clube   |   doar   |   idiomas
Em qualquer discussão sobre desigualdade, estas são as quatro perguntas que têm de ser feitas
Sem essas quatro questões, qualquer discussão se torna puramente emotiva, ideológica e estéril

Já escrevi vários artigos e concedi muitas entrevistas contestando a popular afirmação de que a desigualdade está piorando. Os artigos contêm uma ampla variedade de dados (muitos podem ser encontrados aqui e aqui), mostrando que muitas das afirmações sobre essa "desigualdade crescente" de renda ou estão erradas, ou são exageradas ou ignoram outras evidências.

Entretanto, o que eu quero aqui é, especificamente, focar em quatro questionamentos que devem estar no centro de qualquer discussão sobre desigualdade.

Primeira pergunta: estamos falando de desigualdade ou de pobreza?

Com frequência, esses dois problemas se confundem nesse tipo de discussão.

Pobreza diz respeito às condições absolutas em que alguém se encontra. Tem comida? Acesso a água potável? Habitação? Trabalho? Seus filhos podem frequentar uma escola ou se veem forçados a trabalhar? Os critérios são muitos.

Já desigualdade é uma variável relativa, que nada diz sobre as condições absolutas de vida. Para saber se um país é desigual, é preciso comparar seus habitantes mais ricos e mais pobres e ver a distância entre eles. Um país que tenha uma pequena parcela de milionários e o restante da população passe fome é muito desigual. Já um onde todos passem fome é igualitário. A condição objetiva dos pobres em ambos, contudo, é a mesma.

Igualmente, se os mais pobres viverem como milionários, e os mais ricos sejam uma pequena parcela de trilionários, a desigualdade é grande.

As duas coisas, pobreza e desigualdade, se confundem facilmente, de modo que muita gente que se preocupa com a pobreza (com quem não tem, por exemplo, acesso a saneamento básico ou a educação) acaba falando de desigualdade: da diferença entre os mais ricos e os mais pobres. E essa confusão muda a maneira de pensar: pobreza e desigualdade acabam se tornando a mesma coisa, de modo que o melhor remédio contra a pobreza seria a redução da desigualdade, o que via de regra significa tirar de quem tem mais e dar para quem tem menos.

Consequentemente, aqueles que se dizem preocupados com a desigualdade frequentemente começam a discorrer sobre como a situação está ruim para os mais pobres. Aparentemente, tais pessoas presumem que uma desigualdade crescente deve significar que os ricos estão enriquecendo e os pobres, empobrecendo.

Mais especificamente, alguns parecem acreditar que os pobres estão mais pobres porque os ricos estão mais ricos. Isto é, eles supõem que a economia seja um jogo de soma-zero, de modo que, se alguns estão mais ricos, esta opulênciasó pode ter vindo dos pobres.

Sendo assim, limpe o terreno, esclareça os termos e eleve o nível da conversa. Certifique-se de que todos estejam falando a mesma coisa. Porque se estivermos discutindo a pobreza, a evidência esmagadora é a de que, globalmente, a miséria se reduziu dramaticamente nos últimos 25 anos.

Segunda pergunta: estamos falando de desigualdade de renda, de riqueza ou de consumo?

Aqueles preocupados com desigualdade costumam confundir renda e riqueza nessas discussões. Mesmo este famoso vídeo comete esse deslize. Ele começa apresentando dados sobre riqueza, mas, várias vezes ao longo da apresentação — incluindo uma longa discussão a respeito de um gráfico — ele se refere ao salário das pessoas. Salário é renda, não riqueza.

Riqueza se refere à soma de nossos ativos (dinheiro, imóveis, terras, carros e outros bens) menos passivos (dívidas em geral e contas a pagar). A riqueza é um estoque.

Já renda é a variação líquida de nossa riqueza em um dado período de tempo, seja porque ganhamos um salário, um dividendo de uma ação, juros de uma aplicação, ou aluguel do inquilino. A renda é um fluxo.

É possível ter uma grande riqueza, mas uma renda baixa, como uma pessoa idosa que vive só de sua magra pensão ou dos juros de sua poupança, mas que tem uma casa totalmente quitada.

