FAQ: como comprar ouro no Brasil?
por , segunda-feira, 15 de agosto de 2011

versão para impressão


ouro2.jpgCada vez mais leitores nos escrevem querendo mais informações sobre como comprar ouro físico aqui no Brasil.  Apesar de não sermos um instituto de dicas de investimento, acredito que possamos passar esta informação sem que isso soe como um conselho para investidores.

A informação realmente é difícil de ser encontrada; eu mesmo tive muitas dificuldades para encontrá-las.  A mídia jamais fala sobre isso, pesquisas em sites de busca não apresentam resultados satisfatórios e muitas vezes os funcionários das corretoras jamais ouviram falar ou possuem qualquer conhecimento sobre o ouro.

Então vamos lá.

Existem duas maneiras de se comprar ouro físico por aqui.  Uma simples, outra um pouco mais complexa:

1) Mercado de balcão

Esta é a maneira menos burocrática de se adquirir ouro físico no Brasil.  A compra pode ser realizada através de sites (Reserva Metais, Ourominas etc.) que fazem inclusive o serviço de entrega.  Ou seja, você recebe o ouro na sua casa após alguns cliques.  Estas empresas normalmente garantem a recompra deste ouro, desde que não seja violado o lacre da barra.  E a outra vantagem é que desta maneira o ouro físico pode ser adquirido em pequenas quantidades.  Uma das empresas vende até cartões com uma micro barra de 1 grama.

A desvantagem desta modalidade é que o preço cobrado é cerca de 10% mais alto que o da maneira mais burocrática, e o preço pago na venda também é mais baixo.  Ademais, compras de somas mais vultuosas (acima de R$ 10mil) são também burocráticas.

Eu diria que só vale a pena comprar no mercado de balcão se a pessoa não tem o suficiente ou não deseja investir o montante necessário para adquirir o ouro físico na BM&F.  E se ela realmente crer em uma alta superior a pelo menos 20% no preço do ouro que ela pagou.

Não se deve esquecer também que há o custo do frete e do seguro do transporte (este último é de 1% da compra).  Além disso, há o problema da segurança: algumas pessoas se sentem inseguras em guardar suas poupanças em casa.  Se este for o seu caso, acrescente a tudo o que foi dito acima o preço de uma caixa depósito no cofre de algum banco.

2) BM&F

Não tão fácil quanto a alternativa anterior, mas nada que não se resolva em algumas semanas (com sorte, alguns dias).  O primeiro passo é abrir uma conta numa corretora; porém, antes, é necessário se certificar de que esta corretora está habilitada para operar o ouro.  Quando for fazer seu contrato na corretora, você terá de assinar, além do contrato que lhe permitirá negociar na bolsa, um outro que lhe permitirá negociar na BM&F.[1]

Feito isso, o contrato do ouro que lhe permite a retirada física tem um código ("ticker") na bolsa: OZ1D.  Este é um contrato de 250 gramas de ouro,[2] e é o menor contrato que permite a retirada na BM&F — ou seja, se a intenção era investir menos, esta não é uma opção, a não ser que você queira comprar apenas o certificado de 10 gramas (OZ2D) ou de 0,225 gramas (OZ3D), os quais não lhe permitem retirada (a menos que se junte 250 gramas).[3]

A compra ou a venda não podem ser feitas pelo homebroker; para fazê-la, é necessário utilizar o ultra moderno telefone!

A retirada pode ser agendada através da sua corretora, a qual lhe dará maiores informações sobre o procedimento.  Pode-se também pedir o delivery (que tem um custo).

Os custos deste processo são:

1) a corretagem — que varia de corretora para corretora, e

2) a taxa de custódia[4] — que é cobrada mensalmente com calculo diário (todo o dia se adiciona a conta).  Caso se deseje retirar o ouro da custódia não há a opção do delivery, só se pode retirá-lo fisicamente.[5]  Caso sua preferência seja a de retirar o ouro da BM&F e você deseje vendê-lo novamente por lá, o processo é o mesmo: entra-se em contato com a corretora e devolve-se o ouro para a custodiante, o ouro volta a figurar entre seus ativos na BM&F e, ato contínuo, você já pode vendê-lo.[6]

Simples? Não, mas também nada impossível.

Muito se discute sobre como aumentar o número de negócios do ouro na BM&F, mas basta tentar comprar ouro para perceber um dos grandes motivadores desta dificuldade.  Além da desburocratização da compra de ouro na bolsa, duas outras medidas poderiam aumentar a atratividade da compra do metal por lá: a primeira seria a diminuição das taxas de transação, e a segunda seria a criação de um contrato menor que permitisse a retirada — o ideal seria que fosse um contrato de 31,1034768 gramas, ou seja, uma onça troy,  para que pudesse ser muito mais fácil a visualização do preço em relação ao mercado externo, que trabalha com onça troy.  Tal arranjo também facilitaria a percepção de qualquer possível distorção, além de atrair investidores de fora do país para comprarem ouro por aqui.

Espero ter ajudado aqueles que buscavam estas informações.  Só desejo deixar novamente claro que não estou dando qualquer dica de onde investir seu dinheiro, e sim apenas respondendo às perguntas frequentes que recebemos por aqui.

Invistam apenas naquilo que conhecem, estudem bastante onde vão investir e só o façam quando estiverem bastantes seguros desta decisão.  Acima de tudo, estejam preparados para arcar com as consequências destes investimentos (e espero que estas consequências sejam sempre boas!).



[1] Após a compra, você não verá seus contratos de ouro na página de saldo da sua corretora.  Eu me assustei muito com isso, mas fique tranquilo que está lá.  Esperamos que as corretoras corrijam este problema.

[2] Na verdade, o ouro negociado tanto na bolsa quanto no balcão aqui no Brasil é o ouro 0,999, ou seja, a cada contrato de 250 gramas na verdade se está comprando 249,75 gramas de ouro.  O resto são impurezas.  Pode haver também outros níveis de pureza à venda nos balcões; por isso é sempre bom estar atento ao que se está comprando.

[3] Existe a possibilidade de se retirar em lingotes de 100 e 400 onças do ouro.  Mas, para tal, confesso não saber o procedimento.  Porém, creio que deva ser o mesmo. Vale lembrar que estes lingotes possuem uma pureza menor que 0,999 — se não me engano é de 0,995.

[4] Esta taxa é calculada da seguinte maneira: preço máximo do dia x 0,07% x número de gramas / 30 . 

Por exemplo: R$ 90 x 0,07% x 250 (gramas) / 30 = R$ 0,52.

Estes valores são calculados diariamente e acumulados para serem pagos no quarto dia útil do mês seguinte, ou quando o investidor zerar a posição.

[5] Um leitor nos informou do procedimento sobre a retirada do ouro, que diferente do antes publicado, não há a opção do delivery.  Para tal procedimento é necessário avisar a corretora, que avisará a BM&F e esta a custodiante (o Banco do Brasil), o cliente terá que fazer um cadastro junto ao custodiante (se ainda não for correntista) e ir pessoalmente à agência fazer a retirada.  Os custos da custódia sobem bastante no periodo que o ouro ficar disponivel para a retirada (0,3% do preço máximo do dia x número de gramas/ 30 todos os dias; para não correntistas do BB, para correntistas é só substituir o 0,3% por 0,1%).  A principio só é possivel retirar este ouro em São Paulo, mas essa informação carece de confirmação.

[6] O ouro vem embalado com um lacre e, caso se retire o lacre, há o custo de recertificação, que é passado pela fundidora (não sei qual é esse custo).  Esta informação bem como o procedimento também carece de confirmação.  Peço desculpas aos leitores mas como eu advogo que se compre ouro, fisico e o mantenha em local seguro (longe de bancos estatais) eu mesmo sou impossibilitado por uma regra pessoal de segurança de realizar tal prática.


Roberto Fiori Chiocca é diretor do Instituto Mises Brasil.

postado por Roberto Fiori Chiocca | 15/08/2011

142 comentários
142 comentários
Absolut 15/08/2011 12:38:21

Serviço de utilidade pública.

Responder
Helio 15/08/2011 14:05:43

Entre as opções acima, recomendo o ouro BMF de 250g (cerca de R$22.500) para quem tiver uma poupança deste tamanho, ou o ouro BMF de 10g (menos de R$1000), mas este último costuma ter um preço mais alto na compra (e mais baixo na venda) por conta de não ser o padrão de mercado. (não recomendo ter o ouro físico em casa, por motivos óbvios).

Outro ponto a atentar é o três noves (999 ou 24 quilates) ou quatro noves (9999). O padrão BMF é de 999, ou seja, a quantidade de ouro puro na barra de 250g de ouro é de 0,999x250g=249.75g. Tomar cuidado quando comprar ouro fora da BMF. Por exemplo, ouro 18 quilates, só tem teoricamente 75% de ouro contido, e pode haver fraude.

