepção.

O sucesso do homeschooling nos EUA em relação ao ensino transmitido nas escolas regulares (sejam públicas ou privadas) tem tornado esta prática cada vez mais popular em todo território americano.  A principal razão disso é a vertiginosa queda na qualidade do ensino daquele país, que se acentua à medida que ele se torna cada vez mais controlado pelo Ministério da Educação.

Mas, voltando ao Brasil, o caso dos garotos Davi e Jonatas, hoje com 16 e 17 anos, é emblemático.  Durante uma conversa antes de sua palestra, Cleber relatou que ele e sua esposa foram condenados pelos magistrados por cometerem crime de abandono intelectual (Estatuto da Criança e do Adolescente).  Detalhou que, nas entrevistas que seus filhos prestaram ao promotor na presença dos membros do Conselho Tutelar, o magistrado frequentemente pressionava-os psicologicamente, insistindo em perguntar se os pais lhes coagiam a estudar em casa e a não frequentar a escola.  Insatisfeitos pela tranquilidade e maturidade com que os garotos respondiam as questões - reafirmando a disposição voluntária e realçando todas as vantagens comparativas no ensino domiciliar - as autoridades apropriadamente resolveram aplicar uma prova para testar os conhecimentos dos garotos, já há dois anos fora da escola.

Então, recentemente, o Ministério Público encomendou da Secretaria da Educação uma bateria de provas que versava desde a análise de uma obra de arte de Da Vinci até questões teóricas de educação física, além das disciplinas tradicionais do ensino.  Para espanto das autoridades, segundo relata Cleber: os meninos "detonaram".

Infelizmente os burocratas são insaciáveis.  Além de apelarem para insinuações de que os pais eram desequilibrados e coisas do gênero, o veredicto condenou os pais dos garotos por um crime que nem existe na Constituição Brasileira, apenas no ECA - acredite se quiser.

Ora, nitidamente tal crime atenta contra a sensibilidade paternal do estado, esta entidade tão inclinada e competente para proteger e educar nossas crianças - muito mais competente que os pais, evidentemente.  Claro que o excelente resultado que Jonatas e Davi obtiveram nas provas foi um vexame para as autoridades estatais. Vergonhoso porque expõe - também deste ângulo - o fracasso do monopólio do Estado em controlar a educação. Com todas as linhas, os garotos mostraram que não apenas é possível, mas muito superior o ensino domiciliar não submetido ao cabresto da burocracia educacional.

Não posso deixar de mencionar que Cleber Nunes e sua esposa têm sofrido muita pressão de familiares e amigos, sem falar da própria sociedade.  Todavia, sustentou que seus filhos não estão dispostos a voltar para a escola, e ele tampouco os obriga a isso.  Ao contrário, encoraja-os fornecendo todo apoio para estudarem em casa e desenvolverem proveitosamente suas habilidades que seriam tolhidas no ambiente escolar.

Só pra constar, conheci Jonatas e Davi.  Pasmem, os garotos não me pareceram como ETs. Ao contrário, são simpáticos e muito espontâneos.  Possuem amigos como qualquer garoto da sua idade, com quem gostam de andar de skate nos horários de folga dos estudos.   Entretanto, quero enfatizar que não acho que a falta de simpatia e de espontaneidade, ou mesmo a preferência por estudos ao invés esportes, tenham em si alguma relevância que possa impugnar o ensino domiciliar.  É que é comum os inimigos da liberdade fazerem tal apelo, como que zelando pela importância insubstituível da escola convencional em favorecer o convívio social e a tessitura do caráter moral do indivíduo.  Não nego, porém, que possa haver vantagens relativas nas escolas, mas, francamente, acho que se houver são próximas de nula.  Se, entretanto, admitirmos que possa haver, estas de modo algum chegam a se sobrepor às vantagens do ensino domiciliar ao ponto de as autoridades terem motivos para criminalizarem esta prática.

Convenhamos: o que está em jogo é a transferência de poder - das famílias e indivíduos para o estado.  Num mundo em que os indivíduos são tratados pelo estado cada vez mais como mentecaptos incapazes de fazerem escolhas (para escolher políticos, todavia, somos sábios desde os 16 anos) torna-se inadmissível que os pais ensinem seus próprios filhos.  Por isso o teor despropositado do veredicto.