Inversamente, alguém pode ter alta renda e baixa riqueza financeira. Por exemplo, alguém que tem um alto salário, mas gasta imediatamente tudo em bens de consumo.  

Os dados serão diferentes dependendo de estarmos falando de riqueza ou de renda. Seja claro nesse tópico.

Desigualdade de consumo é uma terceira possibilidade. Trata-se da diferença entre o que ricos e pobres podem consumir. As evidências disponíveis sugerem que a desigualdade de consumo é muito menor que a de renda ou riqueza, principalmente nos países mais desenvolvidos. Os lares dos americanos pobres possuem quase todas as coisas que os lares ricos, ainda que de qualidade mais baixa. E a distancia entre ricos e pobres neste quesito se estreitou nas últimas décadas. Uma vez que, em última análise, é o que consumimos o que interessa, essa é uma questão que tem de ser deixada clara em eventuais discussões.

Como dito neste artigo: a riqueza de Bill Gates deve ser 100.000 vezes maior do que a minha. Mas será que ele ingere 100.000 vezes mais calorias, proteínas, carboidratos e gordura saturada do que eu? Será que as refeições dele são 100.000 vezes mais saborosas que as minhas? Será que seus filhos são 100.000 vezes mais cultos que os meus? Será que ele pode viajar para a Europa ou para a Ásia 100.000 vezes mais rápido ou mais seguro? Será que ele pode viver 100.000 vezes mais do que eu?

O capitalismo que gerou essa desigualdade é o mesmo que hoje permite com que boa parte do mundo possa viver com uma qualidade de vida muito melhor que a dos reis de antigamente.  Hoje vivemos em condições melhores do que praticamente qualquer pessoa do século XVIII.

Terceira pergunta: e a mobilidade de renda?

Os que se preocupam com a desigualdade frequentemente pontificam como se os ricos, que estão ganhando cada vez mais, e os pobres, que estão ganhando cada vez menos, fossem sempre os mesmos, ano após ano.

Eles veem aquelas estatísticas que mostram que os 20% mais ricos detêm hoje uma fatia da renda nacional maior do que 30 anos atrás, ao passo que os 20% mais pobres detêm uma fatia menor. Daí, concluem que esses ricos são exatamente os mesmos, e que eles ficaram ainda mais ricos; e que os pobres são exatamente os mesmos, e que eles ficaram ainda mais pobres.

Muito bem.

Sobre os pobres terem ficado mais pobres, esta é uma conclusão que, como já dito, simplesmente não se sustenta. Os pobres enriqueceram nos últimos anos (veja o gráfico 1 deste artigo).

Falemos então sobre a mobilidade de renda, que é o que está sendo realmente ignorado. Comparações entre dois anos separados entre si por décadas são retratos estáticos de um processo dinâmico. O que essas comparações realmente dizem é que "aqueles que eram ricos no ano X detinham Y% da renda nacional; e aqueles que são ricos no ano X + 25 — pessoas completamente diferentes daquelas do ano X — detêm Z% da renda nacional".

Em outras palavras, as pessoas e famílias que abrangem "os ricos" muda ano a ano. E o mesmo ocorre para os 20% mais pobres.

Uma fácil comprovação disso é você olhar a lista de bilionários da Forbes, publicada anualmente. Praticamente todas as pessoas que figuravam na lista em 1987 — primeira vez em que ela foi publicada — não mais estão nela hoje.

Há um grande e controverso debate entre economistas sobre quão fácil ou difícil é para uma pessoa que é pobre em um dado ano ter maiores fluxos de renda nos anos seguintes. Este é o debate. Que a mobilidade de renda realmente existe, isso não mais está em questão.

A conclusão é que você não pode falar sobre desigualdade sem, ao menos, discutir o grau de mobilidade. Se o que incomoda as pessoas no que diz respeito à desigualdade é a suposição de que os pobres estão estagnados ou empobrecendo, então, explorar o grau em que isso é realmente verdade é essencial à discussão.

Quarta pergunta: quais, exatamente, são os problemas causados pela desigualdade?