Adicionalmente, há a questão do imposto, que creio que é de 20% sobre os ganhos, mas se as vendas forem de menos de R$5.000/mês, não há imposto. (não tenho certeza dos valores exatos, sugiro confirmar).

Finalmente, acho que há pouca chance de o ouro ser um ativo perdedor - o ouro vem gradualmente se tornando a nova moeda mundial, e há grandes chances de haver outra série de "quantitative easing", o que seria receita certa de alta do ouro. Obviamente, essa é apenas a minha opinião e cada qual deve fazer seu dever-de-casa (e eu não consigo ver ouro a $5.000 no horizonte que eu consigo enxergar).

Responder
Roberto 15/08/2011 14:18:32

A alíquota é de 15% sobre o ganho líquido e a isenção (exclusivamente para pessoa física) é para vendas inferiores a R$ 20 mil no mês.\r
\r
www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/ins/2010/in10222010.htm

Responder
Daniel Flores 04/01/2013 03:20:19

Helio e equipe, bom dia.

Todo e qualquer ouro não-físico é visto com enorme desconfiança pelos nossos colegas libertários dos EUA. É algo perfeitamente compreensível dado aquele confisco histórico que ocorreu no passado.

Podemos confiar nestes certificados de 250g da BM&F? Em caso de colapso do papel-moeda não posso acabar sem meu ouro físico caso queira retirá-lo para negociar?

Aproveito para perguntar a você e para toda a equipe, se eu trouxer american silver eagles (ou gold eagle, american buffalo, etc) dos EUA em alguma viagem por via aérea poderei tratá-las pelo valor de face ($1 dólar no caso das silver eagles) para questões tributárias e de aduana (ou seja, entraria na minha "carteira" como moeda física que eu trouxe, apenas isso) ou podem taxar a prata no seu valor de mercado como uma importação qualquer? Caso tratem como moeda - o que faz sentido dado ser "legal tender" nos EUA - parece ser uma ótima opção de compra e entrada de metais no Brasil, dado que lá fora os preços de compra no "varejo" tem um "spread" bem menor em relação aos preços spot.

Responder
Augustine 04/01/2013 21:35:57

Esta e uma perguinta para a qual tenho procurado a resposta por algum tempo ja, mas sem sucesso.

A coisa e tao complicada que ate houve um sujeito nos EUA que pagava seus empregados com Gold Eagles supondo seu valor metalico, mas orientava seus empregados a declarem sua receita por seu valor de face. Evidentemtne o leao americano nao gostou da historia, mas ninguem conseguiu explicar o que ele estava fazendo de errado, ja que nem o tesouro americano - parte interessada e suspeita - soube definir claramente como as moedas deveriam ser avaliadas para fins de imposto. ele acabpou sendo condenado, mas por outra acusacao. O melhor que achei a respeito foi o artigo em bit.ly/VDDs3W

Ou seja, nao conte com o governo determinar algo justo e logico se ele for sair perdendo receita. No entanto, gostaria mesmo de encontrar uma resposta definitiva para esta questao...

Responder
Fernando Chiocca 15/08/2011 14:31:27

e muitas vezes os funcionários das corretoras jamais ouviram falar ou possuem qualquer conhecimento sobre o ouro.

Uma vez um funcionário da corretora que opero ouro insistiu comigo que eles não operavam ouro, mesmo eu afirmando que tinha realizado compra de ouro através deles 2 meses antes.
Só depois de muito tempo e de ser passado para dois outros operadores é que consegui realizar nova operação.

Responder
Filipe Celeti 15/08/2011 16:16:41

quando eu tiver 22.500 comprarei ouro... até lá fico apenas namorando a possibilidade.

Responder
Augustine 15/08/2011 17:02:56

Eu prefiro adquirir moedas em ouro, como Philarmoknik austriaca, Maple canadense e mesmo Krugerrand sul-africano (22k), devido a seus recursos de seguranca e sua liquidez.

O que me traz a minha pergunta sobre o tratamento fiscal de tais moedas pela alfandega. Esses moedas sao de fato dinheiro (a Maple tem um valor de face de 50 dolares canadenses), portanto, teoricamente, tratadas como tal, nao pelo seu coneudo em ouro. Mas, em se tratando de alfandega, nao existe teoria, so a decisao da "otoridade". Enfim, saberia dizer algo sobre o que a lei diz entao?

[ ]

Responder
Roberto Chiocca 17/08/2011 09:25:30

Augustine,
não citei algumas formas de comprar ouro como a numismática, o mercado livre, joalherias, minas de extração, importação, posso até fazer um adendo ao texto citando superficialmente cada uma, mas não posso me aprofundar. Se tiver informações poste aqui.

Responder
Augustine 06/08/2012 13:47:33

Não me refiro à numismática propriamente dita, que involve a negociação de moedas, de ouro ou não, cujo valor depende não só do valor intrínseco do metal, mas também de valor não tangível, como raridade, significado histórico, etc. Moedas de ouro emitidas por várias casas da moeda, como as que mencionei, têm um valor de face válido aonde ela é produzida que não reflete seu valor metálico, ou seja, o valor de seu conteúdo em ouro.

A vantagem que vejo em tais moedas de ouro é que sua verificação é facílima, bastando um balança eletrônica de razoável precisão é um paquímetro para se avaliarem seu peso e suas dimensões. Mas mesmo sem nada disso se pode constatar tais propriedades de visada, pois moedas têm várias características para dificultar sua falsificação ou debaseamento, como a cara e a coroa e a borda serrilhada. Ou seja, penso que se se já tiver uma moeda idêntica que se sabe ser legítima, é só comparar a aparência visível e o peso nas mãos. Por isto mesmo, elas têm mais liquidez, já que o custo de as certificar é menor.

HTH

Responder
Samira 02/08/2012 15:54:50

Augustine,

Onde você comprar suas moedas no Brasil?
Já procurei e procurei, sem sucesso, ou com um sucesso muito superior ao real valor da moeda.

Grata,

Responder
Augustine 06/08/2012 13:50:57

Não as compro no Brasil, pois moro no exterior. Minha questão é se e quando resolver as trazer de volta para o Brasil como seriam tratadas pela alfândega.

No entanto, me pergunto se nossos vizinhos castelhanos têm acesso a tais moedas e se se poderia atravessar a fronteira para as adquirir o se eles as venderiam on-line para quem reside no Brasil.

Responder
Neto 04/10/2012 04:11:36

Se eu não me engano, acho que no último livro dele o Peter Schiff fala que esse negócio de numismática não é muito bom não

Responder
Paulo 07/01/2013 16:16:22

Se você mora no exterior, há mais de um ano, basta solicitar ao Consulado do Brasil mais próximo uma carta de regresso ao Brasil, o que lhe oferece livre conduto na Alfândega do Brasil para repatriar todo seu patrimonio de volta, incluindo mobilia, eletrodomésticos, objetos, etc.

Responder
Felix 15/08/2011 22:10:51

Cara,
acho que vcs tão exagerando
vamos comprar uma casa e por pra alugar...

Responder
Rafael 19/08/2011 04:04:07

vai lá, se joga de cabeça na bolha...

Responder
Marco 15/08/2011 22:28:47

E comprar pelo Banco do Brasil, o que vocês acham? Alguém já fez? O ouro fica custodiado pelo BB também.

Ao Hélio, poderia dar mais detalhes de por que não vê o ouro a $5.000? O Peter Schiff está achando que vai será maior do que isso.

Responder
Roberto Chiocca 17/08/2011 09:20:01

Marco,
vou pesquisar sobre o ouro do BB, havia me esquecido disto, quando tiver mais informações faço um adendo ao texto.

Responder
Helio 16/08/2011 10:35:24

Marco, o horizonte com o qual trabalho para investimentos é até 3 anos. Para o ouro chegar a $5000 neste período, seria necessário que o Fed (e o mundo) embarcassem em uma política de alta inflação de preços (>10%). Não creio que isto ocorra por uma questão de sobrevivência do próprio Fed (que tem o Ron Paul monitorando cada passo).

Claro que o ouro chegará a $5000 - mas com o tempo, talvez em 5 anos ou um pouco mais, mas não tenho a pretensão de passar julgamento algum sobre o que acontecerá daqui a 5 anos. A inflação acumulada no tempo leva todos os preços a níveis absurdos - uma caixa de fósforo de 1 cent no início do século hoje custa 40 cents. Mas isso não quer dizer que se podia ganhar dinheiro investindo em caixas de fósforo.

Não sabia que o BB garantia a custódia segregada do ouro comprado via eles, diferentemente dos outros bancos que emitem um papel dizendo que você tem direito a reais equivalentes, mas que não precisam deter o ouro em seu nome (ou não segregam seu ouro). Se fir verdade, é boa notícia. Mas ainda assim, acho a BMF mais independente e transparente. Não acreditaria no BB tão facilmente - melhor ler o contrato e ter certeza não só de que seu ouro físico estará sempre custodiado, como também que estará SEGREGADO do restante, em seu nome.