A família de Cleber está travando uma luta admirável e que merece todo o nosso apoio. Talvez poderíamos começar por pedir que nosso Presidente da República realizasse as provas a que Jonatas e Davi foram submetidos. Que tal?

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Leia mais detalhes em: O Homeschooling nos EUA (e no Brasil)

Sobre a educação: A obrigatoriedade do diploma - ou, por que a liberdade assusta tanto?


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SOBRE O AUTOR

Lucas Mendes
é economista e mestre em Filosofia pela UFSM.  É dono do blog Austríaco.


Quem inventou essa tese de que não existe déficit foi uma pesquisadora chamada Denise Gentil. Segundo ela, o déficit da previdência é forjado.

www.adunicentro.org.br/noticias/ler/1676/em-tese-de-doutorado-pesquisadora-denuncia-a-farsa-da-crise-da-previdencia-social-no-brasil-forjada-pelo-governo-com-apoio-da-imprensa

Só que essa mulher nem sabe separar rubricas. Ela mistura a receita da Previdência com a receita da Seguridade Social (que abrange Saúde, Assistência Social e Previdência) e então conclui que está tudo certo.

Nesta outra entrevista dela, ela diz isso:

"O cálculo do resultado previdenciário leva em consideração apenas a receita de contribuição ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) que incide sobre a folha de pagamento, diminuindo dessa receita o valor dos benefícios pagos aos trabalhadores. O resultado dá em déficit."

Certo. Esse é o cálculo da previdência. Receitas da Previdência menos gastos com a Previdência dão déficit, como ela própria admite. Ponto final.

Mas aí ela complementa:

"Essa, no entanto, é uma equação simplificadora da questão. Há outras fontes de receita da Previdência que não são computadas nesse cálculo, como a Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), a CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) e a receita de concursos de prognósticos. Isso está expressamente garantido no artigo 195 da Constituição e acintosamente não é levado em consideração."

Ou seja, o argumento dela é o de que as receitas para saúde e assistência social devem ser destinadas para a Previdência, pois aí haverá superávit.

Ora, isso é um estratagema e tanto. Por esse recurso, absolutamente nenhuma rubrica do governo apresenta déficit, pois basta retirar o dinheiro de outras áreas para cobri-la. Sensacional.

A quantidade de gênios que o Brasil produz é assustadora.

Não deixa de ser curioso que nem o próprio governo petista -- em tese, o mais interessado no assunto -- encampou a tese dessa desmiolada.

De resto, o problema da previdência é totalmente demográfico. E contra a demografia e a matemática ninguém pode fazer nada.

Quando a Previdência foi criada, havia 15 trabalhadores trabalhando e pagando INSS para sustentar um aposentado. Daqui a duas décadas será 1,5 trabalhador trabalhando e pagando INSS para sustentar um aposentado.

Ou seja, a conta não fecha e não tem solução. O problema é demográfico e matemático. Não é econômico. E não há ideologia ou manobra econômica que corrija isso.
Não existe déficit da previdência! Para justificar uma reforma que visa somente a tungar e sugar o trabalhador, o governo usa o seguinte estratagema: De um lado, pega uma das receitas, que é a contribuição ao INSS; do outro, o total do gasto com benefícios (pensão, aposentadoria e auxílios). Aí dá déficit! Só que a Constituição Federal estabelece, no artigo 194, que, junto com a saúde e a assistência social, a previdência é parte de um sistema de seguridade social, que conta com um orçamento próprio. Na receita, devem ser incluídas não apenas as contribuições previdenciárias mas também os recursos provenientes da Contribuição Social Sobre Lucro Líquido (CSLL), da Contribuição sobre o Financiamento da Seguridade Social (CSLL) e do PIS-Pasep. Aí temos a real situação: Superávit! Talvez você esteja supondo que o dinheiro que sobrou no orçamento da seguridade social mas faltou no da previdência tenha sido usado nas outras duas áreas a que, constitucionalmente, ele se destina. Mas, mesmo com os gastos com saúde e assistência, ainda assim temos saldo positivo. E como esse saldo se transforma em déficit? É que antes de destinar o dinheiro para essas áreas, o governo desvia 20% do total arrecadado com as contribuições sociais, por meio da DRU, para pagar dívidas, segurar o câmbio etc. Fora as renúncias e sonegações fiscais. Portanto, essa conversa de déficit é uma falácia pra empurrar goela abaixo do trabalhador uma "reforma" que tire ainda mais o seu dinheiro e o force a trabalhar por mais tempo.
As causas da Grande Depressão? Intervencionismo na veia.