Se você já conseguiu esclarecer o que todos os debatedores pensam sobre as três primeiras questões, faça então a pergunta: se a pobreza está se reduzindo e, mesmo na atual condição, os pobres ainda conseguem manter um padrão de consumo decente, o que, exatamente, há de errado com a (crescente) desigualdade?

Pela minha experiência, uma resposta comum é que, mesmo se os mais pobres estiverem enriquecendo, o aumento ainda maior na prosperidade dos ricos confere a estes um acesso injusto ao processo político. Os super-ricos transformarão seu poder econômico em poder político, frequentemente de maneira que redistribui recursos para eles próprios e seus amigos.

Esta, obviamente, é uma preocupação legítima, mas observe que a conversa, subitamente, mudou da desigualdade em si para os problemas dos conchavos políticos, do capitalismo de estado (ou "capitalismo de quadrilhas") e do fato de haver um estado com poder suficiente para se criar tais distorções.

Para atacar esse arranjo estatal corporativista e reduzir a capacidade dos ricos de transformar riqueza em poder político há várias soluções que não envolvem a redistribuição forçada de renda — a qual, no final, faz com que ainda mais dinheiro vá para políticos e seus mecanismos.

Aqueles que levantam essa preocupação estão, na prática, reclamando apenas do compadrio gerado pelo estado, não da desigualdade em si. A fonte do problema é o estado, cheio de benesses e de favores a serem distribuídos, o qual, indiscutivelmente, se tornaria ainda mais poderoso e distorcivo caso os preocupados com a desigualdade tivessem suas políticas favoritas aprovadas.

Por fim, mesmo aqueles que são céticos em relação aos argumentos de que a desigualdade seja problemática, podem concordar que tem havido alguma redistribuição de riqueza do pobre para o rico nas últimas décadas. Isso se dá, majoritariamente, por causa das políticas do governo que favorecem quem já está próximo ao poder, seja devido aos exorbitantes salários que funcionários públicos de alto escalão recebem, seja por causa de sua política de expansão de crédito subsidiado para grandes empresas, seja por causa de suas políticas protecionistas que protegem as grandes indústrias criando uma reserva de mercado e impedindo os pobres de comprar bens mais baratos do estrangeiro, seja por causa de sua política fiscal que, ao incorrer em déficits orçamentários, aumenta a riqueza dos compradores dos títulos públicos.

Não nos esqueçamos também da exigência de licenças profissionais e dos encargos sociais e trabalhistas que dificultam a obtenção de trabalho pelos mais pobres, que costumam ser menos qualificados e não justificam o preço exigido como mínimo a ser pago por sua mão-de-obra.

Há, ainda, tentativas governamentais de regular e até mesmo banir o Uber, o Lyft, o AirBnB e todas essas empresas da chamada "economia compartilhada". Essas são, justamente, as melhores alternativas para alguém que não está encontrando oportunidades conseguir uma fonte de renda, já que é a área da economia menos controlada pelo governo que se conhece.

Por fim, vale ressaltar que é o estado quem impede que os moradores de favelas obtenham títulos de propriedade, os quais poderiam ser utilizados como garantia para a obtenção de crédito, com o qual poderiam abrir pequenas empresas e se integrar ao sistema produtivo.

Todas essas políticas são problemáticas justamente porque aumentam a desigualdade e a pobreza de forma artificial. Com efeito, uma discussão muito mais interessante incluiria qual o papel dessas políticas estatais na criação das desigualdades artificiais em oposição às desigualdades naturais, que são aquelas que surgem espontaneamente no mercado em decorrência da maior aptidão de cada indivíduo.

Conclusão

Novamente, os leitores interessados em dados devem consultar as duas monografias linkadas no primeiro parágrafo do artigo. No entanto, mesmo sem os dados, essas são as quatro perguntas que valem a pena ser feitas numa conversa sobre desigualdade se você quer realmente chegar ao cerne do que está em jogo e persuadir aqueles preocupados com a crescente desigualdade a ver a questão por um ângulo diferente.

___________________________________________________

Leia também:

"Sem o estado, quem cuidará dos pobres?"


15 votos

autor

Steve Horwitz
é professor de economia na St. Lawrence University e autor do livro Microfoundations and Macroeconomics: An Austrian Perspective.