Responder
Fred 16/08/2011 13:31:08

Caros amigos,

Minha sincera opinião, exceto a questão do valor, sem dúvidas a maneira mais vantajosa e que definitivamente não é tão burocrática como citado no texto é fazer a compra de certificados de ouro na BM&F. Sem deságio e sem riscos de garantia de qualidade.
A questão da burocracia é papo furado. Hoje em dia em 48 horas e duas assinaturas você abre a conta numa corretora e negocia ouro. E consegue fazer praticamente tudo online, não é nenhum bicho de sete cabeças não.
O ouro de balcão tem o problema de a tal garantia de recompra por conta de algumas empresas só valerem para aquelas empresas, aí que entra um problema. Se essa empresa fechar as portas e você quiser vender seu ouro no mercado, a chance de ter de pagar para fazerem todo o processo de fundição numa empresa certificada é muito alta.
Portanto, para evitar riscos e dores de cabeça o melhor é ficar com um "papel" na mão que equivale a ouro e a burocracia "se bobear" é menor do que para negociar ouro no mercado de balcão.
Obviamente, é claro que trabalho com isso, mas falo com ciência do assunto! Estamos no século 21! Balcão é coisa do século passado!
Abraços!

Responder
anônimo 17/08/2011 07:46:11

Hoje em dia em 48 horas e duas assinaturas você abre a conta numa corretora e negocia ouro.

E com essas duas assinaturas vão todos os seus dados pessoais que o Leão precisa para te pegar depois.
Se quiser se proteger desse ataque, melhor não usar o sistema financeiro convencional sempre que puder. Prefira comprar teu ouro anonimamente, seja usando dinheiro vivo em pessoa, seja através da internet usando algo como bitcoins ou através de transferências bancárias que não denunciem precisamente o que você está comprando (tipo em sites de compra p2p como o e-bay).

Usou a BM&F, você já está "fichado".

O ouro de balcão tem o problema de a tal garantia de recompra por conta de algumas empresas só valerem para aquelas empresas, aí que entra um problema.

No caso do ouro existem moedas facilmente identificáveis pela densidade e detalhes gravados, que tornaria não muito difícil a revenda.

Estamos no século 21! Balcão é coisa do século passado!

Não é esse o ponto. O ponto é o anonimato. Você não tem nenhum se usar o sistema financeiro convencional. Aliás, nem sei se essas empresas de "venda por balcão" sugeridas acima não coletam dados seus para enviar à Receita... mesmo que não coletem, no teu extrato bancário vai estar marcado quem recebeu sua grana, e quanto.

Responder
Roberto Chiocca 17/08/2011 09:17:55

Fred,
A burocracia sobre a qual falo no texto é a dificuldade maior de abrir uma conta numa corretora do que comprar ouro no balcão. Abrir conta na corretora pode sim acontecer em dois dias, mas apenas para aqueles que já sabem muito bem o caminho das pedras, e assinar o contrato, mandá-lo para a corretora é apenas um dos passos neste caminho, antes deste é preciso saber se a corretora é habilitada para operar ouro.
Tudo online você não consegue fazer, a assinatura no contrato não pode ser scaneada, você tem que mandar papel mesmo(não me lembro se precisei reconhecer firma, mas é provável), além de cópias de documentos(também não digitais e provavelmente foram exigidas cópias autenticadas), a compra do ouro não pode ser feita pelo homebroker(pelo menos nas corretoras em que tenho conta), e o saldo não aparece online, só vejo que tenho ouro quando recebo aquelas cartas da BM&F. A única coisa que pode ser feita online, e isso é um serviço que nem sempre está disponivel, é ver o ativo no mercado, ou seja, no homebroker através do "ticker" pode-se ver cotação, número de negócios, etc.
Eu discordo que balcão seja coisa do século passado, não fosse pelo preço muito acima cobrado pelo ouro no balcão eu só compraria ouro lá. E, é muito fácil fazer teste para saber a qualidade do ouro, todos que se interessam por ouro deveriam se informar sobre estes testes e até adquirir o kit. Um problema é que para fazer o teste, tanto no ouro da BM&F quanto no do balcão é preciso violar o lacre. E este problema só pode deixar de se tornar um problema muito grande se eu obtiver uma informação que nunca consegui, que é o custo de recertificação.

Responder
brazilian 06/06/2012 16:25:58

Gente desculpa! Mas muitos comentários mostrando pouco conhecimento e pelo que vejo sedenta curiosidade pelo assunto por parte dos leitores, me fizeram aqui deixar uma contribuição. Somos a Brazilian Goldbank, grupo de investidores independentes que veem no ouro a commoditie mais importante e especial dentre os recursos do planeta, quem nos conhece sabe que somos os maiores comercializadores de ouro do país e enviamos barras de ouro para todos os estados brasileiros! vendemos barras de ouro nacionais e importadas além de moedas com ouro e prata para colecionadores e investidores de numismática. Nos procure no Facebook ou no twitter (siga @BGoldbank) e saiba como investir de forma regular, segura, econômica e descomplicada. Temos ouro em barras, lâminado ou em cartões de crédito (inovação e modernidade!) a partir de 1gr quebrando aquele paradigma de que investir em ouro é para poucos e abastados!
Oferecendo também aos nossos seguidores consultoria especializada em metais preciosos, abaixo dividimos com os leitores informação que comprova que ainda somos um nenêm nesse lindo mercado:

*Ranking dos países c/ as maiores reservas de ouro no mundo

1 - USA

2 - Alemanha

3 - França

4 - China

5 - Banco Central Europeu

6 - Fundo Monetário Internacional

Brasil N°48
(A India é o maior consumidor)


Grande Abraço a todos!

Att.
Equipe Brazilian Goldbank$

Responder
Filipe Celeti 16/08/2011 13:48:19

O que garante a vocês que o governo não vai confiscar todo ouro e o papel de vocês valera absolutamente o que vale o papel?

Responder
Fernando Chiocca 16/08/2011 14:59:08

Nada.

O governo já fez isso antes e pode fazer de novo na hora que quiser.

Para garantir isso, somente se retirar o ouro e manter bem escondido.

Responder
Joao 16/08/2011 13:58:46

Portanto, para evitar riscos e dores de cabeça o melhor é ficar com um "papel" na mão que equivale a ouro e a burocracia "se bobear" é menor do que para negociar ouro no mercado de balcão.

Até que o governo decida que você é um ser especulador do mal porque está investindo em ouro e decide restringir ou taxar fortemente o resgate do ouro.

Responder
Augustine 16/08/2011 14:01:20

Fred,

Pelo contrario, ouro se vende a qualquer um. Garantia de recompra não significa que não se pode vender ouro para outros.

Depois, o que acontece quando a empresa que lhe vendeu um papel vai a falencia? Tudo o que voce tem e um pedaço de papel na mão.

Não, comprar ouro só faz sentido se se tiver o ouro na mao. Se mundo afora ha grandes chances de mais papel do que ouro ter sido vendido (bit.ly/nMJKYo), quais as chances do mesmo estar acontecido no Brasil? Lembre-se, quando a coisa espalhar, ter posse do bem e 90% da garantia.

Responder
Fred 16/08/2011 20:28:11

Com certeza o risco só é zero quando você tem posse do ouro no caso e muito provavelmente poderá negociá-lo com quem bem entender. Mas o que quis enfatizar em meu comentário é o fato de que o ouro puro, 100%, 24 quilates, como queiram, só é garantido quando custodiado por alguma instituição certificada. Fora dali vai ser negociado com deságio e caso deseje certificá-lo novamente, terá de pagar por isso. É questão de ponto de vista individual e de objetivo do investimento!

Responder
Roberto Chiocca 17/08/2011 08:57:17

Fred,
Na BM&F você pode retirar o ouro da custódia e devolvê-lo quando quiser à custódia para vendê-lo pelo preço de mercado, sem deságio nenhum.
No balcão sim é que a recompra é garantida, mas com um deságio grande.

Responder
bruno 17/03/2013 20:39:08

Poderia falar mais sobre essa experiência? Parece-me que vc só compra o ouro, nunca deve tê-lo vendido. Pode dar um exemplo numérico de compra e um de venda?

Eu poderia ir pessoalmente à BM&F, comprar ouro e retorná-lo como bem entendesse, praticamente sem spreads (abusivos como em www.omdtvm.com/)?

Eu não tive a sorte de nascer em São Paulo...mas se for fácil comprar ouro na BM&F, poderia ir a sampa com esse intuito.

Responder
Fabio 16/08/2011 18:12:45

Pessoal, é necessário declarar no imposto de renda que possuo/comprei determinada quantidade de ouro ou só é necessário declarar quando compro ouro e, ao vendê-lo, consegui lucrar alguma coisa?\r
SE alguém souber a respostas, agradeço.\r
Abraço.