Herbert Hoover
aumentou os gastos do governo federal em 43% em um único ano: o orçamento do governo, que havia sido de US$ 3 bilhões em 1930, saltou para US$ 4,3 bilhões em 1931. Já em junho de 1932, Hoover aumentou todas as alíquotas do imposto de renda, com a maior alíquota saltando de 25% para 63% (e Roosevelt, posteriormente, a elevaria para 82%).

A Grande Depressão, na verdade, não precisaria durar mais de um ano caso o governo americano permitisse ampla liberdade de preços e salários (exatamente como havia feito na depressão de 1921, que foi ainda mais intensa, mas que durou menos de um ano justamente porque o governo permitiu que o mercado se ajustasse).

Porém, o governo fez exatamente o contrário: além de aumentar impostos e gastos, ele também implantou políticas de controle de preços, controle de salários, aumento de tarifas de importação (que chegou ao maior nível da história), aumento do déficit e estimulou uma arregimentação sindical de modo a impedir que as empresas baixassem seus preços.

Com todo esse cenário de incertezas criadas pelo governo, não havia nenhum clima para investimentos. E o fato é que um simples crash da bolsa de valores -- algo que chegou a ocorrer com uma intensidade ainda maior em 1987 -- foi amplificado pelas políticas intervencionistas e totalitárias do governo, gerando uma depressão que durou 15 anos e que só foi resolvida quando o governo encolheu, exatamente o contrário do que Keynes manda.

As políticas keynesianas simplesmente amplificaram a recessão, transformando uma queda de bolsa em uma prolongada Depressão.



Crise financeira de 2008? Keynesianismo na veia. Todos os detalhes neste artigo específico:

Como ocorreu a crise financeira de 2008


Seu amigo é apenas um típico keynesiano: repete os mesmos chavões que eu ouvia da minha professora da oitava série.


Sobre o governo estimular a economia, tenho apenas duas palavras: governo Dilma.

O legado humanitário de Dilma - seu governo foi um destruidor de mitos que atormentam a humanidade
Prezados,
Boa noite.
Por gentileza, ajudem-me a argumentar com um amigo estatista. Desejos novos pontos de vista, pois estou cansado de ser repetitivo com ele. Por favor, sejam educados para que eu possa enviar os comentários. Sem que às vezes é difícil. Desde já agradeço. Segue o comentário:
------------------------------------
" Quanto ao texto, o importante é perceber que sem as medidas formuladas por keynes a alternativa seria o mercado livre, o capitalismo sem a intervenção estatal. Nesse caso, o que os defensores desse modelo não mencionam é que o capitalismo dessa forma tende à concentração esmagadora de capital, o que se levado às ultimas consequências irá destruir a própria sociedade. "O capitalismo tem o germe da própria destruição ", já disse Marx. Os capitalistas do livre mercado focam no discurso que eles geram a riqueza, mas a riqueza é sempre gerada socialmente. Como ja falei uma vez, um grande empresário não coloca sozinho suas empresas para funcionar, precisa de outras pessoas, que também, portanto, geram riqueza. Para evitar que a concentração da riqueza gerada fique nas mãos apenas dos proprietários, o Estado deve existir assegurando direitos que tentem minimizar essa distorção e distribua as riquezas socialmente geradas para todos. Isso não é comunismo, apenas capitalismo regulado, que tenha vies social. Estado Social de Direito que surgiu na segunda metade do século passado como resultado do fracasso do Estado Liberal em gerar bem estar para todos. Para que o Estado consiga isso tem que tributar. O Estado não gera riqueza, concordo. Mas o capitalismo liberal, por outro lado, gera a distorção de concentrar a riqueza gerada socialmente nas mãos de poucos. Essa concentração do capitalismo liberal gera as crises (a recessão é uma delas). O capitalismo ao longo do século 20 produziu muitas crises, a grande depressão da decada de 30 foi a principal delas. A ultima grande foi a de 2007/2008. O Estado, portanto, intervém para corrigir a distorção, injetando dinheiro. Esse dinheiro, obviamente, ele nao produziu, retirou dos tributos e do seu endividamento sim. Quando a economia melhorar o Estado pode ser mais austero com suas contas para a divida nao decolar em excesso e poder se endividir novamente numa nova crise, injetando dinheiro na economia pra superar a recessao e assim o ciclo segue. A divida do estado é hoje um instrumento de gestão da macroeconomia. Um instrumento sem o qual nao se conseque corrigir as distorções geradas da economia liberal. Basta perceber que todos os países mais ricos hoje tem as maiores dividas. Respondendo a pergunta do texto: o dinheiro vem mesmo dos agentes econômicos que produzem a riqueza, da qual o Estado tira uma parcela pelos tributos, com toda a legitimidade. E utiliza tal riqueza para assegurar direitos sociais e reverter crises. E o faz tambem para salvar a propria economia, que entraria em colapso sem a injeção de dinheiro do Estado (que o Estado tributou). Veja o que os EUA fizeram na crise de 2008. Procure ler sobre o "relaxamento quantitativo", que foi a injeção de 80bilhoes de dolares mensalmente pelo governo americano para salvar a economia mundial do colapso, numa crise gerada pelo mercado sem regulação financeira.