  • Ricardo S. I.  15/02/2017 14:21
    Muito bom, estou curioso para ver se/como/com qual argumento alguém vai discordar desse artigo...
  • André  15/02/2017 15:23
    Existe mais desigualdade social na Austrália do que na Índia. Mas a Índia tem muito mais miséria que a Austrália.

    Qual situação a esquerda prefere?
  • Joao  15/02/2017 18:37
    Que pergunta retórica. Claro que preferem a Venezuela ao EUA. Preferem Cuba à Autrália
  • Emerson  15/02/2017 15:25
    Flávio R. Kothe disse em 'Cânone Imperial': "A mediocridade refugia-se no espírito de rebanho para aniquilar ou ignorar aquilo que a supera".

    A maioria das pessoas não quer ser "igual a todo mundo", quase todos prezam sua individualidade. O igualitarismo produz mediocridade (pois reduz todos ao mínimo denominador comum) e pobreza material, emocional, intelectual e existencial. E nasce da ignorância e inveja daqueles que não aceitam alguém ter algo a mais que eles.
  • margareth roscoe  19/02/2017 18:49
    Gostei. É bem parecido com meus argumentos. Vou copiar, posso ?
  • margareth roscoe  21/02/2017 10:17
    Saindo do contexto, gostaria de propor uma pesquisa sobre a "singularidade"dos jovens que não aderem ao padrão de pensamento de esquerda. Afinal, sofrem a mesma enxurrada ideológica dos demais. O que os difere ?
    Também já li um artigo sobre o que os pais podem fazer para impedir que seus filhos sejam doutrinados por professores e pesquisas no Google mas achei bem aquém das expectativas. Seria mais um tema interessante.
    Obrigada.
  • margareth roscoe  22/02/2017 10:35
    Gostei. É bem parecido com meus argumentos. Vou copiar, posso ?
  • Acionista25  15/02/2017 15:25
    Sensacional!!!!!!!
    Mas, afinal o capitalismo concentra ou não concentra Renda/Riqueza?Salvo não me engano vi um vídeo do economista Adolfo Sachsida dizendo que não, e corroborando com o texto a ideia de que estes os ricos ao longo de 100 anos mudaram bastante.
  • Régis  15/02/2017 15:38
    Sim, mudaram completamente. Eis um artigo mostrando -- por meio de fatos, dados e estatísticas -- que tal mudança ocorre de maneira extremamente rápida:

    www.mises.org.br/Article.aspx?id=1836
  • Pobre Paulista  15/02/2017 18:14
    O capitalismo concentra a renda na mão dos mais produtivos, concentra a riqueza nas mãos dos mais poupadores, e concentra a miséria nas mãos de quem não é nem produtivo nem poupador.
  • Luiz  16/02/2017 17:18
    O Pobre capitalista ignora o fato de que o capitalismo é muito mais dinâmico, que qualquer outro sistema. É claro que tem suas falhas, porém usa de falácia pura e atrasada para definir o capitalismo.
    É como se não fossem gerados empregos a partir dele, e a economia não girasse numa velocidade muito maior.
    Se o Estado controlasse as empresas brasileiras, hoje estaríamos numa escala maior de pobreza, podem ter certeza. O capitalismo não é perfeito, porém é o melhor caminho.
  • Raymundo Baptista  15/02/2017 23:58
    Pobre Paulista. Eu diria de um jeito um pouco diferente. O capitalismo concentra a renda na mão dos mais produtivos e a riqueza nas mãos dos mais poupadores, e o Socialismo distribui a miséria entre seus seguidores. Haverá aumento de desigualdade enquanto houverem países socialistas que não enriquecem e, portanto, ficam cada vez mais para trás em relação aos países socialistas continuamente enriquecendo.
  • República de Curitiba  16/02/2017 13:27
    Pobre Paulista,

    Não sei se a frase é sua ou não, mas sensacional.
    Um bom resumo dos efeitos do capitalismo e motivo das desigualdades.