Responder
Fernando Ulrich 17/08/2011 09:41:58

Senhores,\r
Comprei um pouco de ouro ontem via BM&F. Relato algumas conclusões da minha recente experiência:\r
- As corretoras não sabem como comprar. Poucas sequer conhecem o produto. Tem que ser insistente, perguntar e investigar.\r
- Liquidação física (retirar o ouro físico após compra do contrato): a corretora me disse que a BM&F tinha convênio com alguns bancos. Fui no meu banco, o Citibank, e o gerente contatou a corretora do Citi, que informou que a BM&F trabalhava somente com 4 bancos: BB, Citi, Bradesco e mais algum que não lembro. Porém, só praça São Paulo. Ou seja, quem morar fora de SP terá que ir a SP retirar o ouro em lingote em algum desses bancos. Pelo menos o Citibank disse que não realiza o serviço de enviar a outra cidade.\r
- Revenda do ouro após liquidação física (retirada do banco): segundo o mesmo pessoal da corretora do Citi, caso queiramos vender o ouro através da BM&F, botando de volta no mercado, é preciso arcar com um custo de "certificação". Segundo eles, quando se retira o ouro físico ele "perde" esta certificação e para que a BM&F o aceite novamente para negociá-lo é preciso "re-certificá-lo". Enfim, nem busquei ir muito mais detalhes nesta modalidade, pois não tenho interesse em vender.\r
Apenas queria deixar um pequeno registro recente de uma compra via BM&F.\r

Responder
Roberto Chiocca 17/08/2011 11:41:33

Realmente Fernando,
Eu sou de São Paulo, então não pedi a entrega do ouro, mas fui informado que poderia receber em casa se quisesse por um custo adicional, mas pode ser que a informação que me foi passada estivesse errada mesmo.
Quanto ao custo de recertificação, muita duvidas pairam no ar, a principal é o tamanho deste custo, outra é essa desinformação, a informação que eu detinha era que a barra(e não lingote, estes só se chamam assim quando falamos das de 100 e 400 onças)vinha lacrada e não se violando o lacre não haveria custo de recertificação, mas novamente pode ser que tenham me passado a informação errada.
Sei que se houver a necessidade de recertificação, a BM&F não sabe qual é o custo, já os consultei e me disseram que quem passa este custo é a fundidora, agora daí a saber quem é a fundidora... vou tentar entrar em contato com eles. Acho interessante podermos vender ouro na BM&F também.

Responder
Augustine 17/08/2011 12:09:37

É por isto que prefiro moedas de ouro a lingotes. Elas não precisam de certificação, pois tem características de autenticação próprias, como borda serrilhada, para garantir que ninguém aliviou ouro as torneando, e a cara e a coroa, assim ninguém limou ouro delas. Com moedas, basta um paquímetro e uma balança para se confirmar sua autenticidade. Moedas têm um custo de fabricação maior, portanto pode-se esperar um preço cerca de 3% acima da cotação do ouro, mas não há deságio na hora da venda.

Portanto, há algum equivalente no Brasil da apmex.com providentmetals.com? Se não, haveria algum problema para brasileiros comprando moedas do exterior?

Responder
Giovanni 17/08/2011 22:49:17

Como bons libertários vocês deveriam incentivar a compra de ouro no mercado paralelo das salinhas dos décimos segundos andares dos prédios antigos dos centros das capitais brasileiras. O ouro que não paga imposto e o governo não fica sabendo que você comprou, o mercado negro em sua forma mais nobre e bela, a anarquia surgindo dentro do Estado e minando-o dali mesmo.

Responder
Kiko 18/08/2011 23:09:42

Em um cenário de desaquecimento global e desconfianca do dólar, o ouro tende a subir por ser um porto seguro, mas parte da demanda por ouro tende a ser menor por ser muito utilizado como materia-prima tb. \r
Alguem sabe qual % da demanda do ouro está relacionada ao consumo e qual % está relacionada a estoque de reserva?\r
\r
grato\r
\r

Responder
Augustine 18/08/2011 23:30:43

Kiko,

Na verdade, devido a seu custo, o ouro praticamente não é usado como matéria-prima, pelo menos não em quantidades significativas em uso industrial, ao contrário de outros metais preciosos, como a prata e a platina. Você pode ver mais detalhes em bit.ly/n3RVqr

HTH

Responder
Kiko 19/08/2011 01:04:47

Augustine, muito informativo o texto. Obrigado.\r
\r
De acordo com o texto a grande maioria das vendas de ouro é representada pelas jóias e o uso industrial é maior que os investimentos diretos em ouro. (dados até 2002)\r
Tenho pensado muito sobre a trajetória do preço ouro e de seu uso como lastro de moeda. Principalmente sobre quais fatores podem influenciar seu preço.\r
Ex: aumento da base monetaria - aumento do preço ouro\r
busca por ativo que ninguem ''imprime'' - aumento do preço\r
Jóias por serem superfluas, em momentos dúvida - diminuiçao no preço\r
queda da demanda industrial/substituiçao - diminuiçao do preco\r
dimnuiçao do custo de extraçao (longo prazo) - diminuiçao do preco\r
\r
É necessário saber se parte do que esta sendo vendido como jóia esta sendo comprado pensando apenas como ornamento ou se parte dessas vendas tb sao relativas a reservas.\r
No fundo imaginei que a parte destinada a investimentos fosse mais significativa. \r
\r
segue p quem tiver curiosidade\r
\r
The following table summarises six years of global gold demand [tonnes] by usage :- \r
Uses 1997 1998 1999 2000 2001 2002 Average \r
Jewellery 3311 3181 3151 3187 3064 2727 3103 \r
Retail Investment 459 270 360 156 349 340 322 \r
Industrial 419 392 411 457 357 347 397 \r
Total 4189 3843 3922 3800 3770 3413 3823 \r
\r
abs

Responder
Augustine 19/08/2011 11:54:24

Kiko,

Joias, para todo efeito, e o mesmo que investimento, pelo menos onde elas sao mais compradas, India, China e no resto do Oriente.

Depois, esses dados se referem ao ouro minerado todo ano. Como praticamente todo o ouro minerado na historia humana ainda existe (150.000t), o ouro minerado anualmente (2.500t) praticamente nao muda a quantidade de ouro existente em nossas maos. Por isto e que ele e um excelente lastro monetario, pois ele praticamente nao e inflacionado. E ainda que seu etoque cresca cerca de 1% ao ano, isto e feito atraves de trabalho humano, ao contrario de papel moeda, que e inflacionado sem nenhum trabalho humano, ja que clicar com um mouse num computador criando milhoes em credito do nada nao conta como trabalho.

[ ]

Responder
Filosofo 19/09/2011 17:53:23

O Banco do Brasil tem emissão de moedas comemorativas:

www.bcb.gov.br/?MOEDACOM

Além disso oferece compra de ouro em duas modalidades:

www.bb.com.br/portalbb/page3,116,2137,1,1,1,1.bb?codigoMenu=1092&codigoNoticia=30853&codigoRet=15925&bread=7

O problema é comprar ouro no mercado financeiro e deixar rastro pro assalto de renda. Eu gostei mais da idéia das moedas.

Responder
bruno 17/03/2013 20:42:15

Mas comprando as moedas vc não deveria pagar uma "certificação" no caso de venda.

E o preço da quantidade de ouro é a mesma da do mercado (onça-troy por exemplo)?

Responder
Augustine 18/03/2013 03:26:56

Aí que está, como uma moeda tem características que a autenticam (verso e anverso característicos, borda serrilhada, dimensões e pesos conhecidos, etc), qualquer comprador com uma balança digital e um paquímetro pode aferir a autenticidade da moeda.

Responder
Ricardo S. 18/03/2013 05:43:00

Tem pessoal batizando ouro com tunsgtênio. A densidade dos dois é praticamente igual (a do ouro é somente 0,3% maior). A única maneira é usar um raio-x, mas só funciona se o lingote do ouro for pouco espesso.

Responder
Augustine 18/03/2013 14:31:48

Salientando outra vantagem de moedas sobre lingotes, pois e impossivel se batizar com W uma moeda de menos de 3mm de espessura com impressoes detalhadas de baixo relevo, como pode-se ver em bit.ly/16EoDFD

Responder
Vitor 18/10/2011 15:42:10

Olá,\r
\r
Boa tarde,\r
\r
Eu pretendo comprar ouro, e gostaria de saber qual corretora vocês indicariam, por exemplo em Belo Horizonte, MG. Percebi que algumas corretoras não sabem muito a respeito do assunto. Quero uma que saiba.\r
\r
Obrigada

Responder
Fred 18/10/2011 21:12:25

Boa noite Vitor,

Eu trabalho em uma corretora e sabemos como negociar ouro sim, inclusive negociamos com frequência. Não querendo me promover aqui, mas me coloco à sua disposição para esclarecer suas dúvidas e caso possua interesse em fazer aplicações em ouro conosco estou à disposição, caso opte por efetuar essas aplicações em outras corretoras, fique à vontade. Meu e-mail é frederico.schmidt@interbolsa.com.br.