Veja esse texto do FMI, onde o proprio FMI reconhece que medidas d austeridade nao geram desenvolvimento e, portanto, reconhece a necessidade do gasto publico. (
www.imf.org/external/pubs/ft/fandd/2016/06/ostry.htm )

Esse artigo do Paul krugman sobre a austeridade, defendendo também o gasto publico:
https://www.theguardian.com/business/ng-interactive/2015/apr/29/the-austerity-delusion .
"
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E aí pessoal, já viram isso? (off-topic, mas ainda assim interessante):


Ancine lança edital de R$ 10 milhões para games


Agora vai... por quê os "jênios" do Bananão não tiveram esta ideia antes? E o BNDES vai participar também! Era tudo o que faltava para o braziul se tornar uma "potênfia" mundial no desenvolvimento de games.

Em breve estaremos competindo par-a-par com os grandes players deste mercado. Aliás, seremos muito MAIORES do que eles próprios ousaram imaginar para si mesmos. Que "horgulio" enorme de ser brazilêro...

ARTIGOS - ÚLTIMOS 7 DIAS

  • Marco  15/04/2010 12:29
    Hilário.\r
    \r
    Se ele conseguir elaborar uma redação de 10 linhas sem a expressão "nunca antes na história deste país" , já tá até de bom tamanho.
  • Marcos Phelipe  16/06/2013 06:53
    kkkkkkkkkkkkkkkkk Sensacional cupanhêro
  • Rafael Hotz  15/04/2010 12:34
    A palestra do Cléber foi a única que tive condições de acompanhar via web (o sistema funcionou com alta qualidade, parabéns a organização)... De fato foi excelente, para causar revolta mesmo...

    O Cléber poderia ter argumentado quando perguntado sobre a sociabilização que seus filhos desenvolveriam ao não irem nas escolas regulamentadas pelo governo (aprender dezenas de mentiras e inutilidades), que teriam na verdade uma sociabilização superior. Podem usar seu tempo (escasso) para, por exemplo, ingressarem em grupos de esportes, línguas, para trabalhar (isto é, se nossos burocratas não fiscalizarem),e frequentar quaisquer locais nos quais ninguém foi obrigado a ir.

    As escolas estatais e as privadas reguladas mostram cada vez mais casos de violência física e bullying. Professores são ameaçados e agredidos, assim como alunos. As instalações cada vez mais se precarizam na esfera puramente estatal. Em todas as esferas o conteúdo é regulamentado, sendo ineficiente e doutrinador. Será este o ambiente ideal desejado pelos burocratas para o desenvolvimento do jovem?

    Portanto, aqueles que se consideram partidários da liberdade e acham que o governo deve "prover educação para todos para criar igualdade de oportunidades", vocês são responsáveis pelo atraso dessa put*** de país... Depois da separação entre Igreja e Estado, a separação de ensino e Estado é a coisa mais urgente a ser feita, e fico feliz que o IMB compre essa bandeira como prioridade.