    São meramente efeito das ações dos indivíduos - obviamente na CNIE (Condições Naturais sem Interferência do Estado)
  • Mig  16/02/2017 16:16
    concordo, mas pode ser melhorado:

    ..., concentra a miséria, o "mimimi" e a inveja nas mãos de quem não é produtivo nem poupador.
  • Pobre Paulista  16/02/2017 23:50
    É minha sim, mas não deve ser inédita. Pensei nessa frase a partir do comentário acima e de anos de conhecimento acumulado lendo o Mises Brasil.
  • 4lex5andro  19/02/2017 14:27
    Esse é um ponto: capitalismo sem Estado, liberal.

    Por que de outro modo (com interferência do leviatã estatal) o que acontece é uma anomalia chamada "crony capitalism", combustível das bravatas sócio-democratas nos anos pares, e que é o que o Brasil conhece.
  • Alexandre Coutinho   15/02/2017 15:27
    Ainda que a desigualdade econômica fosse uma opressão, punir o esforço, o mérito e o sucesso não seria a cura.

    Medidas coercivas que visam à redistribuição de riqueza farão apenas com que os espertos e os politicamente bem-relacionados enviem sua riqueza para o exterior ao passo que os desafortunados terão de arcar com o fardo do inevitável declínio econômico. Uma medida muito mais produtiva seria reduzir o imenso e burocrático aparato governamental, que, com suas regulações que impedem a livre concorrência, com sua inflação que destrói o poder de compra, com suas tarifas de importação que proíbem a aquisição de produtos bons e baratos do exterior, faz com que os pobres se perpetuem nessa condição.
  • Silvio  15/02/2017 15:53
    Vale também citar a inveja, a qual creio firmemente ser a maior fonte de desagrado para com a desigualdade, principalmente no Brasil.

    Não conheço a realidade de outros países, mas me choca ao ver diariamente como a inveja é um sentimento profundamente disseminado neste país. Não costuma ofender um brasileiro saber que uns têm muito e outros têm muito pouco. O que causa revolta ao brasileiro é saber que há pessoas que têm muito mais do que ele.

    E digo mais. Muita gente neste país não tem nada contra o dinheiro fácil, muito pelo contrário (vide que todo mundo quer ser funcionário público). No Brasil, ética de trabalho é uma excentricidade tão grande quanto terremotos e nevascas. E, fora dos centros de intelectualidade (vulgo ninhos de esquerdistas), a idéia de que a riqueza vem da exploração do proletariado não é levada muito a sério.
  • LUCIANO SILVA  15/02/2017 22:49
    Vale também citar a inveja(...)
    Já foi feito diversas vezes em outros artigos. De modo simplificado:
    "Odeie o indivíduo mais bem-sucedido que você. Odeie qualquer pessoa que esteja em melhor situação do que a sua".
    Entenda o marxismo em um minuto
    www.mises.org.br/Article.aspx?id=1409
  • Kux  15/02/2017 16:01
    Vivo na Alemanha. Recentemente estava discutindo com um colega de trabalho alemão, quando ele me disse que a desigualdade no país somente aumenta e que hoje já são 20% da população que estão na linha da pobreza...

    Respondi que não acreditava em tal estatística e perguntei se tais pessoas já não recebiam ajuda governamental. Ele me disse que recebem moradia e mais €400,00 por mês, e ficou surpreso quando afirmei que é mais do que eu recebia como estudante trabalhando em meio período na Alemanha.

    Voltei a afirmar que era impossível esta estatística estar correta, sendo que não vejo ninguém passando fome por aqui, no que ele respondeu: "Mas veja bem, esses limites de pobreza são estabelecidos como certos percentuais da população, não se a pessoa está passando fome ou não."

    Eu respondi: "Cacete! Se você define o nível de pobreza como sendo o que os 20% mais pobres ganham, é óbvio que 20% da população estará nesse nível ou abaixo."

    Também me lembro da história de um amigo que diz que, durante um curso de francês da Hochschule, a professora perguntou o que era um aluno pobre para uma alemã e ela respondeu: "Ah, é aquele aluno que não tem dinheiro pra comprar roupas de marca todo ano, nem pra ir em todas as viagens da escola."