Atenciosamente.

Responder
Jose 18/10/2011 21:39:14

Esse ouro comprado em corretora de valores é ouro mesmo? Digo, ouro físico guardado num cofre? Ou é só mais um papel sem lastro, ou seja, se todo mundo quiser retirar o ouro em espécie não haverá ouro pra todo mundo?

Responder
Fred 19/10/2011 09:49:48

Bom dia Jose,

Esse ouro negociado em bolsa é ouro disponível, ou seja, papéis com lastro em ouro físico, basicamente ouro fino, sob forma de lingote, fundido por empresa refinadora e custodiado em instituição depositária, ambas credenciadas pela BM&F. Se você desejar, pode retirar esse ouro em lingotes, porém como comentei anteriormente, não é algo recomendável, pois ao retirar da instituição depositária o ouro perde seu lacre e deixa de ser um ativo financeiro, passando a ser negociado como uma commodity, um metal, no caso ouro físico.
Para o ouro novamente retornar a ser ativo financeiro é necessário voltar à ponta do ciclo, ou seja, à fundidora, e o investidor deve arcar com todo o custo de refino, fundição e certificação.
O contrato padrão de ouro disponível atualmente é de 250 gramas, atualmente equivalente a uns 23 mil reais aproximadamente, porém é possível negociar lotes fracionários, de valor inferior.

Responder
Eduardo 09/12/2011 06:55:46

Depois do ocorrido na MF Global, junto com as reações da bolsa de chicago (CME), alguém aí ainda confia em ouro escritural, ou contratos de bolsa?\r
Alguém que comprou no BB, sabe se dá para tirar o lingote de lá?

Responder
Hermes 09/03/2012 05:10:21

Telefonei para o Banco do Brasil e me informaram que você pode retirar fisicamente o lingote, mas, para isso, você precisa estar em São Paulo ou no Rio de Janeiro, já que eles não fazem o envio para outros lugares. Além disso, uma vez retirado, o lingote deixa de ser considerado um ativo financeiro. Me informaram também que as operações de compra e venda só podem ser feitas nas agências (nada de internet ou telefone), e que eles só vendem ouro para os seus correntistas.

Responder
anônimo 09/03/2012 05:40:28

Bem, sinceramente, se for assim vale muito mais a pena comprarneste site. Eles têm entrega para todo o Brasil, em lâminas ou barras, com seguro, certificado, e na quantia que quiser comprar a partir de 1g. Já comprei com eles e tudo correu perfeitamente.

Responder
Dimas 04/01/2013 20:18:39

Emgoldex envie barras de ouro 24K por todo mundo,que ja tem 80000clientes.
goldgains.emgoldex.com

Responder
anônimo 04/01/2013 20:25:42

Como é que eles entregam pra todo o brasil? Mandar ouro pelo correio não é perigoso?

Responder
Dimas 04/01/2013 20:46:15

Emgoldex manda pelo correio DHL, que esta sertificada para fazer estos tipos de transferencia.O imposto paga o cliente.

Responder
Dimas 04/01/2013 21:06:34

Inda pode guardar seu ouro no armazen Certificado Pro Aurum Múnich,Alemania.
0.1% por mès.

Responder
Augustine 04/01/2013 21:22:54

E quanto seria o imposto de importacao de ouro?

TIA

Responder
Dimas 04/01/2013 21:52:12

O imposto de importacao de cada pais e diferente.

Responder
Augustine 04/01/2013 21:58:20

E no Brasil, qual seria o II para ouro? E se ao inves de lingotes se importam moedas que sao moeda corrente no pais de origem, seriam elas taxadas como lingotes ou isentas por serem dinheiro em especie?

Responder
Dimas 04/01/2013 22:05:23

Sobre moedas não sei nada, Emgoldex trabalha só com barras de ouro a partir 1gr. ate 100gr.

Responder
Kondde 07/01/2013 17:37:03

Investir em ouro físico em um país desarmamentista não é muito aconselhavel.

Brincadeiras sérias a parte eu fiquei tentado a comprar nesse site, mas como tudo que é muito fácil e comodo eu acabo desconfiando..

Somente 50 reais de frete para entrega na minha casa.

Como é isso? E transportado por carro-forte com equipe de segurança?

O ouro só não é imune a estupidez humana socialista quando por decreto na frança socialista pós revolução equalizaram o valor do ouro com o do ferro.



Att

Responder
Dimas 07/01/2013 21:55:51

Meu amigo, a empresa Emgoldex" ja tem 80000mil clientes e tem licensa ,e mais uma coisa Emgoldex trabalha com 4 fabricas (quere disser que esta socio com 4 empresas que trabalha com metais valorosos. Agora se meu amigo acreditar ou não isto ja e com você .
Abraço.

Responder
Fernando Chiocca 26/03/2012 08:18:38

Falsificação de barras de ouro com tungstênio se popularizando: HOT: Gold Bar Discovered Filled With Tungsten

E mais um pouco de FAQ aqui:Investing in Gold: Frequently Asked Questions

Responder
Marc... 27/03/2012 09:15:28

Está se tornando comum, e como dizem, a história se repete - Roma e as falsificações do denário durante a hiperinflação.

A última cartada dos Globalistas, desqualificar o ouro:

German ProSieben TV Channel Finds 500 Gram Tungsten Bar At W.C.Heraeus Gold Foundry With Bank Origin - 01/03/2010
www.zerohedge.com/article/german-prosieben-tv-channel-finds-500-gram-tungsten-bar-wcheraeus-gold-foundary-bank-origin

Tungsten-Filled 1 Kilo Gold Bar Found In The UK - 24/03/2012
www.zerohedge.com/news/tungsten-filled-1-kilo-gold-bar-found-uk

An Annotated Paul Brodsky Responds To Bernanke's Latest Attempt To Discredit Gold - 25/03/2012
www.zerohedge.com/news/annotated-paul-brodsky-responds-bernankes-latest-attempt-discredit-gold

Responder
JC 27/04/2012 17:21:22

O serviço da Ourominas está muito legal, mas pena que as margens são altas. Esse mercado aqui ainda está na infância. Culturalmente se usa o dólar para isso.

Também não esqueçam que no Brasil a probabilidade de você ser roubado por bandidos são comparáveis ou maiores que as chances de um colapso do sistema monetário ou de algum problema com a BMF.

Para quem tem receio de manter ouro em casa mas não confia na custódia do BMF, vale à pena usar o serviço de empresas como essa:

www.bullionvault.com/

Você pode escolher três praças para o seu ouro, Zurich, Londres ou Nova Iorque.

Mas entendo que essas alternativas são para quem tem bastante patrimônio.

Aqui no Brasil o CLBC é a única agência de custódia de ações e elimina o risco de episódios como o da MF Global. Investimentos em um portfolio de ações também podem apresentar ganhos se nossa moeda for pro saco.

Tentei descobrir quais são as agências de custódia usadas na Europa, e você simplesmente não sabe onde estão suas ações. Perdidas em algum lugar dentro do sistema financeiro internacional.

A bolsa aqui do Brasil já quebrou. Naji Najas quebrou a BVRJ, quase quebrou a de SP. O país já passou por situações monetárias absurdas. De certa forma eu me sinto mais seguro com ações aqui no Brasil do que na Europa. Sem falar que aqui não são cobrados impostos sobre dividendos.

É claro que isso pode ser mudado a qualquer momento, não só aqui mas em qualquer país do mundo, especialmente com este clima. Então, regra de ouro, diversifiquem.

Responder
Vítor Höher Nunes 03/09/2012 13:34:23

Alguém tem mais informações de como funciona o bullionvault.com? É necessária uma declaração aqui de que se está comprando ouro para deixar armazenado em outro país?\r
\r
Como funciona em relação aos impostos? Paga-se alguma coisa? Não pode ser enquadrado como evasão de divisas ou algo assim?\r
\r
Desde já, fica meu agradecimento.\r
\r
Abraços

Responder
Filipe 15/06/2012 09:45:57

Alguém, sabe quais corretoras operam 10g de ouro (OZ2D) para pessoas físicas?

Icap só institucionais e Spinelli apenas OZ1D.

Responder
Marc... 15/06/2012 11:50:56

Eu uso a Socopa, não fiz o oz2d nem oz3d mas acho que fazem, dá uma ligada para eles.

Responder
Filipe 22/06/2012 10:14:41

Seguindo a dica do Marc... entrei em contato com a Socopa, abaixo transcrevo uma parte do e-mail recebido do Cassiano Zapella Lima.

----
É possível realizar a compra apenas de contrato de ouro de 250 gramas (OZ1D) somente via mesa de operações. Caso tenha interesse é necessário o envio de um e-mail para investimentos@socopa.com.br , solicitando a habilitação na BM&F.