    Rafael.
  • Francis Tadeu Leite  15/04/2010 14:00
    "Não basta dizer ao homem que é seu dever trabalhar, é preciso ainda que aquele que tem de prover a existência com seu trabalho encontre com que se ocupar, o que nem sempre acontece. Quando a falta do trabalho se generaliza, toma proporções de um flagelo como a miséria. A ciência econômica procura o remédio no equilíbrio entre a produção e o consumo; mas esse equilíbrio, supondo-se que seja possível, não será contínuo, e nesses intervalos o trabalhador precisa viver. Há um elemento que não se costuma considerar, sem o qual a ciência econômica torna-se apenas uma teoria: é a educação. Não a educação intelectual, mas a educação moral; não ainda a educação moral pelos livros, mas a que consiste na arte de formar o caráter, que dá os hábitos: porque educação é o conjunto dos hábitos adquiridos. Quando se pensa na massa de indivíduos lançados a cada dia na torrente da população, sem princípios nem freios e entregues aos próprios instintos, devem causar espanto as conseqüências desastrosas que resultam disso? Quando essa arte for conhecida e praticada, o homem trará hábitos de ordem e de previdência para si e para os seus, de respeito pelo que é respeitável, hábitos que lhe permitirão atravessar menos angustiado os maus dias inevitáveis. A desordem e a imprevidência são duas chagas que uma educação bem conduzida pode curar; aí está o ponto de partida, o elemento real do bem-estar, a garantia da segurança de todos." O Livro dos Espíritos, parte terceira capítulo 3 - Lei do Trabalho - Allan Kardec\r
    \r
    Fraterno abraço a todos!
  • Cristiano  15/04/2010 16:36
    Espetacular. Cleber against the state!
  • Eduardo  15/04/2010 19:37
    O Cléber e os meninos são HERÓIS! Chega de opressão, deixem cada um ser feliz em PAZ.
  • Arkad  16/04/2010 12:25
    Lucas, ok, concordo que pais capazes e responsáveis possam dar uma educação muitas vezes melhor do que o Estado. Porém, minha pergunta é: como conseguirão entrar numa universidade sem diploma de conclusão do ensino secundário? Existe um meio?\r
    Abraço,
  • Lucas Mendes  16/04/2010 13:03
    Caro Arkad,\r
    \r
    No caso desta questão empregatícia que os meninos virão a enfrentar em breve, o Cleber sustentou que nem ele nem os garotos estão muito preocupados com a questão do diploma formal, pois anseiam em ser empreendedores autônomos, como é o caso do próprio Cleber que, formalmente, não tem ensino médio e é designer. Aliás, muitas pessoas se fizeram na vida sem diploma, mas fornecendo valores à sociedade, enquanto muitos diplomados são incapazes de agregar valor de forma autônoma, restando a alternativa de conseguir um emprego. Não que isto seja um demérito, mas envolve opções, valores, talentos e escolha pessoal. O Cleber e os meninos parecem estar convictos que serão capazes de se fazerem na vida sem a necessidade de diploma. Nisso, não vejo problema algum, ao contrário, reconheço todo o mérito pela coragem empreendedora e 100% libertária da família. \r
    \r
    Abraço,\r
    Lucas
  • Eduardo  16/04/2010 13:14
    Arkad,\r
    \r
    Imagino que se os meninos mudarem de ideia no futuro, passam numa ridícula prova de supletivo mesmo que exijam uma mão nas costas, um olho fechado e uns 2 comprimidos de gardenal antes.
  • anônimo  16/04/2010 13:29
    Prezados Arkad,Lucas Mendes e Eduardo.Quando eles tiverem 18 anos, ele poderão fazer o ENEM(Exame Nacional do Ensino Médio) e se tirarem uma determinada nota, conseguirão UM certificado de conclusão do Ensino Médio.É o que diz o MEC.
  • Fênix Felipe  16/04/2010 15:51
    Sou totalmente a favor da extinção do MEC
  • Tiago  16/04/2010 16:57
    A luta pela liberdade na Educação implica em confronto direto com aqueles que desfrutam do estado atual das coisas: professores incompetentes, alunos vagabundos, sindicatos corruptos, parasitas da área educacional, empreiteiras responsáveis pelas obras superfaturadas das escolas, editoras dos livros doutrinários, escolas particulares temerosas de concorrência e mais a casta política que representa os interesses destes.