    Estão tão acostumados com a situação por aqui, que se esquecem o que é pobreza de verdade e o quão abençoados são de ter nascido sob um sistema mais livre. É nojento alguém defender o socialismo com base em "desigualdade de renda" e ignorar o números de pessoas que o capitalismo tira da real pobreza.
  • fernando  15/02/2017 16:49
    Eu só acho difícil a pessoa do outro lado do debate deixar chegar até o quarto questionamento sem ter que ouvir um "vá estudar" "mimimi desigualdade está vinculada com pobreza" "mimimi tu fala isso pq tu nasceu de família com condições"'. Em caso positivo, muito se tem a extrair de útil dessa conversação.
  • Joao  16/02/2017 13:52
    Isso me da muita raiva, esse argumento porco "você fala isso pq nasceu em família com condições". Vai te catar! Nem me conhece. Não sabe dos dias que passei fome, que não tinha casa, que tinha que morar de favor com os outros, pq nem aluguel conseguia pagar. Isso esses vagabundos não consideram. Se estou bem hoje, é mérito exclusivo meu. Não do estado, nem de porra nenhuma. Muito menos por ter "nascido em família com condições".
    Esse tipo de asno deve ser daqueles fracassados que colocam a culpa nos outros, e não assumem o próprio fracasso.
  • Emiliano Cunha  03/04/2017 11:14
    Você está certíssimo João. Parabéns. Falou tudo em poucas palavras. Merece pois se esforçou para conseguir.
  • Adelson Paulo  15/02/2017 21:02
    É melhor ser reserva no time do Barcelona ou titular no time do Bangu?
  • Capitalista Keynes  17/02/2017 12:12
    KKKKKKKKKK ri alto aqui....boa comparação.
  • Alemão  16/02/2017 00:38
    Leandro, com o objetivo de aperfeiçoar o meu inglês, estou começando a traduzir do inglês para o português material de cunho liberal.
    Caso tenha interessante em alguma tradução minha, fique a vontade para republicar no blog do IMB.
    As traduções estão sendo publicadas neste blog: tradutorliberal.wordpress.com.
    Abraço.
  • Alexandre  16/02/2017 05:35
    É muito simples: ricos têm poucos filhos, e os pobres muitos filhos.

    O dia que os pobres tiverem somente um ou dois filhos, a vida deles melhorará, como também a das futuras gerações se seguirem a receita.
  • anônimo  16/02/2017 12:22
    A questão principal é a cultura do crime.

    Confiscar dinheiro das pessoas está sendo considerado uma coisa boa para a sociedade.

    Pagar festas, shows, automobilismo, ônibus, eventos e outras beneces, está sendo considerado uma coisa boa.

    Expropriar parte do salários das pessoas, está sendo considerado uma coisa boa.

    A cultura do crime já foi implantada pela esquerda.

    Foi instaurada a cultura do coletivismo, onde saquear cidadãos de bem não é nenhum problema.

    Caridade e socialismo são muito diferentes. Na grande maioria dos casos, o socialismo só pode ser feito com o uso da força.

    Isso está muito longe de ser uma prestação de serviços básicos, como se fosse um condomínio.

    A cultura do crime não permite que pessoas se defendam das apropriações do estado.
  • William  16/02/2017 13:47
    O mais interessante é que, geralmente quem levanta estas bandeiras de desigualdade não entende que investimento só se dá com poupança.
    Conheço amigos adeptos do socialismo que reclamam da desigualdade, porém eles obtém rendimentos financeiros semelhantes aos meus. Alguns me perguntam como eu consegui os bens que tenho hoje, e fica tão na cara que dá preguiça de responder.
    Socialista de barzinho: roupa bege da moda, troca de iphone todo ano, lolapalooza, tem a melhor internet só pra usar facebook, compra boa quantidade de cerveja artesanal todo final de semana, daí reclama que ganha pouco e a culpa disso é do sistema capitalista...
    Cadê o investimento? Cadê a poupança? Como um cara desses vai prosperar e adquirir riquezas?
    Gastar todo o salário em bens de consumo é o caminho mais curto para o fracasso.
  • Capitalista Keynes  16/02/2017 15:33
    Muito bom....o problema é ser pobre e não uma pessoa ganhar 100 vezes mais que você.
  • Henrique Zucatelli  16/02/2017 16:09
    Ué, o problema da pobreza se resolve com trabalho, empenho, disciplina e uma boa dose de ingenuidade.