Para a compra, o recurso deve estar disponível em conta. Hoje o contrato sai por R$ 25.325,00 + corretagem e emolumentos. Corretagem 0,25% sobre o financeiro. Emolumentos 0,62% +0,5666181%.
Quando obtém contrato de ouro há também taxa mensal de custódia, que segue anexa.
----

Responder
Jose Roberto Baschiera Junior 15/06/2012 12:09:38

Segundo o site da Bradesco Corretora eles fazem.

Recentemente eu fiz cadastro nessa corretora, mas ainda não comecei os investimentos.

www.bradescocorretora.b.br/corretora/default.aspx?vgnextoid=a378f35b47834310VgnVCM1000003e2ad70aRCRD&vgnextchannel=a378f35b47834310VgnVCM1000003e2ad70aRCRD

Responder
Frederico Schmdit 18/06/2012 05:00:54

Bom dia Filipe,

Atualmente trabalho na Interbolsa do Brasil Corretora de Valores e nós trabalhamos sim com os contratos de ouro OZ2D e OZ3D. Caso tenha interesse em maiores detalhes me coloco à disposição.

Abraços.

Responder
Filipe Giusti 26/07/2012 19:44:47

Realizei a comprar de OZ2D pela XP.

Eles só operam ouro pela mesa de operações (creio que seja a mesma coisa para todas as corretoras), mas da pra ver o book de ofertas pelo homebroker. Descobri que a BMF só aceita ordens que expiram no dia, portanto é impossível fazer uma ordem de OZ2D valer por 30 dias.

Não entendi todas as taxas, sendo que a maior foi a taxa operacional. No final a compra foi feita pelo valor da ordem mais 1% de taxas.

Responder
Frederico Schmdit 27/07/2012 04:50:54

Bom dia Filipe,

Em relação ao seu comentário sobre a validade das ordens na BM&F você está certo, só são válidas por apenas 1 dia, o que pode ser feito é programar uma ordem de "stop loss" ou "stop gain".

Quanto às taxas, esse valor de cerca de 1% que você comentou deve estar errado. A única coisa que pode ocorrer para se chegar nesse valor é que sua corretora ou seu corretor estar lhe sobretaxando, pois a taxa padrão sugerida pela bolsa é de 0,4% para ordens padrão e 0,1% para operações day-trade. Somando-se as taxas de emolumentos e de registro não deverão ultrapassar juntas míseros centavos no caso de 1 contrato OZ2D. Além disso é importante fazer o cálculo da taxa de custódia da BM&F, a fórmula está disponível no site da Bolsa bem como essas informações sobre Taxa Operacional Básica - TOB.

Só para constar, o mercado costuma praticar até taxas inferiores às recomendadas pela Bolsa, mas não é correto praticar taxas superiores, vai contra a ética nos negócios.

Portanto, lhe recomendo pesquisar outras corretoras inclusive me coloco à disposição.

Abraços.

Responder
Catarinense 06/08/2012 10:43:06

Frederico, boa tarde. Agradeceria se você enviasse os detalhes/contato de sua corretora para o seguinte email, para que pudéssemos conversar.\r
\r
mejiorpaipt@dunflimblag.mailexpire.com\r
\r
Ps. o email pode parecer um tanto estranho, no entanto é um disfarce temporário para proteger meu endereço verdadeiro. Qualquer mensagem encaminhada para este endereço será retransmitida para mim.

Responder
Filipe 10/08/2012 08:20:05

Frederico, tentei entrar em contato por e-mail contigo e com a sua operadora e não obtive resposta, então decidi operar pela XP e estou satisfeito.

Responder
Filipe 10/08/2012 08:17:50

As taxas estavam erradas e o pessoal da XP prontamente as estornou. Ficaram em torno de 0,4%.

É isso, quem quiser operar OZ2D e OZ3D pode abrir conta na XP que é tranquilo.

Responder
Vilma 27/06/2012 07:56:28

Eu pessoalmente acho que hoje em dia o melhor lugar para investir é no ouro e na prata fora do Brasil, principalmente na Europa. Achei um site muito confiavel com precos super bons que enviam para varios lugares do mundo. O site se chama www.coininvestdirect.com. Precos justos e entrega rapida, e muito conhecida na Europa. Vale a pena conhecer para quem quer investir em ouro.

Abracos

Responder
kondde1@hotmail.com 13/01/2013 00:50:30

Não entregam ao brasil?

Responder
André 01/07/2012 05:31:54

E o Euro Pacific do Peter Schiff? Alguém opera ouro ou investe com ele?

Responder
Mario 14/07/2012 07:53:57

Porque manter o ouro físico longe dos bancos estatais? Não entendi...

Responder
Carlos Araujo 14/07/2012 19:31:45

A chance de confisco caso esteja em bancos estatais é muito grande.

Lembre-se que há não muito tempo o governo confiscou a poupança, um investimento tido como seguro.

Se bem que em caso de confisco, estar em bancos privados não é grande garantia de nada.

Responder
Marc... 15/07/2012 09:37:45

Para se proteger mesmo só tendo a posse física do metal.

Fora que há muitos indícios de certificados de ouro não baterem com a quantidade disponível, não sei quanto a BM&F, mas para ocorrer um escândalo de descobrirem que não há a quantidade ou as barras estarem com tungstênio é mais fácil do que parece, veja o caso das manipulações do LIBOR (instituições supostamente mais confiáveis que a BM&F), o escândalo da MF Global, o esquema de emprestar ouro, e também a dificuldade de auditarem vários vaults mundiais etc.

É o que tenho lido, e uns investidores sempre dizem: if you dont hold it, you dont have it.

Responder
Filipe 15/07/2012 12:39:04

Creio que é pertinente perguntar como avaliar ouro físico? Alguma indicação de cursos no Brasil para manejar ouro? E prata?

Pra quem quer investir em prata no Brasil parece a única alternativa.

Responder
Marc... 15/07/2012 10:42:54

Responder
Fernando Chiocca 06/08/2012 13:22:23

Perfeito.

E eu já estou vivendo no padrão ouro, e todo mundo pode fazer o mesmo.

Todo dinheiro de papel que eu consigo juntar para guardar, eu troco por ouro.

Responder
Vanderlei Dallagnolo 22/08/2012 15:37:01

Você pode falar mais sobre isto, por favor.

Responder
Fernando Chiocca 23/08/2012 09:01:32

Ué.. o papel moeda que você juntar, você pode trocar por ouro e guardar. Quando quiser gastá-lo você troca pro dinheiro novamente. Assim se protege da desvalorização do papel-moeda.

Só não podemos viver num padrão ouro total pois o estado impõe a lei de moeda de curso forçado, ou seja, não dá pra sair por ai fazendo pagamentos diretamente em ouro (ou qualquer outra moeda). É proibido fechar contratos de compra e venda se apagdno com ouro.. somos obrigados a usar o Real. Mas dá pra se proteger da desvalorização do dinheiro de papel estatal possuindo ouro.

Responder
Rafael 23/08/2012 09:38:58

Ouro físico ou papel? Aonde você compra e vende?

Responder
Fernando Chiocca 23/08/2012 10:36:00

Ouro físico. Compro na BM&F através da minha corretora.

FAQ: como comprar ouro no Brasil?

Responder
Jose Roberto Baschiera Junior 23/08/2012 09:51:55

Se proteger mais ou menos. Se você tiver algum tipo de negócio onde seu faturamento varia, refletindo melhor as necessidades do mercado e respondendo imediatamente a inflação, faz sentido.
Eu que sou empregado, registrado naquela coisa nojenta da CLT, tenho um mesmo salário todo mês sendo corroído pela inflação por um ano inteiro até chegar o dissídio. Ou seja, parte dos meus lucros estão retidos rendendo menos do que a inflação(FGTS), uma parte fica comigo todo mês para minhas necessidades e uma parte vai para investimento, somente essa parte de investimento faz sentido eu colocar em ouro todo mês. Não posso viver num padrão ouro sabendo que todo mês recebo um pouco menos(em valor real) que o mês anterior. Portante, só posso me proteger mais ou menos.

Responder
Andre 23/08/2012 10:45:34

Fernando, por onde você está comprando ouro?

Responder
Neto 04/10/2012 04:46:45

O que era aquela invasão no final do vídeo?
Comparado com certas coisas do Tio Sam parece que o governo brasileiro é um santo

Responder
Glaucio 23/08/2012 11:31:55

Boa tarde, \r
Fernando, por exemplo: se comprei ouro a 10,00 o grama, vendi anos mais tarde a 100,00,tenho que pagar imposto de renda sobre a variação. O que sobra não é menor que a variação da poupança ou qq aplicação em renda fixa? Como faço para evitar o pagamento de IR se compro em barra de 250g. Posso vender 50g?\r
Obrigado

Responder
Pierre 23/08/2012 12:22:16

se eu por meu dinheiro em ouro, estarei protegido da desvalorização intencional da moeda?