    Todos são influentes (leia-se endinheirados) e muito bem organizados para reagir, juntos, diante de qualquer ameaça em perder sua fonte de poder e riqueza.
  • Roberto Chiocca  16/04/2010 21:54
    O Cleber é um herói mesmo, ama seus filhos e tem a certeza que pode dar ele mesmo coisa melhor que o estado. Não é dificil dar algo melhor aos filhos que a porcaria que o estado dá, e Cleber não se limita a ensinar as baboseiras que o estado obriga o filho dos outros mas ensina muitas outras coisas valiosas que a maioria das escolas nao ensina, mas mais do que matérias, a lição principal que Cleber ensina aos seus filhos é a soberania do indivíduo.
    Parabéns Cleber, e não vamos deixar barata esta injustiça, vamos falar dela sempre que possível, e esfregá-la na cara daqueles que a defendem.

  • Henrique B. Neto  16/04/2010 22:24
    Não pude conferir a palestra via web. Estava viajando.

    Gostaria de saber quando e se vão disponibilizar todas as palestras no Youtube?

    Abraço.
  • Leandro  16/04/2010 22:45
    Henrique, as palestras têm de ser editadas e montadas. A empresa responsável pediu um mês de prazo.
  • Marcelo Werlang de Assis  17/04/2010 11:59
    Meus sinceríssimos parabéns ao Cleber e aos garotos!\r
    \r
    É a mais cabal prova de que a liberdade funciona. De que as pessoas, sim, estão em condições de saberem o que lhes é melhor. De que a violência nada produz, exceto danos. De que, enfim, o Deus Estado é algo tão dispensável quanto o lixo de nossa casa.\r
    \r
    Liberty is always freedom from the government!\r
    \r
    \r
    \r
    Huuuuuuuuuuuuuuugs!!!!!\r
  • Reaumur A. Nunes  17/04/2010 14:29
    Estamos em plena revolução do conhecimento e da tecnologia.\r
    Porque tolhir o desenvolvimento do pais, se o momento nos exige que sejamos mais autônomas e flexíveis do que "superdotados". Por certo não há interesse politico!
  • Fabs  17/04/2010 16:28
    Concordo, que o Estado não deveria obrigar as pessoas a mandar seus filhos para a escola. Somente aquelas que não têm condiçoes ou nao queiram educar os filhos em casa deveriam recorrer ao ensino publico ou privado.
  • Arkad  17/04/2010 18:23
    Obrigado a todos pelas respostas.

    E concordo com a visão da família, principalmente se realmente a prova do ENEM for condição para posse do diploma, pois as visões podem mudar no futuro (deixar de querer ser profissional autônomo e fazer algum curso; a vida nos reserva várias surpresas...).

    O que precisa apenas ter atenção é a possível falta de convivência com a comunidade. Se os meninos possuem essa convivência em outros meios (clubes, cursos e treinamentos, etc) menos mal, pois há coisas que (felizmente) não se aprendem somente com os pais.