    Aliás a ingenuidade é que permitiu que as invenções mais disruptivas viessem ao mundo.

    Abraços,
  • Rafael  17/02/2017 00:57
    Ingenuidade significa ser ingênuo. fuja dos falsos cognatos.
    Ingenuity em ingles é diferente de ingenuidade em português... por favor
  • Rafael  17/02/2017 00:59
    ingenuity = engenhosidade
    ingenuity # ingenuidade
  • Paulo Bat  18/02/2017 19:59
    Zucattelli, você poderia ter dormido sem esta. Ter cuidado com falsos cognatos se aprende no primeiro ano do curso de Inglês.

    Há, me lembrei, você é contra o estudo regular do que quer que seja, conforme comentários seus em artigos anteriores, aqui no Instituto Mises.

    In a very literal and bad translation of a Brazilian quote, you think like that:
    " The business is to learn at home through the excellent blogs that abound on the internet."


    Em outras palavras e parafraseando o Rafael: 'Be careful what it looks like! .' Or: 'Beware of false cognates! They can be dangerous!'

    Have you ever thought to tell your client, manager, boss, father, etc: "O senhor tem muita ingenuidade", while trying to say he is ingenious.

  • O Pensador  16/02/2017 18:45
    Ao meu ver o problema tem 3 partes:

    Os realmente ricos (salvo poucas exceções) tem rendas absurdas indiferente do mérito e esforço, poupando fortunas mesmo sem conter gasto com bens de consumo.

    Os pobres (salvo poucas exceções ) não conseguem ter receitas suficientes para ter bens de consumo acima da sub-existência, e o que dirá economizar.

    A "classe media" que já tem um renda suficiente para poder escolher entre o luxo (bens de consumo acima do básico) e/ou economizar para acumular riqueza.

    De maneira que o rico fica mais rico, e a troca é basicamente de uma geração pra outra, o pobre idem, e a classe media tem um dinâmica, chegando a transitar entre as classes, mas de maneira geral mantem o status quo acreditando que um dia ascendera a classe dos ricos pelo seu esforço, dedicação talento, trabalho duro, economia e etc.. Porem pergunto:

    Quantos de nós da classe media ascenderam a riqueza ? Mas aquela riqueza que gera uma renda (apenas pelo que a própria riqueza gera, sem incluir ai os ganhos por mérito) superior aos seus gastos mais supérfluos de maneira que ainda que não faça esforço para economizar, siga acumulando riqueza ?

    Não seria a classe média com suas rápidas idas a classe rica sem nunca realmente adentrar a aristocracia, apenas a cenoura que nos incentiva a seguir correndo ?

    Se realmente o ser rico depende apenas do mérito, e se sim pq não somos todos ricos ? a maioria dos pobres que conheço trabalha mais horas e vivem para o trabalho, ainda que se discuta a capacidade nesse caso, sera que somos todos incapazes ?

    E por fim dos 1 ou 2 que responderam que chegaram ao nível de gerar mais riqueza do que conseguem gastar (apenas pelo que a própria riqueza gera, sem incluir ai os ganhos por mérito), digam se tiveram alguma ajuda de algum contato / herança ou se veio de uma invenção revolucionaria (novo método de produção, produto inovador, ou criação de uma nova categoria de mercado) ???
  • Gabriel  16/02/2017 19:31
    "Se realmente o ser rico depende apenas do mérito, e se sim pq não somos todos ricos ? a maioria dos pobres que conheço trabalha mais horas e vivem para o trabalho, ainda que se discuta a capacidade nesse caso, sera que somos todos incapazes ?"

    Você chegou a este site agora, né? Este é um dos temas mais debatidos nos artigos daqui. Aliás, esta é uma das falácias mais rotineiramente refutadas aqui.