Responder
Leandro 13/09/2012 13:25:42

Quando este artigo foi publicado (15/08/2011), o grama do ouro na BM&F custava R$89. Hoje, 13/09/2012, o grama do ouro atingiu seu teto histórico: R$115.

Valorização de 29,2% em um ano.

E com o demente Bernanke prometendo imprimir mais dinheiro (Fed comprará US$ 40 bi por mês em títulos e manterá juro baixo até 2015), a tendência do ouro é de alta contínua.

Quem ouviu o conselho e acreditou, se deu bem.


P.S.: sempre lembrando que o ouro nunca foi considerado um investimento lucrativo, mas sim apenas um maneira de se proteger da inflação. Só que a coisa nos Bancos Centrais está tão descontrolada, que a proteção acabou se tornando um investimento pra lá de rentável.

Responder
Neto 07/10/2012 15:31:40

Esse negócio de guardar em casa, cuidado com os empregados, é a coisa mais comum do mundo: roubo a condomínio começando com empregada entregando toda a rotina da família e da casa

Responder
Adriano 07/10/2012 16:44:57

Melhor site para estudar e aprender a comprar Au e Ag:

ouroedinheiro.com.br

Muito bom!

Responder
tulio 02/12/2012 07:41:38

Prezado Roberto Chiocca,

Não se você pode responder ou se estou sendo excessivamente curioso, mas:

Você continua comprando ouro para o prazo de 3 anos?

Ou já investiu o que tinha que investir e está esperando passar os três anos inicialmente planejados?

Obrigado

Responder
Roberto Chiocca 03/12/2012 19:47:34

Tulio,
Eu compro ouro sem prazo, e estou sempre que consigo juntar um dinheiro, comprando.
Mas, esse meu post não é um conselho para que as pessoas comprem ouro também, é apenas uma resposta à frequentes perguntas dos nossos leitores.
A sugestão é que invistam apenas naquilo que conhecem, portanto estudem muito antes de colocar o suado dinheiro em qualquer lugar.

Responder
Matheus 06/12/2012 06:32:44

Eu pretendo reservar de 5 a 10% da minha carteira de investimentos em ouro. Mas não pelo rendimento, porque pra isso acredito que há opções melhores, e sim como uma forma de proteção contra alguma crise sistêmica, guerras, etc. Mas nesse caso não faz sentido pra mim ter papéis lastreados em ouro, pois numa crise papel não vale nada. O negócio é ter ouro físico mesmo, estou estudando um jeito de fazer isso.

Abraços!

Responder
anônimo mal intencionado 06/12/2012 10:43:00

se você descobrir um modo seguro, poste anonimamente - para sua segurança - como. infelizmente ñ tem mercado de moedas de ouro no Brasil - segundo pesquisei, e não achei, suponho ñ tenha. Ouro em forma de moedas - como das casas da moeda canadense, sul-africana e dos EUA vendem - seria pratico. ja sei como obter ouro, mas não em quantidades pequenas para ser seguro e manuseável ao mesmo tempo. ñ quero um lingote de 300g, nem uma pastilha de 1 ou 2g.

"precisa ser pequeno o bastante para esconder, mas sem risco de perder, e grande o suficiente para transacionar cotidianamente" - se alguem conhece um modo de obter que atenda estas exigencias, favor contar aqui

Responder
anônimo 06/12/2012 13:55:07

Já pensaram em se arriscarem comprando ouro não certificado, daqueles para ourivesaria, pelo MercadoLivre?

Responder
anonimo mal intencionado 07/12/2012 11:24:33

ja pensei, mas ñ quiz arriscar. certificacao privada eh indispensavel na minha opiniao, pois garante que possa ser usado em permutas. eh uma transaçao q so gente + sofisticada vai topar, entao vao pedir alguma garantia. eh permutar com gente + sofisticada, mas ainda eh mercado subterraneo, e por isso mesmo elas qerem alguma seguranca.

ouro de ourivesaria tem umas situaçoes em q o pessoal toparia receber, mas ñ me arrisco a entrar neste mundo. eh uma parte do mercado-subterraneo subterranea d+ p/ mim. recomendo ñ se metam c/ essas coisas e pessoas, mas se se meterem ñ será com recomendacoes minhas, entao nem perguntem q situacoes sao essas. so cito isso p/ alertar, pois quem ñ escuta 'conselho' escuta 'coitado'!

Responder
anônimo 06/12/2012 14:24:06

Só por curiosidade, alguém conhece este site: pratapura.com/? Sabe se é seguro comprar aí?

Responder
Adhemar 19/12/2012 12:44:40

Prezados

Gostaria de saber se alguém tem alguma informação (um link) sobre como encontrar a série histórica de preços dos contratos de ouro negociados na BM&F.

Agradeço desde já a atenção.

Responder
Pedro Ivo 20/12/2012 16:37:30

Como você pode ver aqui, eles não disponibilizam estes dados, mas sim os vendem.

Suponho que se você obtiver o material gratuitamente vai ter muita sorte, pois é protegido por direitos autorais.

Neste artigo aqui você encontra uma análise sobre a série histórica do cobre. E a autora teve de pagar pelos números da série (ela disse isto em sua dissertação. Não sei se o diz no artigo, que é baseado na referida. Pus o link do artigo porque não achei mais o da dissertação, que li a uns 4 ou 5 anos)

Há alguns dados mundiais e estadunidenses para o ouroaqui e aqui.Antigamente tinha as séries mês a mês tabuladas para por em Excel, mas tiraram não sei porque


Sinto postar só para dar má notícia. Boas festas

Responder
Dimas 03/01/2013 23:41:28

Tambem pode investir no ouro de Dubai com Emgoldex.
goldgains.emgoldex.com

Responder
eduardo 04/01/2013 22:58:57

E quanto a este site:

www.reservametais.com.br/

alguém conhece?

Responder
Marc... 11/01/2013 15:19:34

Mais um golpe dos estatistas:

Políticos de Illinois pretendem manter um registro do ouro, uma forma de criar restrições a venda do metal.

Meet the " Precious Metal Purchasing Act" or SB3341, brought to you by the lovely folks at the Illinois 97th General Assembly:

www.ilga.gov/legislation/BillStatus.asp?DocNum=3341&GAID=11&DocTypeID=SB&LegId=64562&SessionID=84&GA=97

that a person who is in the business of purchasing precious metal shall obtain a proof of ownership, create a record of the sale, and verify the identity of the seller. Provides that a person who is in the business of purchasing precious metal shall not pay for the precious metal in cash and shall record the method of payment.

[...]it reveals the control freak mindset of government, especially in Illinois where a long-entrenched mafia has ruled Chicago and the current don is a former high-level Obama administration commissar.

Mas o povão vai aplaudir: "Primeiro eles querem o registro de armas e agora o registro de metais preciosos? Estou certo que o governo só utilizá esses dados para o 'bem comum', porque como todos sabemos: o Estado nos ama! Parece razoável, além do que, apenas terroristas compram armas e ouro."

Responder
william 21/01/2013 17:40:51

E outros metais, como prata, paládio, platina, etc, aonde posso comprar online?

Responder
Marc... 21/01/2013 20:16:14

Bem que o Hélio poderia compartilhar conosco como ele conseguiu aquela moeda de prata mostrada na última Conferência da EA.

Responder
Julio dos Santos 21/02/2013 03:50:13

Alguém sabe o que está acontecendo com o preço do ouro? Alguma explicação para esta queda?

Responder
Julio dos Santos 21/02/2013 14:00:54

Esses BRIC's... não sei qual deles tem o governo mais imbecil (com perdão da redundancia)
blogs.ft.com/beyond-brics/2013/02/21/india-seeks-to-block-tax-dodging-on-gold-jewellery-imports/#axzz2LXaRf7IY

Responder
Peter Schiff 21/02/2013 19:26:19

Gold pullback explained:


Responder
Augusto 14/03/2013 09:23:24

Eu acredito que a forma mais simples de se comprar ouro fisico seja entrar numa joalheria e comprar uma alianca de casamento. Geralmente sao feitas de ouro 18k, faceis de transportar e guardar e tem um preco suficientemente acessivel que permite qualquer um comprar 1 ou 2 por mes. Vende-las tambem eh facil, seja colocando um anuncio no jornal ou em qualquer comprador de ouro.

Na internet eh possivel encontrar aliancas de 1,2g por cerca de 250 reais. Com certeza eh possivel achar precos melhores por ai...

Certamente eh mais caro que comprar ouro puro em barra, de modo que nao sei se como investimento vale a pena. Quanto custaria 1,2g de ouro puro?

Responder
Filipe 14/03/2013 16:23:13

Na cotação de hoje 1,2g de ouro custariam aproximadamente R$120. Certamente não vale como investimento em ouro.