    Grande abraço,
  • CR  19/04/2010 08:23
    Libertas qua sera tamem. Desculpe, mas acho oportuna a homenagem a Tiradentes. No caso de hoje, a Cleber Nunes e seus venturosos filhos. Se pudesse voltar no tempo teria tomado atitude semelhante. Na época não avaliava o grau de alienação fornecido pelas escolas, sempre prestes a formar peças ao jogo cujo rei frequentemente é suicida. Os curriculos são montados ao gáudio dos montadores! Agora tem outro detalhe, de natureza jurídica: sendo as ações dos menores de exclusiva responsabilidade dos pais, e nunca do Estado, não cabe a este nada exigir, muito menos estabelecer o que deve ou não ser ensinado aos filhos. É por raiz inconstitucional. Isso numa sociedade democrática. Se formos à Esparta, donde provém nossa magnífica filosofia, bem aí devem os infantes serem mesmo preparados à guerra, sob as bênçãos de Deus.
    Cumprimentos, com o desejo que esta picada abra uma ampla trilha pela qual nossos descendentes poderão escapulir das garras do sempre faminto Leviathan
  • Mark Menoles  25/04/2010 14:01
    Lucas, vale lembrar que o tema homeschooling e vouchers és uma estratégia da igreja para extorquir Money das escolas públicas. \r
    \r
    Alem disso, qual chefe de família teria tempo e condições para educar um filho por conta própria? \r
    \r
    Hoje, no Brasil é comum ver pessoal condenando o estado sem ter sequer um plano base de como atingir esse objetivo. \r
    \r
    Por-favor não aludam o mercado-livre!
  • mcmoraes  29/03/2011 23:18
  • Augusto  30/03/2011 00:11
    Herois.
  • Augusto  30/03/2011 15:53
    Se alguem tiver como passar para as duas familias, uma ideia interessante pode ser de matricular as criancas em algum grupo escoteiro (alias, os proprios pais podem fundar um grupo escoteiro se quiserem).\r
    \r
    Os grupos escoteiros sao reconhecidos de "utilidade publica" e como "instituicao de ensino extra-escolar", por decretos federais, o que deixa o juiz na situacao inconveniente de dizer que as criancas nao tem vida social ou que nao estudam...
  • Rafael  13/08/2011 01:28
    O problemaé que são centros de doutrinação governista... Amor à pátria(leia-se governo), obediência incondicional a legislatura, adoração a guerra... e pronto - troca-se 6 por meia dúzia.
  • Ricardo Sulyak  13/08/2011 01:12
    Admirável Iniciativa! Grato pelo exemplo ímpar de valentia! Parabéns Sr.Cleber Nunes!
  • Marcelo Werlang de Assis  23/02/2012 17:27
    Acho que Tommy Jordan também deve entrar na lista de heróis... =D

    www.youtube.com/watch?v=lVCNPP2K6gY&feature=related

    Abraços!!!
  • Fernando Silva  29/05/2012 10:18
    Gostaria de entrar em contato com o Cléber, pois nossa família compartilha com seus conceitos. Pode ser e-mail, telefone, qualquer coisa concreta, pois tenho certeza que ele poderá nos orientar quanto a alguns pontos. Muito obrigado!
  • Eduardo Pimenta  07/11/2012 07:01
    O educador Salman Khan mencionou em uma entrevista o quanto o sistema de ensino está defasado. Parece que foi baseado em métodos usados na antiga Prússia que sobreviveram ao tempo atual. Podem ter vantagens, mas certamente não signfica que sejam o ideal. Antigamente o aprendizado era feito de pessoa para pessoa (peer-to-peer) e parece ser um método eficaz. Não vejo por qual razão métodos alternativos são tão discriminados. Acho que a escolha de estudar em casa, de ser autodidata ou outras variações deveriam ser mais respeitadas e melhores absorvidas no sistema atual. Eu sou formado em economia, mas se eu resolver me aperfeiçoar em engenharia civil por conta própria, provavelmente nunca serei capaz de pôr meus conhecimentos de enganharia em prática. Precisaria primeiro perder uns 4-5 anos cursando em uma faculdade e depois ainda me afiliar ao CREA ou algo assim. o_O Acho isso muito chato e desmotivante.\r
    \r
    Excelente artigo.
  • anônimo  07/11/2012 08:03
    'Não vejo por qual razão métodos alternativos são tão discriminados.'

    Mas não é óbvio? Porque vão contra os interesses dos professores!
  • anônimo  07/11/2012 12:16
    E conveniente pro governo, arrancar dinheiro do taxpayer, dar pros professores sob o pretexto de melhorar a educação e o resultado é uma geração de propagandistas socialistas
  • Patrick de Lima Lopes  07/11/2012 09:35
    Brilhante história, a família merece nossas congratulações e são mais um excelente argumento para defendermos a educação em casa.
    Venho aqui compartilhar um vídeo(Um tanto diferente) mas que também aborda um sucesso da liberdade:
    www.youtube.com/watch?v=Q899toGT5DQ
    Somente outro pai, dessa vez pouco instruído mas com mais rigor lógico que 99% dos universitários brasileiros(Vide sua excelente observação a respeito de praxeologia), buscando uma educação melhor para os filhos.
  • Emerson Luis, um Psicologo  21/05/2014 13:00

    Brasileiros em geral só imitam o que os americanos fazem de ruim ou inócuo. Ele imitou algo bom.

    * * *
  • Papizsanszkij  09/08/2016 01:41
    Muito bom.


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