    A riqueza nada tem a ver com esforço, com as horas trabalhadas, com o trabalho duro, com nada disso. Por exemplo, um homem pode gastar centenas de horas fazendo sorvetes de lama ou cavando buracos, mas se ninguém atribuir qualquer serventia a estes sorvetes de lama ou a estes buracos — e, portanto, não os valorizar o suficiente para pagar alguma coisa por eles —, então tais produtos não têm nenhum valor, não obstante as centenas de horas gastas em sua fabricação.

    O que determina a remuneração no mercado não é o mérito, não é a virtude, não é o esforço ou a dedicação.

    O que realmente determina a remuneração no mercado é apenas e simplesmente a criação de valor. Se você consegue criar algo de valor para terceiros, você será bem remunerado. Ninguém está nem aí para as suas horas trabalhadas ou para o seu esforço. As pessoas só querem saber de serviço bem feito. E pagarão bem por isso.

    De novo: o que interessa é a criação de valor; o valor que você consegue adicionar à vida dos demais. Não importa se é por esforço, inteligência, sorte, talento natural, herança; quanto mais imprescindível você for aos outros, mais os outros estarão dispostos a servir você.

    O esforço por si só não garante nada. É verdade que, tudo o mais constante, se a pessoa encontra um campo em que ela gera valor, o esperado é que mais esforço gere mais valor. Com o passar das gerações, a ascensão social se acumula: a filha da retirante nordestina que trabalha de empregada tem computador, aula de inglês e provavelmente não será doméstica quando crescer.

    É assim que as sociedades enriquecem. Não é de uma hora para outra, e não tem nada a ver com a crença ingênua de que a renda é ou deveria ser proporcional ao mérito.

    Nada é garantido. Às vezes o setor em que o sujeito trabalha fica obsoleto, e o valor produzido pela dedicação de uma vida cai abruptamente. Havia gente muito dedicada entre os técnicos de vitrola de meados dos anos 1990; e mesmo assim…

    Satisfaça as necessidades dos outros, e as suas serão satisfeitas. Não importa se é por mérito, por sorte ou por talento. O cara mais esforçado e bem-intencionado do mundo, se não criar valor, ficará de mãos vazias.

    Achou injusto? Então aqui vai um segredo: é você quem perpetua esse sistema. Se sua geladeira quebra, você vai querer um técnico esforçado e que dê tudo de si, ou vai querer um que faça um ótimo serviço, com pouco esforço e a um baixo custo? Quer um restaurante ruim mas com funcionários esforçados ou quer comer bem? O mundo reflete o seu código de valores e, veja só, ele não é meritocrático.

    O sistema de mercado não premia a virtude; ele premia, e portanto incentiva, o valor. É feio dizê-lo? Pode ser, mas ele tem um lado bom: é o sistema que permite que a vida de todos melhore ao mesmo tempo. Que todo mundo que quer subir tenha que ajudar os outros a subir também. Ele não iguala o patamar de todo mundo, mas garante que a direção de mudança seja para cima.

    Leia mais em:

    Não é a meritocracia; é o valor que se cria

    A teoria do valor-trabalho ainda assombra a humanidade e segue causando estragos
  • Capitalista Keynes  17/02/2017 12:05
    "Se realmente o ser rico depende apenas do mérito, e se sim pq não somos todos ricos ? a maioria dos pobres que conheço trabalha mais horas e vivem para o trabalho, ainda que se discuta a capacidade nesse caso, sera que somos todos incapazes ?"

    Cara, depende que tipo de trabalho e quão valorizado ele é.....fazer muitas horas de um trabalho que se tem em abundância e que não tem valor agregado não adianta muita coisa. Um jogador de futebol TOP ( Messi ,Neymar,C Ronaldo,etc) é mais raro e desejado do que um gari, só um exemplo tosco ....sem desmerecer as profissões de forma alguma.
  • Resristow  02/04/2017 16:35
    O artigo abaixo mostra a forma como foi usado o argumento na quarta pergunta.

    Por causa dos melhores contatos políticos dos ricos no Reino Unido, esses se podem dar ao luxo de serem medíocres que continuarão a ganhar mais que pobres talentosos. O problema é que o artigo clama por mais distribuição de renda e não vê o estado como o problema da questão.

    Artigo para atacar o Brexit, eu acho.

    ind.pn/2oowZ2s


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.