Responder
Augusto 14/03/2013 23:52:46

Eh, realmente ai nao vale a pena...

Responder
Marc... 28/03/2013 20:18:44

Mais um caso de alerta para quem possui certificados em ouro e afins:

www.zerohedge.com/news/2013-03-27/physical-gold-you-thought-you-owned-you-didnt

Responder
Marcelo 02/05/2013 18:59:21

Alguém já comprou ouro através deste site? www.ouroabsoluto.com.br/ouro/barra/

Recomendam? O grau de pureza é 999.

Responder
Erick V. 02/05/2013 19:15:22

É a boa e velha OM, mas com o site repaginado... O artigo faz referência a ela.

O serviço é confiável e a entrega é rápida. O problema é o ágio fudido que eles cobram - pelo que tenho observado, geralmente 7% a mais do que a cotação na BM&F. Isso sem contar seguro e despesas de envio, custos que acrescentam R$2,00 a mais por grama (isso pensando em uma compra de 30g - o mínimo que compensa, na minha modesta opinião).

E, para compras de 50g (exatamente), geralmente a Reserva Metais costuma ser um pouco mais barateira, com a vantagem de vender ouro .9999.

Responder
Marcelo 02/05/2013 19:02:30

Outra pergunta,

Alguém já comprou através do BB? Será que é seguro? A vantagem é que tem liquidez, e a desvantagem é que tem um desconto na hora de comprar e na hora de vender - por exemplo, paguei 91 quando estava 90 na BM%F. E pelo que eu entendi, para retirar fisicamente só indo até SP ou RJ. Corrijam-me se eu estiver errado.

E, por curiosidade: alguém está 100% em ouro? All in?

Responder
Anti-socialismo 02/05/2013 20:27:46

Eu estou em 20%. Mas algumas pessoas me disseram que o ideal é deixar de 5 a 10& do seu saldo, para sofrer menos com a variação da cotação.

Responder
Augustine 02/05/2013 21:30:14

Algumas pessoas foram incapazes de prever a crise financeira mundial, acreditam que bancos centrais a podem remediar (se apenas o Brasil soubesse disso nos anos 70 e 80!) e que os próximos 20 anos serão como os 20 anos passados.

Como um diletante que estuda economia segundo a escola Austríaca, diria que algumas pessoas estão desinformadas. O que está acontecendo com a economia mundial hoje é o mesmo que aconteceu com a economia brasileira nos anos 70: a explosão do déficit público e seu financiamento direta (como no caso do Brasil então e do Fed hoje) ou indiretamente (como no caso do BCE hoje) só teve uma conclusão desagradável em mais de 800 anos que tais eventos foram registrados (v. amzn.com/0691152640 ).

Como alguém que cresceu nesses malfadados anos e que viu familiares, parentes e amigos da família perderem toda sua poupança digo que guardar $$$ em papel moeda é loucura, seja qual for. As únicas pessoas que me lembro terem preservado sua suada poupança logo no início a converteram em moeda forte (que hoje é apenas o Au) ou em propriedades.

Pois se as economias desenvolvidas estão condenadas ao subdesenvolvimento na próxima década, uma economia subdesenvolvida como a brasileira não sairá ilesa e os apedeutas em Brasília vão repetir - e já estão repetindo - os mesmos erros de outrora, destruindo a moeda. Portanto, penso que 20% em Au é uma fração modesta de seu portfólio e que 50% seria mais seguro.

Ignore as variações da cotação do Au em curto prazo; ela apenas reflete a demanda por Au. Mas por mais de 10000 anos uma onça troy de Au ainda compra a mesma quantidade de pão, pouco importando a quantas unidades pedaços de papel colorido ela corresponde. Esta é minha opinião, quem, como Mark Twain, está mais preocupado com o retorno DE meu capital do que com o retorno SOBRE meu capital.

Responder
Marcelo 03/05/2013 21:49:33

Sinceramente... comprei ouro pelo BB e estou com medo de tomar calote na hora "certa", já que não tenho o ouro em mãos, tenho apenas o contrato.

Responder
bruno 28/06/2013 18:14:14

Pode falar sbre essa experiência de compra de ouro escritural?

Ocorre que são pouquíssimas as corretoras que permitem a compra de OZ2D. Soma-se a isso os custos de "estocagem" - até razoáveis: por mês estão dando uns R$ 15. O bom tbm, é se aproveitar da isenção fiscal para vendas até 20.000/mês

Qual é a composição de custos no BB?

O preço é muito diferente do OZ1D/OZ2D?

A Bovespa funciona separada do BB em relação ao ouro?

Aaaa, tantas perguntas sem respostas fáceis rs.

Imaginem eu perguntando isso numa das agências do BB rs.

Responder
Goldstein 25/05/2013 16:05:54

Pessoal, alguém conhece o www.taticaouro.com.br/to/ ? É confiável?

Responder
Erick V. 21/06/2013 14:18:45

Seems legit. Mas o ágio consegue ser maior do que os da OM e da RM. Não recomendo.

Responder
Goldstein 02/06/2013 02:37:02

Peak Gold



Responder
Filipe 21/06/2013 15:18:23

Alguém sabe onde podesse fazer curso pra aprender sobre ouro? Avaliar, derreter, etc?

Responder
Vanderlei Dallagnolo 10/07/2013 09:46:44

Também quero saber.

Responder
Pedro Ivo 11/07/2013 12:21:26

entre em contato com o departamento de engenharia de alguma faculdade, com o pessoal da engenharia de minas ou metalurgia. eles devem saber

Responder
Willian Souza 09/08/2013 05:55:55

Olá Roberto, muito bacana a matéria. Estou criando um blog sobre este assunto, esta no inicio ainda, mas pretendo abordar este tipo de informação. Valeu! www.ondecomprarouro.com/

Responder
joão carlos silveira 23/09/2013 14:11:14

sou comprador de ouro a mais de 12 anos e tenho escritorio de compra e venda na av paulista e estou a procura de investidor ou socio ,excelentes ganhos trabalho tambem com relogios e brilhantes se tiver real interesse entre em contato 998701627

Responder
anonimo 04/10/2013 22:35:41

Boa noite.

E alguém saberia como comprar prata? Até achei lugares confiáveis para comprar prata 999, mas o custo é muito alto (bem acima da cotação).

Alguém saberia de algum bom lugar que segue a cotação?

Obrigado.

Responder
Theodoro Muller 22/10/2013 16:08:18

Eminentes confrades...

Preciso declarar a posse de ouro ativo financeiro (adquirido no OM Grupo) à Receita Federal? Se for necessária a declaração, o governo saberá o que possuo e pode me coagir a entregar, como outros governos fizeram no passado, não?

Forte abraço,

TM

Responder
anônimo 22/10/2013 16:54:02

Acredito que dependa da quantidade. O ideal é consultar sempre um contador.

Responder
thiago mota 05/11/2013 21:13:17

ouro é uma das poucas certezas da vida...as outras são a morte e o fracasso do socialismo.

Responder
João 01/12/2013 13:20:41

Há uma semana procuro uma informação : quanto o Banco do Brasil está pagando a grama de ouro na recompra de moedas (5 e 10 gramas) ? Detalhe : A Central 0800 diz que só na agência ; a agência diz que só na central . Onde consigo a cotação ?

Responder
Qwerty 04/02/2014 21:31:32

Olá.

Li que alguns colegas questionaram sobre o valor cobrado para certificar o ouro.

Neste site, que foi indicado por um colega,

www.taticaouro.com.br/to/garantia-de-recompra/

eles informar o custo aproximado de 1% do valor do produto, independente do resultado.

Responder
Marc... 11/07/2014 21:07:33

Agora temos a opção de comprar PRATA pela Reserva Metais.
Ainda não há a recompra garantida igual no caso do ouro.
reservadouro.com.br

Responder
Enrico 06/11/2014 20:12:55

Caros, há algo equivalente ao www.golddirect.pt/ operando no Brasil, onde se possa comprar ouro/prata em moedas físicas confiáveis (especialmente aquelas de cunhadores oficiais de países importantes) no preço próximo da cotação? Se não houver, é uma questão legal ou meramente ausência de empreendimentos no setor?

Eu vejo diversas no exterior que fazem isso, mas simplesmente nenhuma no Brasil.

Responder

Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
  Nome
  Email   (também utilizado para o Avatar, crie o seu em www.gravatar.com)
  Website
Digite o código:

Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.







Multimídia   
  Podcast Mises Brasil
        por Bruno Garschagen - 06/01/2015
  Conferência de Escola Austríaca 2014
        por Diversos - 23/10/2014
  Fraude - Explicando a grande recessão
        por Equipe IMB - 31/10/2012
veja mais...



Instituto Ludwig von Mises Brasil



contato@mises.org.br      formulário de contato           Google+
Desenvolvido por Ativata Software